Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29068
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Dorgival Gonçalves.-
dc.contributor.advisor1IDFERNANDES, Dorgival Gonçalves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7158784499086756pt_BR
dc.contributor.referee1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Kássia Mota de.-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como problema de estudo a seguinte questão: Mulheres mães: como elas enfrentam e resistem as dificuldades assumindo e se colocando nessa luta para conseguirem estudar e se formar? Embora as mulheres tenham avançado nas conquistas através de lutas sociais e com o movimento feminista, que ao longo do tempo vem se intensificando e ganhando forca, essas mulheres mães ainda encontram muitas dificuldades e se sobrecarregam para conseguir estudar e concluir o curso. O interesse pelo tema ocorreu pelas dificuldades que vivenciei durante a graduação, e essas dificuldades despertaram em mim o interesse de entender mais sobre o tema. A pesquisa tem como objetivo geral analisar os problemas vivenciados por mulheres-mães durante a sua graduação e as superações que realizam para concluir o curso de Pedagogia, no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande. E como objetivos específicos identificar as principais dificuldades vivenciadas pelas mulheres no decorrer do curso de pedagogia; verificar como essas estudantes conseguem enfrentar e superar as dificuldades para estudar; constatar os principais motivos que as mulheres buscam para atingir seus objetivos de concluir o Ensino Superior.Quanto a metodologia, entrevistamos seis mulheres mães que estudam no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras PB, dos últimos períodos para uma melhor analise. A entrevista ocorreu através de um roteiro de questões, permitindo as entrevistadas um espaço livre para responder as perguntas, fundamentando-nos nos seguintes teóricos Ribeiro (2003) Tobias (1986) Hahner (2003) Aranha (2006) Nahes (2007) que tratam sobre a interseccionalidade entre gênero, raça e classe social, entre outros estudiosos que versam sobre a temática. Os resultados da pesquisa apontam que dentre os desafios enfrentados pelas mães universitárias para a realização da graduação, elencamos dificuldades concernentes ao processo de conciliação das atividades acadêmicas com as atividades maternas, principalmente para aquelas que não dispõem de uma rede de apoio durante a sua trajetória acadêmica. Mencionamos ainda que as dificuldades se amplificam ainda mais no caso daquelas mães que precisam exercer atividades profissionais para custear as despesas familiares, paralelamente as atividades acadêmicas e maternas. Concluímos esta pesquisa ressaltando que ha um campo vasto a ser analisado e discutido por pesquisadores da área da educação, no que se refere às dificuldades enfrentadas pelas mães universitárias, pois embora já se tenha conhecimento sobre algumas das adversidades, ainda carece de maior aprofundamento teórico/metodológico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleMulheres-mães na universidade: querelas e pelejas na vida de estudos de graduandas do curso de Pedagogia do CFP/UFCG.pt_BR
dc.date.issued2023-02-08-
dc.description.abstractThis academic work has as a study problem the following question: Women mothers: how do they face and resist the difficulties assuming and putting themselves in this fight to be able to study and graduate? Although women have advanced in conquests through social struggles and with the feminist movement, which over time has been intensifying and gaining strength, these women mothers still encounter many difficulties and overload themselves to be able to study and complete the course. The interest in the subject was due to the difficulties I experienced during graduation, and these difficulties aroused in me the interest in understanding more about this subject. The general objective of the research is to analyze the problems experienced by women-mothers during their graduation and the overcoming they do to complete the Pedagogy course at the Teacher Training Center of the Federal University of Campina Grande. And as specific objectives to identify the main difficulties experienced by women during the pedagogy course; to verify how these students manage to face and overcome the difficulties to study; to verify the main reasons that women seek to achieve their goals of completing Higher Education. As for the methodology, we interviewed six female mothers who study at the Pedagogy Course at the Federal University of Campina Grande, Cajazeiras PB campus , near the end of graduation for a better analysis. The interview took place through a script of questions, allowing the interviewees a free space to answer the questions, basing us on the following theorists Ribeiro (2003) Tobias (1986) Hahner (2003) Aranha (2006) Nahes (2007) who deal with the intersectionality between gender, race and social class, among other scholars who deal with the subject. The results of the research indicate that among the challenges faced by university mothers to carry out graduation, we list difficulties concerning the process of reconciling academic activities with maternal activities, especially for those who do not have support during their academic career. We also mention that the difficulties are amplified even more in the case of those mothers who need to carry out professional activities to pay for family expenses, in addition to academic and maternal activities. We completed this survey emphasizing that there is a vast field to be analyzed and discussed by researchers in the field of education, with regard to the difficulties faced by university mothers, because although some of the adversities are already known, it still lacks greater theoretical/methodological deepening.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29068-
dc.date.accessioned2023-03-14T15:58:39Z-
dc.date.available2023-03-14-
dc.date.available2023-03-14T15:58:39Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPedagogia - CFP/UFCGpt_BR
dc.subjectMães estudantespt_BR
dc.subjectLutas sociaispt_BR
dc.subjectMovimento feministapt_BR
dc.subjectMulheres-mãespt_BR
dc.subjectMães universitáriaspt_BR
dc.subjectGraduandas em Pedagogiapt_BR
dc.subjectSuperação em estudospt_BR
dc.subjectMulheres na universidadept_BR
dc.subjectPedagogy - CFP/UFCGpt_BR
dc.subjectStudent motherspt_BR
dc.subjectSocial strugglespt_BR
dc.subjectFeminist movementpt_BR
dc.subjectWomen-motherspt_BR
dc.subjectCollege momspt_BR
dc.subjectGraduates in Pedagogypt_BR
dc.subjectOvercoming in studiespt_BR
dc.subjectWomen at universitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Maria Luiza Gonçalves de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWomen-mothers at the university: quarrels and struggles in the study lives of undergraduate students of the Pedagogy course at CFP/UFCG.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Maria Luiza Gonçalves de. Mulheres-mães na universidade: querelas e pelejas na vida de estudos de graduandas do curso de pedagogia do CFP/UFCG. 2023. 74f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA LUIZA GONÇALVES DE SOUZA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfMaria Luiza Gonçalves de Souza. Mobografia Pedagogia. CFP 2023.461.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.