Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29197
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGOMES, S. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2491750974624130pt_BR
dc.contributor.advisor1BARROS, José Deomar de Souza.-
dc.contributor.advisor1IDBARROS, J. D. Spt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4746998969781203pt_BR
dc.contributor.referee1FLORENTINO, Hugo da Silva.-
dc.contributor.referee2BEZERRA, Danielly de Sousa.-
dc.description.resumoCom a adesão ao ensino remoto o ensino de Biologia passou por diversas mudanças, onde os docentes fizeram adequações em suas metodologias de ensino para que a aprendizagem dos discentes não fosse prejudicada. Assim, a presente pesquisa teve por objetivo promover uma melhor aprendizagem dos alunos no ensino remoto por meio da utilização de sequências didáticas no Ensino de Biologia. A referida pesquisa trata-se de uma pesquisa-ação, inicialmente foram aplicados questionários para os discentes e para a docente de Biologia, a respeito de aspectos relacionados ao ensino remoto. Em seguida, foram realizadas sequências didáticas sobre temas de Biologia nas turmas do ensino médio e, posteriormente, foi aplicado um questionário semiestruturado aos discentes e realizada uma entrevista com a docente a respeito do uso de sequências didáticas no ensino remoto. As análises dos dados ocorreram de forma quali-quantitativa, para uma obtenção de dados mais elaborados sobre a temática. Diante dos resultados obtidos verificou-se que, apesar das dificuldades impostas pelo ensino remoto os discentes consideram que têm sido uma experiência satisfatória para a aprendizagem, já para a docente é uma experiência insatisfatória, visto que, a falta de recursos adequados impossibilita o desenvolvimento de aulas dinâmicas e interativas. Já com relação a realização de sequências didáticas no ensino remoto e a utilização de recursos tecnológicos digitais, se mostraram favoráveis para uma aprendizagem significativa, tanto para a docente quanto para os discentes. Dessa forma, conclui-se que, o uso de estratégias diversificadas no ensino remoto de Biologia contribuiu para uma melhor aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicas.pt_BR
dc.titleEnsino remoto em biologia: experienciando sequências didáticas no ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2023-03-25-
dc.description.abstractWith the adherence to remote teaching, teaching biology has gone through several changes. Educators made adjustments to their teaching methods so that the learning process was not negatively affected. The aim of the present study was to promote better student learning in high school through the use of teaching sequences for the subject of biology. A study-action was performed. Questionnaires were first administered to the students and biology teacher addressing aspects related to remote teaching. Teaching sequences were then used with topics in biology in high school classes. A second questionnaire with open-ended and closed-ended questions was administered to the students and an interview was held with the educator on the use of teaching sequences in the remote context. Despite the difficulties imposed by remote teaching, the students considered the experience to be satisfactory for learning, whereas the educator found the experience unsatisfactory, as the lack of adequate resources impeded the development of dynamic, interactive classes. However, teaching sequences in the remote context and the use of digital technological resources proved favorable to significant learning in the opinions of both the students and educator. Thus, the use of diverse strategies in remote biology teaching contributed to a better learning process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29197-
dc.date.accessioned2023-03-28T23:38:22Z-
dc.date.available2023-03-28-
dc.date.available2023-03-28T23:38:22Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectSequências didáticaspt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectMetodologia ativaspt_BR
dc.subjectRecursos tecnólogicospt_BR
dc.subjectremote teachingpt_BR
dc.subjectBiologypt_BR
dc.subjectdidactic sequencespt_BR
dc.subjectactive methodologiespt_BR
dc.subjecttechnological resourcespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Suênia Maria.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRemote teaching in biology: experiencing didactic sequences in high school.pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Suênia Maria. Ensino remoto em biologia. 2022. 49f. Artigo Cientifico (Licenciatura em Ciências Biológicas) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas CFP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SUÊNIA MARIA GOMES. ARTIGO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. CFP 2022.pdfSuênia Maria Gomes. Artigo Ciências Biológicas. CFP 2022.1.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.