Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29122
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, M. I. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1AGUIAR, José Otávio.-
dc.contributor.advisor1IDAGUIAR, J. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7106694267459903pt_BR
dc.description.resumoA história dos alimentos está diretamente relacionada com a história das civilizações. Objetivando essa compreensão, busca-se a partir desta pesquisa, apresentar o lugar da história da alimentação e sua importância para formação de possibilidades na prática do ensino de história. O elemento utilizado – o alimento, a culinária, a gastronomia – porém, pouco mencionado, nos ajudará a atestar e justificar essa compreensão. Pode-se estranhar à primeira vista, mas a história da alimentação está envolta de uma série de hábitos e tradições que fazem parte de nossa cultura. Assim, o trabalho discorrerá e fará um percurso histórico pelos principais hábitos alimentares mundiais e suas transformações ao decorrer dos tempos tendo como aporte Jean-Louis Flandrin e Massimo Montanari; além de debater sobre esses costumes também no Brasil, trazendo como referência a contribuição do trabalho de Luís da Câmara Cascudo na formação da culinária brasileira e suas influências indígena, africana e europeia, explicitada na série História da alimentação no Brasil. Seguindo nesse panorama, por meio de tais assuntos trabalhados, pretende-se apresentar propostas e visões a respeito da educação no Brasil e o uso da história da alimentação nos currículos como forma de melhoramento do processo de ensinoaprendizagem e a relação de identidade e pertencimento da realidade dos educandos com o tema. Para tal, usaremos a visão conceitual de Roger Chartier, Michel de Certeau e Sandra Jatahy Pesavento sobre representações identitárias e história do cotidiano, e a visão de métodos dinâmicos de ensino de Circe Maria Fernandes Bittencourt. A metodologia se dará por discussões feitas sobre o tema ao longo da historiografia com o panorama voltado para a História cultural e História ambiental por meio de análises documentais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleO lugar e a importância da História da Alimentação na construção do currículo de História na Educação Básica no Brasil.pt_BR
dc.date.issued2023-02-16-
dc.description.abstractThe history of food is directly related to the history of civilizations. Aiming at this understanding, this research seeks to present the place of the history of food and its importance for the formation of possibilities in the practice of history teaching. The element used - the food, the cuisine, the gastronomy - but little mentioned, will help us to attest and justify this understanding. It may seem strange at first glance, but the history of food is surrounded by a series of habits and traditions that are part of our culture. Thus, the work will discuss and make a historical journey through the main global eating habits and their transformations over time, using Jean-Louis Flandrin and Massimo Montanari as a contribution. It will also discuss these customs in Brazil, bringing as reference the contribution of the work of Luís da Câmara Cascudo in the formation of Brazilian cuisine and its indigenous, African, and European influences, explained in the series História da alimentação no Brasil (History of Food in Brazil). Following this panorama, by means of these subjects, we intend to present proposals and visions regarding education in Brazil and the use of the history of food in the curricula as a way to improve the teaching-learning process and the relationship of identity and belonging to the reality of the students. To this end, we will use the conceptual vision of Roger Chartier, Michel de Certeau, and Sandra Jatahy Pesavento about identity representations and the history of everyday life, and the vision of dynamic teaching methods by Circe Maria Fernandes Bittencourt. The methodology will be based on discussions of the theme throughout historiography, with the panorama focused on cultural history and environmental history through documentary analysis.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29122-
dc.date.accessioned2023-03-16T11:49:51Z-
dc.date.available2023-03-16-
dc.date.available2023-03-16T11:49:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHistória da alimentação no Brasilpt_BR
dc.subjectEducação básica - Históriapt_BR
dc.subjectCurrículo de História - educação básicapt_BR
dc.subjectHábitos alimentares mundiaispt_BR
dc.subjectCulinária Brasileira - influênciaspt_BR
dc.subjectIdentidade e pertencimento - História da Alimentaçãopt_BR
dc.subjectCâmara Cascudo - História da Alimentaçãopt_BR
dc.subjectHistória culturalpt_BR
dc.subjectMétodos dinâmicos de ensino - Bittencourtpt_BR
dc.subjectHistória do cotidianopt_BR
dc.subjectAlimentação indígenapt_BR
dc.subjectHistory of food in Brazilpt_BR
dc.subjectBasic Education - Historypt_BR
dc.subjectHistory curriculum - basic educationpt_BR
dc.subjectWorld eating habitspt_BR
dc.subjectBrazilian cuisine - influencespt_BR
dc.subjectIdentity and belonging - Food Historypt_BR
dc.subjectCâmara Cascudo - Food Historypt_BR
dc.subjectCultural historypt_BR
dc.subjectDynamic teaching methods - Bittencourtpt_BR
dc.subjectEveryday historypt_BR
dc.subjectIndigenous foodpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Maria Isabel Lacerda.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe place and importance of the History of Food in the construction of the History curriculum in Basic Education in Brazil.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Maria Isabel Lacerda. O lugar e a importância da História da Alimentação na construção do currículo de História na Educação Básica no Brasil. 2023. 71f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29122pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ISABEL LACERDA ARAÚJO - MONOGRAFIA LIC. HISTÓRIA CH 2023.pdfMaria Isabel Lacerda Araújo - Monografia Lic. História CH 2023428.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.