Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29125
Title: Formação acadêmica, cuidados perinatais e violência obstétrica.
Other Titles: Academic background, perinatal care and obstetric violence.
Formación académica, atención perinatal y violencia obstétrica.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Renaly Arruda de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AZEVEDO, Regina Lígia Wanderlei de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MORAES, Maristela de Melo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LUCENA, Maria do Socorro Roberto de.
Keywords: Parto humanizado;Saúde materno-Infantil;Violência;Violência contra a mulher;Humanized birth;Maternal and child health;Violence;Violence against the woman;Nacimiento humanizado;Salud maternal e infantil;Violencia contra la mujer
Issue Date: 10-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Renaly Arruda de. Formação acadêmica, cuidados perinatais e violência obstétrica. 2018. 37 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29125
???metadata.dc.description.resumo???: Objetivo: Investigar como os cuidados perinatais e a violência obstétrica são abordados no curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande. Método: Trata- se de uma pesquisa exploratória e qualitativa, realizado com 6 professores universitários. Considerou-se os professores que lecionam no primeiro, quinto e décimo período e ministram disciplinas interligadas à sexualidade e à saúde feminina. Utilizou- se o questionário sócio demográfico e entrevista semiestruturada, tendo como análise descritiva e categorial temática, respectivamente. Resultados: Os participantes apresentaram idade entre 28 e 47 anos, em sua maioria do sexo feminino com tempo de docência de 1 a 24 anos, com renda entre 6 e 10 salários mínimos. A partir das entrevistas emergiram duas classes temáticas gerais: Abordagem acadêmica metodológica e Percepção da violência obstétrica; três categorias (teórica, prática e intervenção profissional) e sete subcategorias (exemplos reais, legislação, rodas de conversa interação profissional/paciente, intervenção humanizada, naturalizada/ velada e prevenção). Conclusões: Em sua maioria os professores de enfermagem não abordam diretamente a temática violência obstétrica. Em contrapartida observou-se a consonância com a literatura, trazendo assim uma visão ampla no que diz respeito a todo o processo de pré-parto, parto e pós-parto caminhando para a discussão da humanização, bem como demonstrando a capacidade de dialogar com os alunos quando a temática surge em sala de aula.
Abstract: Objective: To investigate how perinatal care and obstetric violence are addressed in the Nursing course of the Federal University of Campina Grande. Method: This is an exploratory and qualitative research carried out with university professors. It was considered the professors who teach in the first, fifth and tenth periods and minister disciplines linked to sexuality and feminine health. It was used the socio-demographic questionnaire and semi-structured interview, by having a descriptive analysis and thematic category, respectively. Results: Participants were between 28 and 47 years of age, most of them women with a teaching time of 1 to 24 years, with income between 6 and 10 minimum wages. From the interviews emerged two general thematic classes: Academic methodological approach and Perception of obstetric violence; three categories (theoretical, practical and professional intervention) and seven subcategories (real examples, legislation, rounds of conversation, professional/patient interaction, humanized intervention, naturalized/veiled and prevention). Conclusions: Most nursing professors do not directly address the issue of obstetric violence. On the other hand, it was observed the consonance with the literature, providing a broad vision about the whole process of prepartum, delivery and postpartum, moving towards the discussion of humanization, as well as demonstrating the capacity to dialogue with the students when the theme arises in the classroom.
???metadata.dc.description.resumen???: Objetivo: Investigar cómo se aborda el cuidado perinatal y la violencia obstétrica en la carrera de Enfermería de la Universidad Federal de Campina Grande. Método: Tratar es una investigación exploratoria y cualitativa, realizada con 6 docentes Estudiantes universitarios. Se consideró docentes que imparten docencia en primero, quinto y décimo e impartir disciplinas relacionadas con la sexualidad y la salud de la mujer. lo usé si el cuestionario sociodemográfico y la entrevista semiestructurada, teniendo como análisis temática descriptiva y categórica, respectivamente. Resultados: Los participantes edad entre 28 y 47 años, en su mayoría mujeres con tiempo de docencia de 1 a 24 años, con ingresos entre 6 y 10 salarios mínimos. A partir de las surgieron dos clases temáticas generales: Enfoque académico metodológica y Percepción de la violencia obstétrica; tres categorías (teórica, práctica y intervención profesional) y siete subcategorías (ejemplos reales, legislación, conversación interacción profesional/paciente, intervención humanizada, naturalizada/velada y prevención). Conclusiones: La mayoría de los profesores de enfermería no abordan directamente el tema de la violencia obstétrica. En cambio, se observó consonancia con la literatura, trayendo así una visión amplia con respecto a todo el proceso de preparto, parto y posparto avanzando hacia la discusión de humanización, así como demostrar la capacidad de diálogo con los estudiantes cuando el tema surge en el aula.
Keywords: Parto humanizado
Saúde materno-Infantil
Violência
Violência contra a mulher
Humanized birth
Maternal and child health
Violence
Violence against the woman
Nacimiento humanizado
Salud maternal e infantil
Violencia contra la mujer
???metadata.dc.subject.cnpq???: Psicologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29125
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RENALY ARRUDA DE SOUSA - TCC PSICOLOGIA CCBS 2018.pdfRenaly Arruda de Sousa - TCC Psicologia CCBS 2018342.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.