Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29201
Title: A inclusão em uma escola do Sertão da Paraiba e a relação com a familia de autistas.
Other Titles: Inclusion in a school in the Sertão da Paraíba and the relationship with the autistic family.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, Maria Sônia Leite de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Rozilene Lopes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
Keywords: Educação inclusiva;Autismo;Pessoa com TEA;Relação familia-escola;Estudo de caso;inclusive education;Autism;person with TEA;family-school relationship;Case study
Issue Date: 5-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Maria Sônia Leite de. A inclusão em uma escola do Sertão da Paraiba e a relação com a familia de autistas. 2020. 39f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho visa contribuir para com a sociedade, com relação à efetivação de direitos, para com as crianças com deficiências, relação escola, e família. Com embasamento para que se possa compreender, o processo de inclusão fundamentado na legislação da pessoa com TEA (Transtorno de Espectro Autista) e seus direitos. O referido trabalho tem como objetivo geral: analisar se os direitos das crianças com TEA estão sendo efetivado como determina a Lei. Foi realizada uma entrevista com uma mãe de uma criança com TEA, que frequenta a escola, para que pudéssemos compreender o processo de inclusão e a relação da família e escola, favorecendo suas vivências no contexto escolar como também no âmbito social. Por isso é tão importante adentrarmos ao mundo TEA e conhecer de perto os desafios enfrentados cotidianamente não somente pelo individuo autista, mas também pela família e toda a sociedade a qual ele está inserido. Diante dos resultados buscados pelo trabalho, afirmo que foram alcançados, percebido o esforço tanto da família quanto da escola para que os direitos da criança sejam efetivados, há uma boa relação família e escola.
Abstract: This work aims to contribute to society, concerning the realization of rights, for children with disabilities, school, and family. With a basis for understanding, the inclusion process is based on the legislation of the person with ASD (Autistic Spectrum Disorder) and their rights. This work has the general objective: to analyze if the rights of children with ASD are being implemented as determined by the Law. An interview was conducted with a mother of a child with ASD, who attends school, so that we could understand the process of inclusion and the relationship of the family and school, favoring their experiences in the school context as well as in the social sphere. That is why it is so important to enter the ASD world and get to know closely the challenges faced daily not only by the autistic individual but also by the family and the whole society to which he is inserted. Given the results sought by the work, I affirm that were achieved, perceived the effort of both the family and the school for the rights of the child are effective, there is a good relationship family and school.
Keywords: Educação inclusiva
Autismo
Pessoa com TEA
Relação familia-escola
Estudo de caso
inclusive education
Autism
person with TEA
family-school relationship
Case study
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29201
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA SÔNIA LEITE DE ALMEIDA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2020.pdfMaria Sônia Leite de Almeida. Monografia Pedagogia. CFP 2020. 266.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.