Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29073
Title: Caracterização dos resíduos sólidos do Centro de Eeducação e Saúde da UFCG.
Other Titles: Characterization of solid waste from the Eeducation and Health of the UFCG.
Caracterización de los residuos sólidos de la Educación y Salud de la UFCG.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Joana Larissa Vicente da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CHAVES, Márcio Frazão.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NURIT-SILVA, Kiriaki.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Ana Maria da.
Keywords: Resíduos sólidos;Gestão de resíduos sólidos;Resíduos sólidos - danos ambientais;Resíduos sólidos - CES - Cuité - PB;Sustentabilidade;Instituição de ensino superior;Solid waste;Solid waste management;Solid waste - environmental damage;Solid waste - CES - Cuité - PB;Sustainability;Higher education institution;Manejo de residuos sólidos;Residuos sólidos - daño ambiental;Sostenibilidad;Institución de enseñanza superior
Issue Date: 8-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Joana Larissa Vicente da. Caracterização dos resíduos sólidos do Centro de Educação e Saúde da UFCG. 2023. 26 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O aumento da população mundial e o crescimento exacerbado da produção de bens de consumo ocasionam uma maior geração dos resíduos sólidos, grandes causadores de danos ambientais. Com isso, surge a necessidade de implantação de mecanismos como o da caracterização de resíduos sólidos que permite que seja feito o reconhecimento desses resíduos para que posteriormente possam ser implementadas ações voltadas ao seu gerenciamento. Dessa forma o presente estudo teve como objetivo geral caracterizar e quantificar os resíduos sólidos produzidos no Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande, o processo de caracterização ocorreu durante o período de quatro semanas entre os meses de agosto e outubro de 2022. A caracterização foi realizada a partir dos resíduos produzidos nos setores de maior circulação de pessoas na referida instituição de ensino, onde os resíduos foram separados e pesados categoricamente. A partir da caracterização foi possível identificar que os resíduos mais produzidos na instituição são o plástico e a matéria orgânica. Considera-se que os resultados obtidos com o estudo sejam úteis na promoção de projetos que visem o reaproveitamento e a redução dos resíduos sólidos da instituição.
Abstract: The increase in world population and the exacerbated growth in the production of consumer goods lead to a greater generation of solid waste, major causes of environmental damage. As a result, there is a need to implement mechanisms such as the characterization of solid waste, which allows the recognition of these wastes so that later actions aimed at their management can be implemented. Thus, the present study had the general objective of characterizing and quantifying the solid waste produced at the Education and Health Center of the Federal University of Campina Grande, the characterization process took place during the four-week period between August and October 2022. The characterization was carried out from the waste produced in the sectors with the greatest circulation of people in the aforementioned teaching institution, where the waste was separated and weighed categorically. From the characterization it was possible to identify that the most produced waste in the institution are plastic and organic matter. It is considered that the results obtained from the study are useful in promoting projects aimed at reusing and reducing the institution's solid waste.
???metadata.dc.description.resumen???: El aumento de la población mundial y el crecimiento exacerbado de la producción de consumo llevan a una mayor generación de residuos sólidos, principales causas de Daño ambiental. Con esto, surge la necesidad de implementar mecanismos como el caracterización de los residuos sólidos que permite el reconocimiento de estos residuos para que posteriormente se puedan implementar acciones encaminadas a su gestión. Por lo tanto, el presente estudio tuvo como objetivo caracterizar y cuantificar los residuos sólidos producidos en el Centro de Educación y Salud de Universidad Federal de Campina Grande, se llevó a cabo el proceso de caracterización durante el período de cuatro semanas entre agosto y octubre de 2022. se realizó una caracterización a partir de los residuos producidos en los sectores de mayor circulación de personas en dicha institución educativa, donde se separaban los residuos y sopesó categóricamente. A partir de la caracterización fue posible identificar que la Los residuos que más se producen en la institución son plásticos y materia orgánica. Se considera que los resultados obtenidos del estudio sean de utilidad para impulsar proyectos destinados a reutilización y reducción de los residuos sólidos de la institución.
Keywords: Resíduos sólidos
Gestão de resíduos sólidos
Resíduos sólidos - danos ambientais
Resíduos sólidos - CES - Cuité - PB
Sustentabilidade
Instituição de ensino superior
Solid waste
Solid waste management
Solid waste - environmental damage
Solid waste - CES - Cuité - PB
Sustainability
Higher education institution
Manejo de residuos sólidos
Residuos sólidos - daño ambiental
Sostenibilidad
Institución de enseñanza superior
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29073
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOANA LARISSA VICENTE DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2023.pdfJoana Larissa Vicente da Silva - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2023386.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.