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dc.creator.IDCÂNDIDO, T. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.advisor1IDTORRES, D. X.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6913539254861756pt_BR
dc.contributor.referee1SÁ, Carolina Figueiredo.-
dc.contributor.referee1IDSÁ, C. F.pt_BR
dc.contributor.referee2ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.-
dc.contributor.referee2IDALENCAR, A. C. M.pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2023.tccartigo.candido-
dc.description.resumoO trabalho monográfico intitulado “A importância do profissional de apoio para o acompanhamento do ensino-aprendizagem de crianças com necessidades educacionais especiais em uma Escola do Campo: o caso da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental I Benícia Alves de Lima”, tem como objetivo geral compreender quais as especificidades do trabalho do profissional de apoio nas turmas que possuem crianças com necessidades educacionais especiais em uma Escola do Campo, mais especificamente, na Unidade Escolar da Zona Rural do Município de Monteiro - PB. Como objetivos da pesquisa: a) caracterizar a formação do profissional de apoio; b) mapear as estratégias de trabalho do profissional de apoio com as crianças; e c) identificar aproximações do trabalho desenvolvido pelo profissional de apoio com a Educação do Campo a partir dos princípios da Educação Contextualizada. Através de levantamentos bibliográficos, leituras e análises de algumas obras de diferentes autores, procurou-se apresentar aspectos relevantes acerca do tema abordado, como por exemplo, Leite, 1999; Ribeiro, 2012; Mosquera, 2003; Carvalho, 2007; Nunes, 2010; Manzini, 2010; Sassaki, 1997; Kraus, 2015; Farias, 2009, entre outros. Considero este trabalho de grande relevância, através dele tenho a oportunidade de desempenhar um trabalho que poderá contribuir futuramente de maneira significativa para outras pessoas, e principalmente para os profissionais de apoio de crianças com necessidades educacionais especiais que buscam compreender melhor sobre o tema, pois os educadores e professores precisam estar cientes das diversidades que vão encontrar nas salas de aula, por este motivo devem estar preparados, dispostos e conscientes que trabalharão com as diferenças. A inclusão desses alunos com necessidades educacionais especiais é um grande desafio, mas que deve ser enfrentados por todos, desde os governantes, os órgãos que são encarregados pelas normas educacionais, quanto pelas direções de cada escola, sua equipe escolar e mais especificamente pelos educadores, profissionais de apoio, pais, enfim, por toda comunidade. Com esta pesquisa, foi possível analisar de maneira mais minuciosa a importância das unidades escolares disponibilizarem profissionais especializados para cuidar de crianças com necessidades educacionais especiais, pois, como sabemos, esses alunos dependem de alguém para se locomoverem, se alimentarem e para as demais necessidades de higienização. Conhecemos sobre a formação do profissional de apoio, que o mesmo tem a necessidade de ser melhor assistido para conhecer as especificidades dos estudantes; sobre o mapeamento das estratégias de trabalho do profissional de apoio com as crianças, para saber as estratégias utilizadas em sala de aula para que os alunos consigam acompanhar e compreender as atividades trabalhadas em cada disciplina; e por fim, buscamos identificar as aproximações do trabalho desenvolvido pelo profissional de apoio com a Educação do Campo a partir dos princípios da Educação Contextualizada, como forma de identificar as atividades desenvolvidas na sala de aula que se relacionam de fato com a Educação do Campo e com a realidade do aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação do Campopt_BR
dc.titleA importância do profissional de apoio para o acompanhamento de ensino-aprendizagem de crianças com necessidades educacionais especiais em uma escola do campo: o caso da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental I Benícia Alves de Lima.pt_BR
dc.date.issued2023-02-16-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29185-
dc.date.accessioned2023-03-24T19:24:39Z-
dc.date.available2023-03-24-
dc.date.available2023-03-24T19:24:39Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectProfissional de apoio - educaçãopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectEscola Municipal Benícia Alves de Lima – Monteiro – PBpt_BR
