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dc.creator.IDAMORIM, M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1090859559103737pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.-
dc.contributor.referee2TORRES, Denise Xavier.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2023.tccmon.amorim-
dc.description.resumoA pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Presidente Vargas na turma do 6º/7º ano do Programa EDUCARE, localizada no município de Sumé - PB, através da pesquisa-participante realizada em sala de aula, tendo por objetivo geral verificar como os mapas conceituais com a temática da agricultura familiar, construídos pelos próprios discentes potencializam o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Geografia na escola, através de uma didática mediada. Nessa pesquisa utilizamos o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-participante. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa, buscando apresentar as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala através da Pesquisa Participante. Verificamos que a nossa ação didática foi relevante para aprendizagem dos estudantes, pois os mesmos desenvolveram por meio da produção de mapas conceituais em sala de aula, uma melhor compreensão do conteúdo de Geografia. Os discentes expressaram, tanto na produção como na apresentação dos mapas conceituais com o tema da Agricultura Familiar, que associaram os conteúdos de Geografia que lhes foram apresentados, a sua utilidade no cotidiano, resultando em uma aprendizagem crítica, reflexiva e significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação do Campopt_BR
dc.titleA produção de mapas conceituais da agricultura familiar como recurso didático no ensino e geografia.pt_BR
dc.date.issued2023-02-15-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29178-
dc.date.accessioned2023-03-23T20:29:39Z-
dc.date.available2023-03-23-
dc.date.available2023-03-23T20:29:39Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectMapas conceituaispt_BR
dc.subjectRecurso didático - Geografia.pt_BR
dc.subjectEscola Municipal Presidente Vargas – Sumé – PBpt_BR
dc.subjectProjeto EDUCARE – Sumé – PBpt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectConcept mapspt_BR
dc.subjectDidactic resource - Geographypt_BR
dc.subjectPresidente Vargas Municipal School – Sumé – PBpt_BR
dc.subjectEDUCARE Project – Sumé – PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAMORIM, Marcelo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe production of conceptual maps of family farming as a didactic resource in teaching and geography.pt_BR
dc.identifier.citationAMORIM, Marcelo. A produção de mapas conceituais da agricultura familiar como recurso didático no ensino e geografia. 2023. 46f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29178pt_BR
dc.description.resumenLa investigación se desarrolló en la Escuela Municipal Presidente Vargas en la clase de 6º/7º año del Programa EDUCARE, ubicada en el municipio de Sumé - PB, a través de una investigación participante realizada en el aula, con el objetivo general de verificar cómo los mapas conceptuales con el tema de la agricultura familiar, construido por los propios alumnos, potencian el proceso de enseñanza-aprendizaje en la enseñanza de la Geografía en la escuela, a través de la didáctica mediada. En esta investigación se utilizó el supuesto de la investigación cualitativa, a través de la investigación participante. Los datos recolectados fueron analizados de forma descriptiva e interpretativa, buscando presentar las características o relaciones existentes en las acciones realizadas en la sala a través de la Investigación Participante. Verificamos que nuestra acción didáctica fue relevante para el aprendizaje de los estudiantes, ya que desarrollaron, a través de la producción de mapas conceptuales en el aula, una mejor comprensión del contenido de Geografía. Los estudiantes expresaron, tanto en la producción como en la presentación de mapas conceptuales con el tema de la Agricultura Familiar, que asociaron los contenidos de Geografía que les fueron presentados, su utilidad en la vida cotidiana, resultando en un aprendizaje crítico, reflexivo y significativo.pt_BR
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