Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29178
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | AMORIM, M. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1090859559103737 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | OLIVEIRA, F. C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. | - |
dc.contributor.referee2 | TORRES, Denise Xavier. | - |
dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2023.tccmon.amorim | - |
dc.description.resumo | A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Presidente Vargas na turma do 6º/7º ano do Programa EDUCARE, localizada no município de Sumé - PB, através da pesquisa-participante realizada em sala de aula, tendo por objetivo geral verificar como os mapas conceituais com a temática da agricultura familiar, construídos pelos próprios discentes potencializam o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Geografia na escola, através de uma didática mediada. Nessa pesquisa utilizamos o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-participante. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa, buscando apresentar as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala através da Pesquisa Participante. Verificamos que a nossa ação didática foi relevante para aprendizagem dos estudantes, pois os mesmos desenvolveram por meio da produção de mapas conceituais em sala de aula, uma melhor compreensão do conteúdo de Geografia. Os discentes expressaram, tanto na produção como na apresentação dos mapas conceituais com o tema da Agricultura Familiar, que associaram os conteúdos de Geografia que lhes foram apresentados, a sua utilidade no cotidiano, resultando em uma aprendizagem crítica, reflexiva e significativa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação do Campo | pt_BR |
dc.title | A produção de mapas conceituais da agricultura familiar como recurso didático no ensino e geografia. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023-02-15 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29178 | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-23T20:29:39Z | - |
dc.date.available | 2023-03-23 | - |
dc.date.available | 2023-03-23T20:29:39Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Mapas conceituais | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático - Geografia. | pt_BR |
dc.subject | Escola Municipal Presidente Vargas – Sumé – PB | pt_BR |
dc.subject | Projeto EDUCARE – Sumé – PB | pt_BR |
dc.subject | Geography Teaching | pt_BR |
dc.subject | Concept maps | pt_BR |
dc.subject | Didactic resource - Geography | pt_BR |
dc.subject | Presidente Vargas Municipal School – Sumé – PB | pt_BR |
dc.subject | EDUCARE Project – Sumé – PB | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | AMORIM, Marcelo. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The production of conceptual maps of family farming as a didactic resource in teaching and geography. | pt_BR |
dc.identifier.citation | AMORIM, Marcelo. A produção de mapas conceituais da agricultura familiar como recurso didático no ensino e geografia. 2023. 46f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29178 | pt_BR |
dc.description.resumen | La investigación se desarrolló en la Escuela Municipal Presidente Vargas en la clase de 6º/7º año del Programa EDUCARE, ubicada en el municipio de Sumé - PB, a través de una investigación participante realizada en el aula, con el objetivo general de verificar cómo los mapas conceptuales con el tema de la agricultura familiar, construido por los propios alumnos, potencian el proceso de enseñanza-aprendizaje en la enseñanza de la Geografía en la escuela, a través de la didáctica mediada. En esta investigación se utilizó el supuesto de la investigación cualitativa, a través de la investigación participante. Los datos recolectados fueron analizados de forma descriptiva e interpretativa, buscando presentar las características o relaciones existentes en las acciones realizadas en la sala a través de la Investigación Participante. Verificamos que nuestra acción didáctica fue relevante para el aprendizaje de los estudiantes, ya que desarrollaron, a través de la producción de mapas conceptuales en el aula, una mejor comprensión del contenido de Geografía. Los estudiantes expresaron, tanto en la producción como en la presentación de mapas conceptuales con el tema de la Agricultura Familiar, que asociaron los contenidos de Geografía que les fueron presentados, su utilidad en la vida cotidiana, resultando en un aprendizaje crítico, reflexivo y significativo. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARCELO AMORIM - TCC LIC. EDUCAÇÃO DO CAMPO CDSA 2023.pdf | Marcelo Amorim - TCC Lic. Educação do Campo CDSA 2023. | 1.89 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.