Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29135
Title: O princípio de conservação de energia mecânica: as pesquisas da área, sua construção histórica e sua didatização.
Other Titles: The principle of conservation of mechanical energy: research in the area, its historical construction and its teaching.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Anna Julya Santos de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAMPOS, Alexandre.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LOPES, Mirleide Dantas.
???metadata.dc.contributor.referee2???: REZENDE JUNIOR, Mikael Frank.
Keywords: Energia mecânica;Mechanical energy;Conservação de energia mecânica;Conservation of mechanical energy;Princípio de conservação de energia - Física;Principle of conservation of energy - Physics;Levantamento bibliográfico - artigos;Bibliographic survey - articles;Livros didáticos - energia mecânica;Textbooks - mechanical energy;Didática na ciência;Didactics in science;Conceitos científicos escolares;School scientific concepts;Epistemologia dos conceitos científicos;Epistemology of scientific concepts;Teoria da transposição didática;Theory of didactic transposition;Teoria antropológica do didático;Anthropological theory of didactics;Ciências da natureza e suas tecnologias - livro didático;Natural sciences and their technologies - textbook;Organização praxeológica;Praxeological organization
Issue Date: 17-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Anna Julya Santos de. O princípio de conservação de energia mecânica: as pesquisas da área, sua construção histórica e sua didatização. 2023. 77f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29135
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo do trabalho é apresentar um panorama acerca do Princípio de Conservação de Energia presentes em trabalhos da área, sua construção histórica e seu processo de didatização. O ponto de partida para a investigação foram as seguintes perguntas: Por que será que ainda há dificuldades na aprendizagem do conceito de energia, décadas após suas concepções terem sido mapeadas e após materiais e metodologias alternativas terem sido propostas? Será que tais dificuldades também se apresentam em seu ensino? E qual será o tratamento epistemológico dado pelos pesquisadores da área sobre este Princípio de Conservação? Para isso, a metodologia privilegiou 3 dimensões: (1) fazer um levantamento dos artigos sobre o tema, publicados no Brasil nos últimos 13 anos; (2) compreender as principais motivações que culminaram no desenvolvimento do conceito de energia e sua conservação, em especial a da energia mecânica e; (3) analisar de que maneira a Energia Mecânica e seu Princípio de Conservação se apresentam nos livros didáticos, seja em seus aspectos teóricos nas introduções dos capítulos/seções, seja nas tarefas. Para o levantamento dos artigos publicados no Brasil sobre o tema, foram filtrados periódicos da área presentes no triênio Qualis 2013-2016, escolhidos artigos relacionados ao tema e realizada um leitura criteriosa de cada com intuito de identificar como os pesquisadores da área tratam o conceito em estudo. Já para o estudo referente à História do Princípio de Conservação da Energia Mecânica nos valemos do livro Energy: historical development of the concept (Lindsay, 1975), tomando como recorte temporal desde as discussões aristotélicas até o início do Século XIX. Para a análise dos livros didáticos, adotamos dois referenciais teóricos: A Teoria da Transposição Didática e a Teoria Antropológica do Didático, ambas de Chevallard. A primeira teoria nos deu suporte para analisar a distância que existe entre o saber desenvolvido pelo cientista (saber sábio) e o saber presente nos materiais didáticos (saber a ensinar); a segunda, nos ajudou na análise da organização praxeológica (tarefa, técnica, tecnologia e teoria) dos livros didáticos. Ao final, essa investigação nos permite considerar que os próprios pesquisadores da área demonstram uma aparente falta de clareza nos artigos publicados relacionados ao tema. Em consequência disso, os materiais didáticos apresentam o conceito descrito de maneira direta e simples, sem seus aspectos epistemológicos e processos de desenvolvimento.
Abstract: The objective of this work is to present an overview about the Principle of Conservation of Energy present in works in the area, its historical construction and its teaching process. The starting point for the investigation was the following questions: Why is it that there are still difficulties in learning the concept of energy, decades after its conceptions were mapped and after alternative materials and methodologies were proposed? Do such difficulties also present themselves in your teaching? And what will be the epistemological treatment given by researchers in the area to this Principle of Conservation? For this, the methodology favored 3 dimensions: (1) to survey the articles on the subject, published in Brazil in the last 13 years; (2) understand the main motivations that culminated in the development of the concept of energy and its conservation, in particular that of mechanical energy and; (3) analyze how Mechanical Energy and its Conservation Principle are presented in textbooks, either in their theoretical aspects in the introductions of chapters/sections, or in tasks. For the survey of articles published in Brazil on the subject, periodicals in the area present in the Qualis 2013-2016 triennium were filtered, articles related to the subject were chosen and a careful reading of each was carried out in order to identify how researchers in the area treat the concept in study. For the study concerning the History of the Principle of Conservation of Mechanical Energy, we used the book Energy: historical development of the concept (Lindsay, 1975), taking as a time frame from the Aristotelian discussions to the beginning of the 19th century. For the analysis of textbooks, we adopted two theoretical references: The Theory of Didactic Transposition and the Anthropological Theory of Didactics, both by Chevallard. The first theory supported us in analyzing the distance between the knowledge developed by the scientist (wise knowledge) and the knowledge present in teaching materials (knowledge to teach); the second helped us to analyze the praxeological organization (task, technique, technology and theory) of the textbooks. In the end, this investigation allows us to consider that researchers in the area themselves demonstrate an apparent lack of clarity in published articles related to the topic. As a result, the teaching materials present the concept described in a direct and simple way, without its epistemological aspects and development processes.
Keywords: Energia mecânica
Mechanical energy
Conservação de energia mecânica
Conservation of mechanical energy
Princípio de conservação de energia - Física
Principle of conservation of energy - Physics
Levantamento bibliográfico - artigos
Bibliographic survey - articles
Livros didáticos - energia mecânica
Textbooks - mechanical energy
Didática na ciência
Didactics in science
Conceitos científicos escolares
School scientific concepts
Epistemologia dos conceitos científicos
Epistemology of scientific concepts
Teoria da transposição didática
Theory of didactic transposition
Teoria antropológica do didático
Anthropological theory of didactics
Ciências da natureza e suas tecnologias - livro didático
Natural sciences and their technologies - textbook
Organização praxeológica
Praxeological organization
???metadata.dc.subject.cnpq???: Física
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29135
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física - CCT - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANNA JULYA SANTOS DE OLIVEIRA - TCC LIC. FÍSICA CCT 2023.pdfAnna Julya Santos de Oliveira - TCC Lic. Física CCT 2023679.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.