Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29138
Title: Literatura infantil enquanto propulsora de enfrentamento de temas difíceis em sala de aula.
Other Titles: Children's literature as a driving force for dealing with difficult issues in the classroom.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Mylleny Jenyffer França.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Literatura infantil;Ensino Fundamental;Séries iniciais;Temas difíceis;Literatura em sala de aula;Children's literature;Elementary School;Initial series;Difficult topics;Literature in the classroom
Issue Date: 10-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Mylleny Jenyffer França.Literatura infantil enquanto propulsora de enfrentamento de temas difíceis em sala de aula. 2022. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Essa pesquisa consiste em um estudo acerca da utilização da literatura infantil em sala de aula, na perspectiva de trabalhar esse recurso pedagógico com temas considerados difíceis, isto é, momentos que resultam em um grau altamente estressante e ciclos emocionalmente desgastantes, como a morte e o divórcio, refletindo a importância da presença dessas temáticas nos Anos iniciais, do Ensino Fundamental. Assim, partimos do problema de pesquisa: De que forma esses temas considerados difíceis de compreender são refletidos em sala de aula, considerando que influenciam diretamente o processo de ensino e aprendizagem escolar de crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir de percepções docentes? Os nossos objetivos foram organizados da seguinte maneira: objetivo geral: Conhecer como professores trabalham em sala de aula com a literatura infantil, tendo em vista a perspectiva de temas considerados difíceis. Nos objetivos específicos: identificar como a literatura infantil é explorada no espaço escolar, a partir das atividades cotidianas; refletir as dificuldades e facilidades vivenciadas por professores, acerca da utilização da literatura infantil em sala de aula; analisar como as temáticas da morte, do divórcio e crianças enfermas, temas considerados difíceis para as crianças, são abordados em sala através da literatura infantil. Na revisão bibliográfica podemos citar como principais pensadores: Fanny Abramovich (1997); Philippe Ariés (1986); Brasil (2018); Nelly Coelho (2000); Ana Maria Machado (2016); Lucélita Paiva (2011); Priszkulnik (1992); Yolanda Reyes (2010); Antônio Severino (2013); Isabella Silva e Chalisson Gonçalves (2016); Ana Vergara et al. (2015); Regina Zilberman (1994) e entre outros autores que foram primordiais para compreendermos a literatura infantil, os temas difíceis e a influência desses conceitos no espaço escolar. O que motivou essa investigação cientifica foi perceber a literatura infantil, enquanto propulsora de novas aprendizagens em sala de aula, assim utilizamos na metodologia uma abordagem qualitativa e a técnica de coleta de dados foi feita, a partir de uma entrevista semiestruturada com cinco professoras que trabalham do 1º ao 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, contendo seis questões que foram analisadas por meio da análise de conteúdo na modalidade temática. Nos resultados obtidos compreendemos que a literatura infantil é um recurso importante para o desenvolvimento das crianças, uma ferramenta que encanta, instiga a criatividade, a imaginação, incentiva a leitura e constrói significados na vida dos seus pequenos ouvintes/leitores. É notório que o poder que a literatura infantil exerce sobre os indivíduos atinge grandes dimensões, quando bem utilizadas, pois passa a desempenhar um papel fundamental na vida cotidiana das crianças, podendo auxiliar na busca de respostas para a fase dos ‘porquês’ e para o enfretamento de temas difíceis vivenciados na infância, como: o divórcio dos pais, a morte de parentes, as enfermidades e outras situações complexas para o mundo infantil. Por fim, enfatizamos que quando a literatura infantil é trabalhada em sala de aula voltada para temas difíceis, os docentes formam estudantes conscientes da sua realidade e auxiliam no enfrentamento dos desafios vividos, construindo visões diferenciadas de mundo, ao mesmo tempo em que permite a criança entender seus sentimentos e emoções.
Abstract: This research consists of a study about the use of children's literature in the classroom, from the perspective of working with this pedagogical resource with themes considered difficult, that is, moments that result in a highly stressful degree and emotionally exhausting cycles, such as death and divorce, reflecting the importance of the presence of these themes in the early years of elementary school. Thus, we started with the research problem: How are these themes considered difficult to understand reflected in the classroom, considering that they directly influence the teaching and learning process of children in the Early Years of Elementary School, based on teachers' perceptions? Our objectives were organized as follows: general objective: To know how teachers work with children's literature in the classroom, considering the perspective of themes considered difficult. Specific goals: to identify how children's literature is explored in the school space, based on daily activities; to reflect on the difficulties and facilities experienced by teachers regarding the use of children's literature in the classroom; to analyze how the themes of death, divorce, and sick children, themes considered difficult for children, are approached in the classroom through children's literature. In the literature review we can cite as main thinkers: Fanny Abramovich (1997); Philippe Ariés (1986); Brasil (2018); Nelly Coelho (2000); Ana Maria Machado (2016); Lucélita Paiva (2011); Priszkulnik (1992); Yolanda Reyes (2010); Antônio Severino (2013); Isabella Silva e Chalisson Gonçalves (2016); Ana Vergara et al. (2015); Regina Zilberman (1994) and other authors that were essential for us to understand children's literature, the difficult themes, and the influence of these concepts in the school space. What motivated this scientific investigation was to perceive children's literature as a propellant of new learning in the classroom. Thus, we used a qualitative approach in our methodology and the technique of data collection was based on a semistructured interview with five teachers who work from the 1st to the 5th grade of the elementary school, containing six questions that were analyzed through content analysis in thematic modality. The results obtained show that children's literature is an important resource for the development of children, a tool that enchants, instigates creativity, imagination, encourages reading, and builds meaning in the lives of its little listeners/readers. It is notorious that the power that children's literature exerts on individuals reaches great dimensions when well used, for it starts to play a fundamental role in the daily life of children, and can help in the search for answers for the 'whys' phase and for facing difficult issues experienced in childhood, such as: the divorce of parents, the death of relatives, illnesses, and other complex situations for the children's world. Finally, we emphasize that when children's literature is worked in the classroom with a focus on difficult topics, teachers form students who are aware of their reality and help them face their challenges, building differentiated world views, while allowing children to understand their feelings and emotions.
Keywords: Literatura infantil
Ensino Fundamental
Séries iniciais
Temas difíceis
Literatura em sala de aula
Children's literature
Elementary School
Initial series
Difficult topics
Literature in the classroom
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29138
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MYLLENY JENYFFER FRANÇA COSTA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfMylleny Jenyffer França Costa. Monografia Pedagogia. 2022.443.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.