Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29106
Title: Percepção de estudantes de licenciatura sobre a influência de componentes curriculares da área de ensino na formação inicial.
Other Titles: Perception of undergraduate students about the influence of curricular components of the teaching area in initial training.
Percepción de los estudiantes de pregrado sobre la influencia de componentes curriculares del área docente en formación inicial.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Maiza Fernandes dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SODRÉ NETO, Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Michelle Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FREITAS, Heron Neves de.
Keywords: Formação de professores;Ciências biológicas - licenciatura;Ciências da natureza - licenciatura;Licenciatura – estudantes - formação;Licenciatura – discentes - formação;Teacher training;Biological Sciences - bachelor's degree;Natural Sciences - bachelor's degree;Degree - students - training;Degree - students - training;Formación de profesores;Ciencias naturales - licenciatura;Grado - estudiantes - capacitación;Grado - estudiantes - formación
Issue Date: 19-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Maiza Fernandes dos. Percepção de estudantes de licenciatura sobre a influência de componentes curriculares da área de ensino na formação inicial. 2022. 31 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022..
???metadata.dc.description.resumo???: Nas licenciaturas é perceptível que existe uma certa prevalência das didáticas específicas nos cursos da área de Ciências da Natureza, como nos cursos de Ciências Biológicas, Química e Física. Consequentemente, há pouca valorização das disciplinas da área de Ensino e da área de Educação. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo investigar a percepção de 61 estudantes de cursos destas licenciaturas sobre as implicações e influências das disciplinas da área de Ensino na formação inicial docente. Foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa, entre os meses de julho e novembro de 2022, e o instrumento para coleta de dados utilizado foi um formulário elaborado com base no trabalho Likert (1932). Os dados foram organizados em quadros e figuras e os principais resultados indicaram a existência de uma valorização dos conteúdos específicos dos três cursos alvo e uma desvalorização da área de Ensino de Ciências, tanto por parte dos estudantes quanto dos professores. Apesar disto os estudantes consideraram haver contribuições positivas proporcionadas pelas disciplinas da área de Ensino para a sua formação.
Abstract: There is a prevalence of specific didactics in teacher training courses of Natural Sciences such as Biological Sciences, Chemistry and Physics. Thus, there is little appreciation in disciplines of teaching and learning. This work aimed to investigate 61 students` (classroom teacher candidates) perceptions on influences of teaching and learning disciplines in initial teacher training. During six months (Jul/2022 – Nov/2022) a qualitative and quantitative research was carried out, and an instrument to gather data was made based on Likert (1932). Data were organized in charts and figures and the main results indicated an existence of an appreciation of the specific subjects of the three courses, and a devaluation of Science Education contents, both by the students and the professors. Despite these results, students assumed there are positive contributions provided by these last contents to their training.
???metadata.dc.description.resumen???: En los cursos de grado se nota que hay un cierto predominio de didácticas específicas en los cursos del área de Ciencias Naturales, como en los cursos de Ciencias Biológicas, Química y física. En consecuencia, hay poca valoración de las disciplinas en el área de Educación y el sector Educación. Ante esto, el presente trabajo tuvo como objetivo investigar la percepción de 61 estudiantes de cursos de estas licenciaturas sobre la Implicaciones e influencias de las disciplinas en el área de la Docencia en la formación inicial docente. Se realizó una investigación cualitativa y cuantitativa entre los meses de julio y noviembre 2022, y el instrumento de recolección de datos utilizado fue un formulario elaborado con basado en la obra Likert (1932). Los datos fueron organizados en tablas y figuras y los Los principales resultados indicaron la existencia de una apreciación de los contenidos específicos de los tres cursos meta y una devaluación del área de Enseñanza de las Ciencias, ambas por estudiantes y profesores por igual. A pesar de esto, los estudiantes consideraron existen aportes positivos que brindan las disciplinas del área de Enseñanza para la tu entrenamiento
Keywords: Formação de professores
Ciências biológicas - licenciatura
Ciências da natureza - licenciatura
Licenciatura – estudantes - formação
Licenciatura – discentes - formação
Teacher training
Biological Sciences - bachelor's degree
Natural Sciences - bachelor's degree
Degree - students - training
Degree - students - training
Formación de profesores
Ciencias naturales - licenciatura
Grado - estudiantes - capacitación
Grado - estudiantes - formación
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29106
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAIZA FERNANDES DOS SANTOS - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2022.pdfMaiza Fernandes dos Santos -TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2022226.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.