Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29117
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDANTAS, K. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6085222046387706pt_BR
dc.contributor.advisor1CHAVES, Márcio Frazão.-
dc.contributor.advisor1IDCHAVES, Márcio Frazão.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDCHAVES, MARCIO FRAZÃO.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDFRAZÃO CHAVES, MÁRCIO.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5314751391292608pt_BR
dc.contributor.referee1APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.-
dc.contributor.referee1IDAPOLINÁRIO, M. O.pt_BR
dc.contributor.referee1IDde Oliveira Apolinário, Marisa.pt_BR
dc.contributor.referee1IDAPOLINÁRIO, MARISA DE OLIVEIRA.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5934335225871856pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Michelle Gomes.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, M. G.pt_BR
dc.contributor.referee2IDSANTOS, MICHELLE GOMES.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6750817153778645pt_BR
dc.description.resumoA representação de espécies extintas é uma importante ferramenta auxiliar na Paleontologia, desde a época em que só existiam os recursos tradicionais, como desenhos e pinturas manuais. Essas ilustrações tradicionais proporcionaram um elo entre conceitos teóricos e visuais, seja para o meio acadêmico ou popular. Dentro deste contexto, as tecnologias de computação gráfica surgiram como um recurso versátil, sendo empregadas em diversas áreas da ciência, dentre as quais estão as pesquisas paleontológicas. Com a evolução da informática e sua popularização, se tornou mais fácil aplicar esse tipo de tecnologia dentro de estudos paleontológicos, trazendo de volta a imagem de como seria o visual e mesmo o comportamento de seres que já não existem em vida na Terra a milhões de anos. Apesar disso, existem dificuldades em se adotar esses meios computacionais, já que há uma variação muito grande no custo e acessibilidade de softwares e tecnologias no mercado, existindo assim equipamentos e aplicativos que exigem o investimento de valores consideravelmente altos em computadores e licenças de programas, além de uma curva de aprendizado complexa, fatos que limitam a escolha desse tipo de recurso a uma parcela restrita de usuários. Há, porém, a possibilidade de se contornar esses problemas, considerando a existência de métodos e aplicativos alternativos que proporcionam a realização de trabalhos com a mesma qualidade, porém com uma perspectiva de investimento muito mais acessível. Assim sendo, neste trabalho objetivou-se o desenvolvimento de uma proposta metodológica de menor custo para aqueles que buscam adentrar no meio científico da representação visual paleontológica, empregando softwares gratuitos e também de baixo custo, além de técnicas também acessíveis. Para aplicação da metodologia, foi realizada, no período de cinco meses, a reconstituição virtual do pterossauro brasileiro Tropeognathus mesembrinus através dos softwares Blender, Krita, Adobe Substance 3D Painter e Meshroom, mostrando etapas a serem seguidas para a conquista de um resultado com boa acurácia científica. Ao final, após a análise de cada fase e ferramentas selecionadas, se comprovou a capacidade da metodologia como uma alternativa útil e de custo consideravelmente mais baixo em relação às opções de alto valor popularmente empregadas no mercado, proporcionando assim um caminho mais acessível para a iniciação na paleoarte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleEmprego de tecnologias de baixo custo como ferramentas na representação virtual de espécies extintas.pt_BR
dc.date.issued2023-02-14-
dc.description.abstractThe representation of extinct species is an important auxiliary tool in Paleontology, since the time when only manual drawings and paintings existed. These traditional illustrations provided a link between theoretical and visual concepts, whether for the academic or popular world. Within this context, computer graphics technologies emerged as a versatile resource, being used in several areas of science, among which are paleontological research. With the evolution of information technology and its popularization, it has become easier to apply this type of technology within paleontological studies, bringing back the image of what the look and even the behavior of beings that no longer exist on Earth would be like millions of years ago. However, there are difficulties in adopting computational means, considering that there is a very large variation in the cost and accessibility of software and technologies in the market, with equipment and applications that require the investment of considerably high values in computers and program licenses, in addition to a complex learning curve, facts