dc.subjectMonteiro – PB – Educação do Campopt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectProfessional support - educationpt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectField Educationpt_BR
dc.subjectCountry schoolpt_BR
dc.subjectMunicipal School Benícia Alves de Lima – Monteiro – PBpt_BR
dc.subjectMonteiro – PB – Rural Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCÂNDIDO, Tamires dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of the support professional for monitoring the teaching-learning of children with special educational needs in a rural school: the case of the Municipal School of Early Childhood Education and Elementary Education I Benícia Alves de Lima.pt_BR
dc.identifier.citationCÂNDIDO, Tamires dos Santos. A importância do profissional de apoio para o acompanhamento de ensino-aprendizagem de crianças com necessidades educacionais especiais em uma escola do campo: o caso da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental I Benícia Alves de Lima. 2023. 80f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29185pt_BR
dc.description.resumenEl trabajo monográfico titulado “La importancia del profesional de apoyo para el acompañamiento de la enseñanza-aprendizaje de niños necesidades educativos especiales en una Escuela Rural: el caso de la Escuela Municipal de Educación Infantil y Educación Básica I Benícia Alves de Lima”, tiene como objetivo general comprender cuáles son las especificidades del trabajo del profesional de apoyo em lãs clases que tienen niños com necesidades educativos especiales en una Escuela Rural, más específicamente, en la Unidad Escolar del Área Rural del Municipio de Monteiro - PB. Como objetivos de la investigación: a) caracterizar la formación del profesional de apoyo; b) mapear las estrategias de trabajo del profesional de apoyo con los niños; y c) identificar aproximaciones del trabajo desarrollado por el profesional de apoyo con la Educación Rural a partir de los principios de la Educación Contextualizada. A través de levantamientos bibliográficos, lecturas y análisis de algunas obras de diferentes autores, se intentó presentar aspectos relevantes sobre el tema abordado, como por ejemplo, Leite, 1999; Ribeiro, 2012; Mosquera, 2003; Carvalho, 2007; Nunes, 2010; Manzini, 2010; Sassaki, 1997; Kraus, 2015; Farias, 2009, idem. Considero de gran relevancia este trabajo, a través del mismo tengo la oportunidad de realizar una labor que puede contribuir significativamente a otras personas en el futuro, y en especial a los profesionales de apoyo de niños con necesidades educativos especiales que buscan comprender mejor el tema, como educadores y docentes. necesitan ser conscientes de las diversidades que encontrarán en las aulas, por ello deben estar preparados, dispuestos y conscientes de que trabajarán con las diferencias. La inclusión de estos Estudiantes con necesidades educativos especiales es um gran desafío, pero que debe ser enfrentado por todos, desde el gobierno, los órganos que están a cargo de las normas educativas, así como la dirección de cada escuela, supersonal escolar y más. específicamente por parte de educadores, profesionales de apoyo, padres, en definitiva, para toda la comunidad. Con esta investigación fue posible analizar con más detallela importancia de que las unidades escolares cuenten con profesionales especializados para atender a los niños con necesidades educativos especiales, ya que, como sabemos, estos estudiantes dependen de alguien para moverse, comer y para otras necesidades de higiene. Sabemos de la formación del profesional de apoyo, que necesita ser mejor asistido para conocer las especificidades de los alumnos; en el mapeo de las estrategias de trabajo del profesional de apoyo con los niños, para conocer las estrategias utilizadas en el aula para que los alumnos puedan seguir y comprender las actividades trabajadas en cada tema; y finalmente, buscamos identificar las aproximaciones del trabajo desarrollado por el profesional de apoyo a la Educación Rural a partir de los principios de la Educación Contextualizada, como forma de identificar las actividades desarrolladas en el aula que en realidad están relacionadas con la Educación Rural y con la realidad del estudiante.pt_BR
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