Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29089
Title: Do bê-á-bá à docência e notas sobre o Projeto Pedagógico com Educação Escolar Indígena Potiguara na Baía da Traição / PB: relatos de experiência.
Other Titles: From basic to teaching and notes on the Pedagogical Project with Potiguara Indigenous School Education in Baía da Traição / PB: experience reports.
???metadata.dc.creator???: MARQUES, Jéssica Viana.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
Keywords: Relato de experiência;Formação docente;Projeto Pedagógico - Educação Escolar Indígena Potiguara;Educação Escolar Indígena Potiguara - Baía da Traição - PB;Baía da Traição - PB - Educação Escolar Indígena Potiguara;Educação indígena;Patrimônio cultural;Escrita de si;Potiguaras - Baía da Traição - PB;Escola Paulo Eufrásio Rodrigues - Baía da Traição - PB;Experience report;Teacher training;Pedagogical Project - Potiguara Indigenous School Education;Potiguara Indigenous School Education - Baía da Traição - PB;Baía da Traição - PB - Potiguara Indigenous School Education;Indigenous education;Cultural heritage;Self writing;Potiguaras - Baía da Traição - PB;Paulo Eufrásio Rodrigues School - Baía da Traição - PB
Issue Date: Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARQUES, Jéssica Viana. Do bê-á-bá à docência e notas sobre o Projeto Pedagógico com Educação Escolar Indígena Potiguara na Baía da Traição / PB: relatos de experiência. 2023. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29089
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho se destina a relatar, por meio da escrita de si, inúmeras experiências com a educação, expondo encontros e desencontros frutos dessa relação, e reconhecendo sua capacidade (trans)formadora e caráter humanizador, tendo por base uma trajetória educacional pessoal, que percorre da pré-escola à docêcia. Ademais, busca destacar o desenvolvimento do projeto de formação educacional do povo Potiguara na escola Paulo Eufrásio Rodrigues em Baía da Traição, encabeçado pelo PET – Educação Conexão de Saberes, da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba. Ressaltando, pois, como se deu a organização do projeto, com o desenvolvimento de jogos e atividades lúdicas dentro da temática Patrimônio Cultural, em especial, do jogo de tabuleiro “Caminhos Potiguara”. Para a efetivação deste relato, foi realizada uma abordagem de natureza qualitativa e uma pesquisa (auto)biográfica e bibliográfica para pensar e compreender-se, e também ao povo Potiguara. Como aporte teórico, para discutir educação e (auto)biografia foi utilizado Paulo Freire (2021) e Clementino de Souza (2011 & 2020); e para pensar patrimônio e povos indígenas Potiguara, foram utilizados Horta, Grunberg e Monteiro (1999) e Matheus Blach (2017). Destarte, friso a importância da escrita de si a partir do percurso autoral, e aponto, ademais, como o projeto pedagógico foi realizado satisfatoriamente, com uma abordagem sobre patrimônio material e imaterial, dando espaço para o conhecimento de perto da rica cultura e tradição indígena Potiguara.
Abstract: This work aims to report, through self-writing, numerous experiences with education, exposing encounters and disagreements resulting from this relationship, and recognizing its transformative and humanizing capacity, based on a personal educational trajectory that goes from pre-school to teaching. In addition, it seeks to highlight the development of the educational formation project for the Potiguara people at the Paulo Eufrásio Rodrigues school in Baía da Traição, headed by PET - Education Connection of Knowledge, from the Federal University of Campina Grande, Paraíba. Emphasizing, therefore, how the project was organized, with the development of games and playful activities within the Cultural Heritage theme, especially the board game "Potiguara Paths". To make this report effective, a qualitative approach and a (auto)biographical and bibliographical research were carried out to think and understand oneself and also the Potiguara people. Paulo Freire (2021) and Clementino de Souza (2011 & 2020) were used as theoretical support to discuss education and (auto)biography, and Horta, Grunberg, and Monteiro (1999) and Matheus Blach (2017) were used to think about heritage and Potiguara indigenous peoples. Thus, I emphasize the importance of self-writing from the authorial path, and also point out how the pedagogical project was satisfactorily carried out, with an approach on material and immaterial heritage, giving space for a close knowledge of the rich culture and indigenous Potiguara tradition.
Keywords: Relato de experiência
Formação docente
Projeto Pedagógico - Educação Escolar Indígena Potiguara
Educação Escolar Indígena Potiguara - Baía da Traição - PB
Baía da Traição - PB - Educação Escolar Indígena Potiguara
Educação indígena
Patrimônio cultural
Escrita de si
Potiguaras - Baía da Traição - PB
Escola Paulo Eufrásio Rodrigues - Baía da Traição - PB
Experience report
Teacher training
Pedagogical Project - Potiguara Indigenous School Education
Potiguara Indigenous School Education - Baía da Traição - PB
Baía da Traição - PB - Potiguara Indigenous School Education
Indigenous education
Cultural heritage
Self writing
Potiguaras - Baía da Traição - PB
Paulo Eufrásio Rodrigues School - Baía da Traição - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29089
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Relatos de Experiência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JÉSSICA VIANA MARQUES - TCC RELATOD E EXPERIÊNCIA LIC. HISTÓRIA CH 2023.pdfJéssica Viana Marques - TCC Lic. História CH 20231.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.