Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29142
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, I. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1AIRES, José Luciano de Queiroz.-
dc.contributor.advisor1IDAIRES, J. L. Q.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2038792803917117pt_BR
dc.contributor.referee1ARANHA, Gervácio Batista.-
dc.contributor.referee1IDARANHA, G. B.pt_BR
dc.contributor.referee2AGRA DO Ó, Alarcon.-
dc.contributor.referee2IDAGRA DO Ó, A.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar a peça “Eles Não Usam Black-tie” (1958) ancorado em intelectuais da tradição marxista. Assim, procurará contribuir academicamente para o estudo da relação entre teatro e luta de classe no Brasil, abrangendo um recorte que se estende de 1950 à 1968, quando é instaurado o Ato institucional 5. Dessa forma, será identificado as condições materiais/históricas das décadas de 1950 e 1960; o cenário artístico desse recorte, mas dando ênfase ao teatro por ser onde se localiza o objeto de pesquisa; e por fim será proposta uma interpretação da peça. As fontes incluem a própria peça, entrevistas dos artistas e intelectuais, e o documento de censura da peça, de 1968. Para conduzir a interpretação será utilizado o conceito de “Teatro Épico” de Iná Camargo; o conceito de “Intelectual Orgânico” de Antônio Gramsci; o conceito de “Cultura” de Raymond Williams: e o conceito de “Cultura” de Marcelo Ridenti.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleTeatro e luta de classes: uma análise da peça “Eles não usam black-tie” (1950-1968).pt_BR
dc.date.issued2023-02-16-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the play “Eles Não Usam Black-tie” (1958) anchored in intellectuals of the Marxist tradition. Thus, it will seek to contribute academically to the study of the relationship between theater and class struggle in Brazil, covering a period that extends from 1950 to 1968, when Institutional Act 5 is established. The 1950s and 1960s, the artistic scenario of this cut, but emphasizing the theater since it is where the research object is located, and finally na interpretation of the play will be proposed. Sources include the play itself, interviews with artists and intellectuals, and the play’s censorship document from 1968. To conduct the interpretation, Iná Camargo’s concept of Epic Theater will be used; as Antônio Gramsci’s concept of Organic Intellectual; Raymond Williams’ concept of Culture, and Marcelo Ridenti’s concept of Culture.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29142-
dc.date.accessioned2023-03-17T12:08:34Z-
dc.date.available2023-03-17-
dc.date.available2023-03-17T12:08:34Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHistória e Literaturapt_BR
dc.subjectGianfrancesco Guarnieri - teatropt_BR
dc.subjectPeça teatral - Eles não usam black-tiept_BR
dc.subjectTeatro brasileiropt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira - teatropt_BR
dc.subjectEles não usam black-tie - teatro brasileiropt_BR
dc.subjectObra teatral Eles não usam black-tiept_BR
dc.subjectTeatro e luta de classespt_BR
dc.subjectLuta de classespt_BR
dc.subjectDramaturgo naturalizado brasileiro - Gianfrancesco Guarnieript_BR
dc.subjectTeatro épico - Iná Camargopt_BR
dc.subjectIntelectual orgânico - Antônio Gramscipt_BR
dc.subjectCultura - Raymond Williamspt_BR
dc.subjectLigas camponesaspt_BR
dc.subjectGreves gerais e lutas de classe - Brasilpt_BR
dc.subjectCultura popular revolucionáriapt_BR
dc.subjectAto Institucional 5pt_BR
dc.subjectCensurapt_BR
dc.subjectDitadura militar - Brasilpt_BR
dc.subjectAnos rebeldespt_BR
dc.subjectCooptação de artistas e intelectuais - Brasilpt_BR
dc.subjectHistory and Literaturept_BR
dc.subjectGianfrancesco Guarnieri - theaterpt_BR
dc.subjectTheater play - They don't wear black tiept_BR
dc.subjectBrazilian theaterpt_BR
dc.subjectBrazilian Literature - Theaterpt_BR
dc.subjectThey don't wear black-tie - Brazilian theaterpt_BR
dc.subjectTheater work They don't wear black tiept_BR
dc.subjectTheater and class strugglept_BR
dc.subjectClass strugglept_BR
dc.subjectNaturalized Brazilian playwright - Gianfrancesco Guarnieript_BR
dc.subjectEpic Theater - Iná Camargopt_BR
dc.subjectOrganic intellectual - Antonio Gramscipt_BR
dc.subjectCulture - Raymond Williamspt_BR
dc.subjectPeasant leaguespt_BR
dc.subjectGeneral strikes and class struggles - Brazilpt_BR
dc.subjectRevolutionary popular culturept_BR
dc.subjectInstitutional Act 5pt_BR
dc.subjectCensorshippt_BR
dc.subjectMilitary dictatorship - Brazilpt_BR
dc.subjectRebellious yearspt_BR
dc.subjectCo-option of artists and intellectuals - Brazilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Igor Aciole.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTheater and class struggle: an analysis of the play “They don't wear black-tie” (1950-1968).pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Igor Aciole. Teatro e luta de classes: uma análise da peça “Eles não usam black-tie” (1950-1968). 2023. 84f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29142pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IGOR ACIOLE SOUZA - MONOGRAFIA LIC. HISTÓRIA CH 2023.pdf Igor Aciole Souza - Monografia Lic. História CH 2023543.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.