Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29135
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, A. J. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4522633263338525pt_BR
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Alexandre.-
dc.contributor.advisor1IDCAMPOS, A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1230944482954054pt_BR
dc.contributor.referee1LOPES, Mirleide Dantas.-
dc.contributor.referee1IDLOPES, M. D.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6166750398180798pt_BR
dc.contributor.referee2REZENDE JUNIOR, Mikael Frank.-
dc.contributor.referee2IDREZENDE JUNIOR, M. F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6938316407040676pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do trabalho é apresentar um panorama acerca do Princípio de Conservação de Energia presentes em trabalhos da área, sua construção histórica e seu processo de didatização. O ponto de partida para a investigação foram as seguintes perguntas: Por que será que ainda há dificuldades na aprendizagem do conceito de energia, décadas após suas concepções terem sido mapeadas e após materiais e metodologias alternativas terem sido propostas? Será que tais dificuldades também se apresentam em seu ensino? E qual será o tratamento epistemológico dado pelos pesquisadores da área sobre este Princípio de Conservação? Para isso, a metodologia privilegiou 3 dimensões: (1) fazer um levantamento dos artigos sobre o tema, publicados no Brasil nos últimos 13 anos; (2) compreender as principais motivações que culminaram no desenvolvimento do conceito de energia e sua conservação, em especial a da energia mecânica e; (3) analisar de que maneira a Energia Mecânica e seu Princípio de Conservação se apresentam nos livros didáticos, seja em seus aspectos teóricos nas introduções dos capítulos/seções, seja nas tarefas. Para o levantamento dos artigos publicados no Brasil sobre o tema, foram filtrados periódicos da área presentes no triênio Qualis 2013-2016, escolhidos artigos relacionados ao tema e realizada um leitura criteriosa de cada com intuito de identificar como os pesquisadores da área tratam o conceito em estudo. Já para o estudo referente à História do Princípio de Conservação da Energia Mecânica nos valemos do livro Energy: historical development of the concept (Lindsay, 1975), tomando como recorte temporal desde as discussões aristotélicas até o início do Século XIX. Para a análise dos livros didáticos, adotamos dois referenciais teóricos: A Teoria da Transposição Didática e a Teoria Antropológica do Didático, ambas de Chevallard. A primeira teoria nos deu suporte para analisar a distância que existe entre o saber desenvolvido pelo cientista (saber sábio) e o saber presente nos materiais didáticos (saber a ensinar); a segunda, nos ajudou na análise da organização praxeológica (tarefa, técnica, tecnologia e teoria) dos livros didáticos. Ao final, essa investigação nos permite considerar que os próprios pesquisadores da área demonstram uma aparente falta de clareza nos artigos publicados relacionados ao tema. Em consequência disso, os materiais didáticos apresentam o conceito descrito de maneira direta e simples, sem seus aspectos epistemológicos e processos de desenvolvimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFísicapt_BR
dc.titleO princípio de conservação de energia mecânica: as pesquisas da área, sua construção histórica e sua didatização.pt_BR
dc.date.issued2023-02-17-
dc.description.abstractThe objective of this work is to present an overview about the Principle of Conservation of Energy present in works in the area, its historical construction and its teaching process. The starting point for the investigation was the following questions: Why is it that there are still difficulties in learning the concept of energy, decades after its conceptions were mapped and after alternative materials and methodologies were proposed? Do such difficulties also present themselves in your teaching? And what will be the epistemological treatment given by researchers in the area to this Principle of Conservation? For this, the methodology favored 3 dimensions: (1) to survey the articles on the subject, published in Brazil in the last 13 years; (2) understand the main motivations that culminated in the development of the concept of energy and its conservation, in particular that of mechanical energy and; (3) analyze how Mechanical Energy and its Conservation Principle are presented in textbooks, either in their theoretical aspects in the introductions of chapters/sections, or in tasks. For the survey of articles published in Brazil on the subject, periodicals in the area present in the Qualis 2013-2016 triennium were filtered, articles related to the subject were chosen and a careful reading of each was carried out in order to identify how researchers in the area treat the concept in study. For the study concerning the History of the Principle of Conservation of Mechanical Energy, we used the book Energy: historical development of the concept (Lindsay, 1975), taking as a time frame from the Aristotelian discussions to the beginning of the 19th century. For the analysis of textbooks, we adopted two theoretical references: The Theory of Didactic Transposition and the Anthropological Theory of Didactics, both by Chevallard. The first theory supported us in analyzing the distance between the knowledge developed by the scientist (wise knowledge) and the knowledge present in teaching materials (knowledge to teach); the second helped us to analyze the praxeological organization (task, technique, technology and theory) of the textbooks. In the end, this investigation allows us to consider that researchers in the area themselves demonstrate an apparent lack of clarity in published articles related to the topic. As a result, the teaching materials present the concept described in a direct and simple way, without its epistemological aspects and development processes.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29135-
dc.date.accessioned2023-03-16T20:18:45Z-
dc.date.available2023-03-16-
dc.date.available2023-03-16T20:18:45Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnergia mecânicapt_BR
dc.subjectMechanical energypt_BR
dc.subjectConservação de energia mecânicapt_BR
dc.subjectConservation of mechanical energypt_BR
dc.subjectPrincípio de conservação de energia - Físicapt_BR
dc.subjectPrinciple of conservation of energy - Physicspt_BR
dc.subjectLevantamento bibliográfico - artigospt_BR
dc.subjectBibliographic survey - articlespt_BR
dc.subjectLivros didáticos - energia mecânicapt_BR
dc.subjectTextbooks - mechanical energypt_BR
dc.subjectDidática na ciênciapt_BR
dc.subjectDidactics in sciencept_BR
dc.subjectConceitos científicos escolarespt_BR
dc.subjectSchool scientific conceptspt_BR
dc.subjectEpistemologia dos conceitos científicospt_BR
dc.subjectEpistemology of scientific conceptspt_BR
dc.subjectTeoria da transposição didáticapt_BR
dc.subjectTheory of didactic transpositionpt_BR
dc.subjectTeoria antropológica do didáticopt_BR
dc.subjectAnthropological theory of didacticspt_BR
dc.subjectCiências da natureza e suas tecnologias - livro didáticopt_BR
dc.subjectNatural sciences and their technologies - textbookpt_BR
dc.subjectOrganização praxeológicapt_BR
dc.subjectPraxeological organizationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Anna Julya Santos de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe principle of conservation of mechanical energy: research in the area, its historical construction and its teaching.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Anna Julya Santos de. O princípio de conservação de energia mecânica: as pesquisas da área, sua construção histórica e sua didatização. 2023. 77f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29135pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física - CCT - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANNA JULYA SANTOS DE OLIVEIRA - TCC LIC. FÍSICA CCT 2023.pdfAnna Julya Santos de Oliveira - TCC Lic. Física CCT 2023679.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.