Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29106
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, M. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8633061408521472pt_BR
dc.contributor.advisor1SODRÉ NETO, Luiz.-
dc.contributor.advisor1IDSODRÉ NETO, L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8809866931227584pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Michelle Gomes.-
dc.contributor.referee1IDSANTOS, M. G.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6750817153778645pt_BR
dc.contributor.referee2FREITAS, Heron Neves de.-
dc.contributor.referee2IDFREITAS, H. N.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5999148176771819pt_BR
dc.description.resumoNas licenciaturas é perceptível que existe uma certa prevalência das didáticas específicas nos cursos da área de Ciências da Natureza, como nos cursos de Ciências Biológicas, Química e Física. Consequentemente, há pouca valorização das disciplinas da área de Ensino e da área de Educação. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo investigar a percepção de 61 estudantes de cursos destas licenciaturas sobre as implicações e influências das disciplinas da área de Ensino na formação inicial docente. Foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa, entre os meses de julho e novembro de 2022, e o instrumento para coleta de dados utilizado foi um formulário elaborado com base no trabalho Likert (1932). Os dados foram organizados em quadros e figuras e os principais resultados indicaram a existência de uma valorização dos conteúdos específicos dos três cursos alvo e uma desvalorização da área de Ensino de Ciências, tanto por parte dos estudantes quanto dos professores. Apesar disto os estudantes consideraram haver contribuições positivas proporcionadas pelas disciplinas da área de Ensino para a sua formação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titlePercepção de estudantes de licenciatura sobre a influência de componentes curriculares da área de ensino na formação inicial.pt_BR
dc.date.issued2022-08-19-
dc.description.abstractThere is a prevalence of specific didactics in teacher training courses of Natural Sciences such as Biological Sciences, Chemistry and Physics. Thus, there is little appreciation in disciplines of teaching and learning. This work aimed to investigate 61 students` (classroom teacher candidates) perceptions on influences of teaching and learning disciplines in initial teacher training. During six months (Jul/2022 – Nov/2022) a qualitative and quantitative research was carried out, and an instrument to gather data was made based on Likert (1932). Data were organized in charts and figures and the main results indicated an existence of an appreciation of the specific subjects of the three courses, and a devaluation of Science Education contents, both by the students and the professors. Despite these results, students assumed there are positive contributions provided by these last contents to their training.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29106-
dc.date.accessioned2023-03-15T17:05:06Z-
dc.date.available2023-03-15-
dc.date.available2023-03-15T17:05:06Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCiências biológicas - licenciaturapt_BR
dc.subjectCiências da natureza - licenciaturapt_BR
dc.subjectLicenciatura – estudantes - formaçãopt_BR
dc.subjectLicenciatura – discentes - formaçãopt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectBiological Sciences - bachelor's degreept_BR
dc.subjectNatural Sciences - bachelor's degreept_BR
dc.subjectDegree - students - trainingpt_BR
dc.subjectDegree - students - trainingpt_BR
dc.subjectFormación de profesorespt_BR
dc.subjectCiencias naturales - licenciaturapt_BR
dc.subjectGrado - estudiantes - capacitaciónpt_BR
dc.subjectGrado - estudiantes - formaciónpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Maiza Fernandes dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePerception of undergraduate students about the influence of curricular components of the teaching area in initial training.pt_BR
dc.title.alternativePercepción de los estudiantes de pregrado sobre la influencia de componentes curriculares del área docente en formación inicial.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Maiza Fernandes dos. Percepção de estudantes de licenciatura sobre a influência de componentes curriculares da área de ensino na formação inicial. 2022. 31 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022..pt_BR
dc.description.resumenEn los cursos de grado se nota que hay un cierto predominio de didácticas específicas en los cursos del área de Ciencias Naturales, como en los cursos de Ciencias Biológicas, Química y física. En consecuencia, hay poca valoración de las disciplinas en el área de Educación y el sector Educación. Ante esto, el presente trabajo tuvo como objetivo investigar la percepción de 61 estudiantes de cursos de estas licenciaturas sobre la Implicaciones e influencias de las disciplinas en el área de la Docencia en la formación inicial docente. Se realizó una investigación cualitativa y cuantitativa entre los meses de julio y noviembre 2022, y el instrumento de recolección de datos utilizado fue un formulario elaborado con basado en la obra Likert (1932). Los datos fueron organizados en tablas y figuras y los Los principales resultados indicaron la existencia de una apreciación de los contenidos específicos de los tres cursos meta y una devaluación del área de Enseñanza de las Ciencias, ambas por estudiantes y profesores por igual. A pesar de esto, los estudiantes consideraron existen aportes positivos que brindan las disciplinas del área de Enseñanza para la tu entrenamientopt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAIZA FERNANDES DOS SANTOS - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2022.pdfMaiza Fernandes dos Santos -TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2022226.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.