Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29200
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMOREIRA, L. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3971417984875300pt_BR
dc.contributor.advisor1SOARES, Luisa de Marilac Ramos.-
dc.contributor.advisor1IDSOARES, L. M. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3152646710019289pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SANTOS, Regina Batista de Macena Martins dos.-
dc.contributor.advisor-co1IDSANTOS, L. R. B. M. M.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9207260697100351pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2CUNHA, Ane Cristina H.-
dc.description.resumoO presente trabalho pretende discutir a temática das relações étnico-raciais no espaço escolar a partir da atuação de professoras do ensino fundamental diante de casos de racismo na cidade de Cajazeiras. Para tanto, teve como objetivo geral: analisar como as professoras do ensino fundamental abordam as questões étnico-raciais no ambiente escolar. E como objetivos específicos: investigar como as professoras identificam os casos de racismo entre as crianças negras; identificar como acontece a mediação pedagógica nos casos de racismo que as crianças negras sofrem no ambiente escolar e refletir sobre as relações étnico-raciais nos anos iniciais do ensino fundamental. Discutindo através do referencial teórico a construção da identidade das crianças negras de como a formação dos professores contribui para o desenvolvimento adequado, sem discriminação e possibilita à aplicação das leis que garantem a igualdade de direitos. O percurso metodológico teve como método de pesquisa a abordagem qualitativa e o procedimento técnico as leituras bibliográficas sobre o tema para responder aos objetivos propostos deste trabalho. Se deu como instrumento de coleta de dados o questionário que constituiu nove questões sobre formação das professoras, formas de contratação e ações pedagógicas na prática. A pesquisa foi concluída com a seguinte prerrogativa: o conhecimento unido à prática cotidiana combate ao racismo, repercutindo na sociedade para que as pessoas não reproduzam e naturalizem o racismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAtuação de professoras do ensino fundamental diante de casos de racismo na cidade de Cajazeiras, PB.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.description.abstractThis paper intends to discuss the theme of ethnic-racial relations in the school space from the performance of elementary school teachers in the face of cases of racism in the city of Cajazeiras. For that, it had as general objective: to analyze how the teachers of the fundamental teaching approach the ethnic-racial issues in the school environment. And as specific objectives: to investigate how teachers identify cases of racism among black children; identify how pedagogical mediation happens in cases of racism that black children suffer in the school environment and reflect on ethnic-racial relations in early childhood education. Discussing through the theoretical framework the construction of the identity of black children of how the training of teachers contributes to the proper development, without discrimination and allows the application of laws that guarantee equal rights. The methodological path had as a research method the qualitative approach and the technical procedure the bibliographic readings on the theme to answer the proposed objectives of this work. The questionnaire that constituted nine questions about teacher training, forms of hiring and pedagogical actions in practice was given as a data collection instrument. The research was concluded with the following prerogative: knowledge combined with daily practice to combat racism, impacting society so that people do not reproduce and naturalize racism.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29200-
dc.date.accessioned2023-03-29T12:29:02Z-
dc.date.available2023-03-29-
dc.date.available2023-03-29T12:29:02Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectProfessoraspt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectethnic-racial relationspt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOREIRA, Léia Figueiredo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePerformance of elementary school teachers in cases of racism in the city of Cajazeiras, PB.pt_BR
dc.identifier.citationMOREIRA, Léia Figueiredo. Atuação de professoras do ensino fundamental diante de casos de racismo na cidade de Cajazeiras, PB. 2020. 69f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LÉIA FIGUEIREDO MOREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2020.pdfLéia Figueiredo Moreira. Monografia Pedagogia. CFP 2020.333.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.