Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29175
Title: A rede social Instagram como ferramenta para otimizar as ações de educação em solos: estudo de caso.
Other Titles: The instagram® social network as a tool to optimize soil education actions: a case study.
???metadata.dc.creator???: ALVES, José Ilton Pereira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VITAL, Adriana de Fátima Meira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Danilson Correia da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.
???metadata.dc.contributor.referee3???: BATISTA, Regiane Farias.
Keywords: Educação em solos;Soil education;Rede social Instagram;Instagram social network;Estudo de caso;Case Study;Popularização do solo;Popularization of the soil;Mídias sociais;Social media;Interatividade;Interactivity;Página @solonaescolaufcg;Page @solonaescolaufcg
Issue Date: 14-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, José Ilton Pereira. A rede social Instagram como ferramenta para otimizar as ações de educação em solos: estudo de caso. 2023. 38f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29175
???metadata.dc.description.resumo???: As plataformas de mídia social ganharam uma popularidade excepcional especialmente nos últimos dez anos e se tornaram uma parte importante da vida humana. Entre as plataformas populares de mídia social, a Instagram®, aplicativo cada vez mais popular, adaptado para o compartilhamento de fotos e vídeos é utilizado por milhões de pessoas todos os dias, por pessoas de todas as idades sendo também utilizadas para fins educacionais que tem tido cada vez mais possibilidades de uso na divulgação do conhecimento do solo. Assim, este estudo teve como objetivo identificar as páginas relacionadas a Educação em Solos na rede social Instagram® e avaliar o engajamento das publicações dos conteúdos pulicados na página do @solonaescolaufcg, utilizada como ferramenta complementar para a Educação em Solos. O método utilizado foi descritivo qualitativo, num estudo de caso e o período de análise compreendeu os anos de 2021, 2022 a janeiro de 2023. Os resultados indicaram a existência de 52 páginas de ações de Educação em Solos e 08 páginas de museus de popularização do conhecimento do solo. A análise da página do @solonaescolaucg apresentou um total de 2309 seguidores, com 1614 publicações, usadas na popularização do conhecimento do solo por meio de postagens lúdicas, o que vem aumentando o interesse dos visitantes pelo solo. Conclui-se que a utilização do Instagram® tem alta atratividade como ferramenta para intercâmbio de informações sobre solos e que pode ser usado como ferramenta pedagógica para sensibilização dos estudantes e como complemento às atividades dos professores na abordagem do conteúdo sobre solos.
Abstract: Social media platforms have gained exceptional popularity especially in the last ten years and have become an important part of human life. Among the popular social media platforms, Instagram®, an increasingly popular application adapted for sharing photos and videos is used by millions of people every day, by people of all ages being also used for educational purposes that has had more and more possibilities of use in the dissemination of soil knowledge. Thus, this study aimed to identify the pages related to Soil Education in the social network Instagram® and evaluate the engagement of the publications of the content posted on the page @solonaescolaufcg, used as a complementary tool for Soil Education. The method used was qualitative descriptive, in a case study and the analysis period comprised the years 2021, 2022 to January 2023. The results indicated the existence of 51 pages of Soil Education projects and 08 pages of museums popularizing soil knowledge. The analysis of the @solonaescolaucg page showed a total of 2309 followers, with 1614 publications, used in the popularization of soil knowledge through playful posts, which has been increasing the interest of visitors in soil. It is concluded that the use of Instagram® has high attractiveness as a tool for the exchange of information about soils and that it can be used as a pedagogical tool to raise the awareness of students and as a complement to the activities of teachers in the approach of soil content.
Keywords: Educação em solos
Soil education
Rede social Instagram
Instagram social network
Estudo de caso
Case Study
Popularização do solo
Popularization of the soil
Mídias sociais
Social media
Interatividade
Interactivity
Página @solonaescolaufcg
Page @solonaescolaufcg
???metadata.dc.subject.cnpq???: Agroecologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29175
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ ILTON PEREIRA ALVES - TCC AGROECOLOGIA CDSA 2023.pdfJosé Ilton Pereira Alves - TCC Agroecologia CDSA 20231.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.