Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29089
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMARQUES, J. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1974290852854866pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, I. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6085569185105786pt_BR
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.-
dc.contributor.referee1IDNASCIMENTO, R. C. G.pt_BR
dc.contributor.referee2CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.-
dc.contributor.referee2IDCAVALCANTI, S. L. O.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se destina a relatar, por meio da escrita de si, inúmeras experiências com a educação, expondo encontros e desencontros frutos dessa relação, e reconhecendo sua capacidade (trans)formadora e caráter humanizador, tendo por base uma trajetória educacional pessoal, que percorre da pré-escola à docêcia. Ademais, busca destacar o desenvolvimento do projeto de formação educacional do povo Potiguara na escola Paulo Eufrásio Rodrigues em Baía da Traição, encabeçado pelo PET – Educação Conexão de Saberes, da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba. Ressaltando, pois, como se deu a organização do projeto, com o desenvolvimento de jogos e atividades lúdicas dentro da temática Patrimônio Cultural, em especial, do jogo de tabuleiro “Caminhos Potiguara”. Para a efetivação deste relato, foi realizada uma abordagem de natureza qualitativa e uma pesquisa (auto)biográfica e bibliográfica para pensar e compreender-se, e também ao povo Potiguara. Como aporte teórico, para discutir educação e (auto)biografia foi utilizado Paulo Freire (2021) e Clementino de Souza (2011 & 2020); e para pensar patrimônio e povos indígenas Potiguara, foram utilizados Horta, Grunberg e Monteiro (1999) e Matheus Blach (2017). Destarte, friso a importância da escrita de si a partir do percurso autoral, e aponto, ademais, como o projeto pedagógico foi realizado satisfatoriamente, com uma abordagem sobre patrimônio material e imaterial, dando espaço para o conhecimento de perto da rica cultura e tradição indígena Potiguara.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleDo bê-á-bá à docência e notas sobre o Projeto Pedagógico com Educação Escolar Indígena Potiguara na Baía da Traição / PB: relatos de experiência.pt_BR
dc.date.issued2023-02-
dc.description.abstractThis work aims to report, through self-writing, numerous experiences with education, exposing encounters and disagreements resulting from this relationship, and recognizing its transformative and humanizing capacity, based on a personal educational trajectory that goes from pre-school to teaching. In addition, it seeks to highlight the development of the educational formation project for the Potiguara people at the Paulo Eufrásio Rodrigues school in Baía da Traição, headed by PET - Education Connection of Knowledge, from the Federal University of Campina Grande, Paraíba. Emphasizing, therefore, how the project was organized, with the development of games and playful activities within the Cultural Heritage theme, especially the board game "Potiguara Paths". To make this report effective, a qualitative approach and a (auto)biographical and bibliographical research were carried out to think and understand oneself and also the Potiguara people. Paulo Freire (2021) and Clementino de Souza (2011 & 2020) were used as theoretical support to discuss education and (auto)biography, and Horta, Grunberg, and Monteiro (1999) and Matheus Blach (2017) were used to think about heritage and Potiguara indigenous peoples. Thus, I emphasize the importance of self-writing from the authorial path, and also point out how the pedagogical project was satisfactorily carried out, with an approach on material and immaterial heritage, giving space for a close knowledge of the rich culture and indigenous Potiguara tradition.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29089-
dc.date.accessioned2023-03-14T22:11:34Z-
dc.date.available2023-03-14-
dc.date.available2023-03-14T22:11:34Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectProjeto Pedagógico - Educação Escolar Indígena Potiguarapt_BR
dc.subjectEducação Escolar Indígena Potiguara - Baía da Traição - PBpt_BR
dc.subjectBaía da Traição - PB - Educação Escolar Indígena Potiguarapt_BR
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectEscrita de sipt_BR
dc.subjectPotiguaras - Baía da Traição - PBpt_BR
dc.subjectEscola Paulo Eufrásio Rodrigues - Baía da Traição - PBpt_BR
dc.subjectExperience reportpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectPedagogical Project - Potiguara Indigenous School Educationpt_BR
dc.subjectPotiguara Indigenous School Education - Baía da Traição - PBpt_BR
dc.subjectBaía da Traição - PB - Potiguara Indigenous School Educationpt_BR
dc.subjectIndigenous educationpt_BR
dc.subjectCultural heritagept_BR
dc.subjectSelf writingpt_BR
dc.subjectPotiguaras - Baía da Traição - PBpt_BR
dc.subjectPaulo Eufrásio Rodrigues School - Baía da Traição - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARQUES, Jéssica Viana.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom basic to teaching and notes on the Pedagogical Project with Potiguara Indigenous School Education in Baía da Traição / PB: experience reports.pt_BR
dc.identifier.citationMARQUES, Jéssica Viana. Do bê-á-bá à docência e notas sobre o Projeto Pedagógico com Educação Escolar Indígena Potiguara na Baía da Traição / PB: relatos de experiência. 2023. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29089pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Relatos de Experiência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JÉSSICA VIANA MARQUES - TCC RELATOD E EXPERIÊNCIA LIC. HISTÓRIA CH 2023.pdfJéssica Viana Marques - TCC Lic. História CH 20231.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.