Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29186
Title: A monitoria das disciplinas de solos na dinâmica acadêmica e na formação profissional.
Other Titles: The monitoring of soil disciplines in academic dynamics and professional training.
???metadata.dc.creator???: TEOBALDO, Karoline Solange Borges.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VITAL, Adriana de Fátima Meira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CANUTO, Morgana Fabíola Cunha Meira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BATISTA, Regiane Farias.
???metadata.dc.contributor.referee3???: LEITE, Paolla Ketylly Silva.
Keywords: Monitoria acadêmica;Disciplinas de solos – UFCG - CDSA;Programa de monitoria;Ensino de solos
Issue Date: 14-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TEOBALDO, Karoline Solange Borges. A monitoria das disciplinas de solos na dinâmica acadêmica e na formação profissional. 2023. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Engenharia de Biossistemas, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Sumé - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29186
???metadata.dc.description.resumo???: A monitoria acadêmica é uma área importante, complementar e estratégica na formação dos graduandos, que atua como mediador e facilitador do processo de ensino e aprendizagem e que permite o desenvolvimento de novas atitudes, competências e habilidades. Nos cursos das Ciências Agrárias as disciplinas de Solos têm um nível importante de complexidade, sobretudo para o iniciante, o que estimula a presença do monitor para auxiliar no desenvolvimento acadêmico. A presente pesquisa objetivou relatar a importância dos Programas de Monitorias e verificar a percepção dos acadêmicos egressos que participaram da monitoria em disciplinas de Solos. A metodologia constou de uma ampla revisão bibliográfica abordando aspectos pertinentes à monitoria e caracterizou-se como exploratória com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário elaborado no Google Docs e posteriormente tabulado no programa excel. O resultado da revisão de literatura mostrou que o Programa de Monitoria é importante para as disciplinas de Solos, mas as publicações sobre o tema ainda são poucas. Relativo ao estudo de percepção com os estudantes, verificou-se que a maioria dos participantes é do gênero feminino 54,2% e predominou como interesse pela monitoria a oportunidade de bolsa 54,2%, mas que a participação na monitoria aumentou o interesse pela área de solos para 41,7%. Sobre a contribuição que a monitoria oferece aos acadêmicos 70,8% afirmaram que contribui bastante para o aprendizado na disciplina, 16,7% que incentiva o interesse pela área e 8,3% que auxilia na organização de atividades práticas. Conclui-se pela importância do programa de monitoria com ênfase em Solos como necessário ao crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional e tomadas de decisões frente aos desafios ambientais da atualidade.
Abstract: The academic monitoring is an important, complementary and strategic area in the formation of undergraduates, which acts as a mediator and facilitator of the teaching and learning process and allows the development of new attitudes, skills and abilities. In the Agrarian Sciences courses, the Soil subjects have an important level of complexity, especially for beginners, which stimulates the presence of a monitor to help in the academic development. The present research aimed to report the importance of the Tutoring Programs and to verify the perception of the former students who participated in the tutoring of Soil subjects. The methodology consisted of a broad literature review addressing aspects pertinent to tutoring and was characterized as exploratory with a qualitative approach. For data collection we used a questionnaire created in Google Docs and later tabulated in Excel. The result of the literature review showed that the Tutoring Program is important for the Soil subjects, but the publications on the theme are still few. Regarding the perception study with the students, it was found that most of the participants are female 54.2% and the opportunity of a scholarship was the predominant interest for the monitoring program 54.2%, but that the participation in the monitoring program increased the interest for the area of soils to 41.7%. Regarding the contribution that the monitoring program offers to the students, 70.8% said that it contributes a lot to their learning in the discipline, 16.7% that it encourages their interest in the area, and 8.3% that it helps them organize practical activities. It is concluded that the importance of the monitoring program with an emphasis on Soils is necessary for personal and professional growth and development, as well as for decision making in the face of today's environmental challenges.
Keywords: Monitoria acadêmica
Disciplinas de solos – UFCG - CDSA
Programa de monitoria
Ensino de solos
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Biossistemas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29186
Appears in Collections:Curso Bacharelado em Engenharia de Biossistemas - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KAROLINE SOLANGE BORGES TEOBALDO - TCC ENG. DE BIOSSISTEMAS CDSA 2023.pdfKaroline Solange Borges Teobaldo - TCC Eng. de Biossitemas CDSA 20231.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.