Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/290
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNASCIMENTO, A. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7823366446857465pt_BR
dc.contributor.advisor1LABORDE, Hervé Michael.-
dc.contributor.advisor1IDLABORDE, H. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4586255595693837pt_BR
dc.contributor.referee1FRANÇA, Kleper Borges.-
dc.contributor.referee2AQUINO, Flávia de Medeiros.-
dc.description.resumoA crise do petróleo juntamente com a grande necessidade de novas fontes de energias sustentáveis leva ao desenvolvimento de tecnologias mais limpas e eficientes. Neste contexto, as células a combustível aparecem como uma das soluções promissoras para a geração de energia elétrica, tendo como produto da reação, basicamente água e calor. Este trabalho de dissertação consiste na caracterização de uma célula a combustível PEM (Polymer Electrolyte Membrane) alimentada com hidrogênio e ar para a conversão de energia elétrica da energia química contida no gás hidrogênio. A célula a combustível utilizada é de potência nominal de 1 kW, constituída por 72 células ligadas em série com um sistema de controle próprio. A caracterização é feita através da utilização de uma carga resistiva configurável com base num microcontrolador. A partir dos parâmetros registrados (corrente e tensão), a curva de polarização, a densidade de corrente e a eficiência foram calculadas com base nos sistemas de curto circuito ligado e desligado (SCU: ON e SCU: OFF, respectivamente). Os resultados mostram uma potência máxima de saída de aproximadamente 623 W (37,09 V, 16,78 A), e uma densidade de corrente de 209,75 mA/cm2, com uma eficiência operacional em torno de 42 %, com o sistema de SCU: OFF. Para o sistema SCU: ON a potência máxima de saída é em torno de 664 W (39,10 V, 17,81 A) com densidade de corrente de 222,62 mA/cm2 e uma eficiência operacional de 44 %. O sistema de carga variável mostrou-se satisfatório para testar a célula, com um desvio entre a potência nominal e a real inferior a 20 %. Os relativamente baixos valores de eficiência do sistema (<20 %) são explicados pelo tempo de vida da célula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Química.pt_BR
dc.titleEstudo de uma célula a combustível hidrogênio/ar de 1 kW de eletrólito membrana polimérica.pt_BR
dc.date.issued2016-10-30-
dc.description.abstractThe use of new sustainable energy sources is dependent on the development of clearer and more efficient technologies. Therefore, the fuel cells appear like a promising solution for the electrical energy generation, since that the reaction products are water and heat. This work plans to characterize a polymer electrolyte membrane fuel cell, feeding with hydrogen and air. The tested 1 kW nominal power fuel cell is constituted by 72 cells connected in serial. The characterization is made using a variable resistive charge system. It comprises 64 resistors (20 W) together with blowers for cooling. From the electrical parameters (voltage and current), the polarization curve, the current density and the efficiency of the fuel cell were calculated, with the short-circuit system on and off (SCU: ON and SCU: OFF). A maximum output power of 623 W (37.09 V and 16.78 A), with a current density of approx. 209.75 mA/cm2 and an efficiency around 42 % are obtained when the SCU is OFF. With the SCU: ON, the values are 664 W (39.10 V and 17.81 A), 222.62 mA/cm2 and 44 %, respectively. The results show that the resistive charge system is appropriate to test this kind of fuel cell. The low global efficiency values (< 20 %) can be explained by the fuel cell age.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/290-
dc.date.accessioned2018-03-15T16:40:52Z-
dc.date.available2018-03-15-
dc.date.available2018-03-15T16:40:52Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectCélula a combustívelpt_BR
dc.subjectHidrogêniopt_BR
dc.subjectMembrana poliméricapt_BR
dc.subjectCurva de polarizaçãopt_BR
dc.subjectCarga resistivapt_BR
dc.subjectFontes renováveis de energiapt_BR
dc.subjectFuel cellpt_BR
dc.subjectHydrogen energy sourcept_BR
dc.subjectPolymeric membranept_BR
dc.subjectPolarization curvept_BR
dc.subjectResistor chargept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Aldreany Pereira do.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStudy of a hydrogen / air fuel cell of 1 kW electrolyte polymer membrane.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Aldreany Pereira do. Estudo de uma célula a combustível hidrogênio/ar de 1 kW de eletrólito membrana polimérica. 2016. 134f. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-graduação em Engenharia Química, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/290pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALDREANY PEREIRA DO NASCIMENTO - DISSERTAÇÃO PPGEQ CCT 2016.pdfAldreany Pereira do Nascimento - Dissertação PPGEQ 2016.2.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.