Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29196
Title: Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica.
Other Titles: Artistic-cultural actions applied to teaching the Periodic Table in basic education.
???metadata.dc.creator???: ALBUQUERQUE, Alaim Timoteo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira.
Keywords: Química - ensino;Educação básica;Chemistry - teaching;Tabela Periódica;Periodic table;basic education
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALBUQUERQUE, Alaim Timoteo. Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica. 2019. 53f. Monografia (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho refere-se a Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da tabela periódica na educação básica, que tem como objetivo dinamizar o estudo dos elementos químicos na Tabela Periódica assim, construindo o conhecimento de forma interativa e espontânea, já como objetivos específicos, o mesmo conta com os seguintes: Entender a disposição dos elementos químicos em seus respectivos grupos e períodos através da arte pintada e ampliada da tabela periódica em uma das paredes da escola; Promover um debate em sala de aula com intuito de instigar os discentes a aprofundar seus estudos sobre como foram dispostos os elementos químicos por Mendeleiev na tabela periódica; Entender através da arte e da encenação o papel fundamental da Tabela Periódica;Nortear os discentes a respeito da importância de se estudar a tabela periódica com uso de Ações Artístico-Culturais na Educação Básica e o relacionamento dos elementos químicos com o cotidiano do aluno. O instrumento da pesquisa gira em torno de questionários feitos a partir de intervenções didático-pedagógicas em sala de aula. Os dados obtidos foram analisados e transformados em gráficos para uma maior compreensão. Os resultados da pesquisa evidenciaram que mudar e inovar nas metodologias em sala de aula é o primeiro passo para um processo de ensino e aprendizagem significativa.
Abstract: The present work refers to artistic-cultural actions applied to the teaching of the periodic table in basic education, which aims to dynamize the study of the chemical elements in the Periodic Table, thus constructing the knowledge in an interactive and spontaneous way, already as specific objectives, the same has the following: Understand the arrangement of the chemical elements in their respective groups and periods through the painted and enlarged art of the periodic table on one of the walls of the school; To promote a debate in the classroom with the intention of instigating the students to deepen their studies on how the chemical elements were arranged by Mendeleiev in the periodic table; To understand through the art and the staging the fundamental role of the Periodic Table; To advise the students about the importance of studying the periodic table with the use of Artistic-Cultural Actions in Basic Education and the relationship of the chemical elements with the daily life of the student. The research instrument revolves around questionnaires made from didactic-pedagogical interventions in the classroom. The obtained data were analyzed and transformed into graphs for a greater understanding. The results of the research showed that changing and innovating in classroom methodologies is the first step towards a meaningful teaching and learning process.
Keywords: Química - ensino
Educação básica
Chemistry - teaching
Tabela Periódica
Periodic table
basic education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Quimica.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29196
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALAIM TIMOTEO ALBUQUERQUE. MONOGRAFIA QUIMICA. CFP 2019.pdfAlaim Timoteo Albuquerque. Monografia Quimica. CFP 2019.1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.