that limit the choice of this type of resource to a limited number of users. However, it is possible to get around these problems, considering the existence of alternative methods and applications that provide work with the same quality, but with a more accessible investment perspective. This work aimed to develop a lower cost methodological proposal for those who seek to enter the scientific field of paleontological visual representation, using free and also low-cost software, in addition to accessible techniques. To apply the methodology, a virtual reconstruction of the Brazilian pterosaur Tropeognathus mesembrinus was carried out over a period of five months using Blender, Krita, Adobe Substance 3D Painter and Meshroom software, showing the steps to be followed to achieve a result with good scientific accuracy. In the end, after analyzing each phase and selected tools, the methodology's ability was proven to be a useful and considerably lower cost alternative to the high-value options popularly used in the market, thus providing a more accessible path for initiation in paleoart.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29117-
dc.date.accessioned2023-03-15T18:57:15Z-
dc.date.available2023-03-15-
dc.date.available2023-03-15T18:57:15Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPaleontologiapt_BR
dc.subjectPaleoartept_BR
dc.subjectFotogrametriapt_BR
dc.subjectEspécies em extinçãopt_BR
dc.subjectPaleontologypt_BR
dc.subjectPaleoartpt_BR
dc.subjectPhotogrammetrypt_BR
dc.subjectEndangered speciespt_BR
dc.subjectEspecie en peligropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Kelvin da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEmployment of low-cost technologies as tools in the virtual representation of extinct species.pt_BR
dc.title.alternativeEmpleo de tecnologías de bajo coste como herramientas en la representación virtual de especies extintas.pt_BR
dc.identifier.citationDANTAS, Kelvin da Silva. Emprego de tecnologias de baixo custo como ferramentas na representação virtual de especies extintas. 2023. 61 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenLa representación de especies extintas es una importante herramienta auxiliar en Paleontología, desde la época en que solo existían recursos tradicionales, como dibujos manuales y pinturas. Estas ilustraciones tradicionales proporcionaron un vínculo entre los conceptos teóricos y visuales, ya sea para el medio académico o popular. En este contexto, las tecnologías de infografía surgió como un recurso versátil, siendo utilizado en varias áreas de la ciencia, entre que son las investigaciones paleontológicas. Con la evolución de la tecnología de la información y su popularización, se hizo más fácil aplicar este tipo de tecnología dentro de los estudios paleontológicos, trayendo atrás la imagen de cómo sería la mirada e incluso el comportamiento de seres que ya no existen vivo en la Tierra hace millones de años. A pesar de ello, existen dificultades para adoptar estos medios computacionales, ya que existe una gran variación en el costo y accesibilidad de software y tecnologías en el mercado, por lo tanto, equipos y aplicaciones existentes que requieren la inversión de valores considerablemente altos en computadoras y licencias de programas, además de una curva de aprendizaje compleja, hechos que limitan la elección de este tipo de recurso a un número limitado de usuarios. Sin embargo, existe la posibilidad de superar estos problemas, considerando la existencia de métodos y aplicaciones alternativas que permitan la realización de obras con la misma calidad, pero con una perspectiva de inversión mucho más accesible. Por lo tanto, este trabajo tuvo como objetivo desarrollar una propuesta metodología de menor costo para quienes buscan incursionar en el campo científico de representación visual paleontológica, utilizando software gratuito y también de bajo coste, además de técnicas accesibles. Para la aplicación de la metodología se llevó a cabo, en el período cinco meses, la reconstrucción virtual del pterosaurio brasileño Tropeognathus mesembrinus a través del software Blender, Krita, Adobe Substance 3D Painter y Meshroom, mostrando pasos a seguir para lograr un resultado con buena precisión científica. Al final, después de analizar cada fase y herramientas seleccionadas, la capacidad del metodología como una alternativa útil y considerablemente más económica a opciones de alto valor empleadas popularmente en el mercado, proporcionando así un camino más accesible para principiantes en paleoarte.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KELVIN DA SILVA DANTAS - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLOGICAS CES 2023.pdfKelvin da Silva Dantas - TCC Licenciatura em ciências Biológicas CES 2.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.