Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29204
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUSA, José Wanderley Alves de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, José Wanderley Alves de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2153342395005389pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Abdoral Inácio da.-
dc.contributor.referee2ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é abordar o ato de ler no que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as noções da linguística textual e da análise de discurso francesa. A leitura tem como característica o aprofundamento da parte densa na interpretação textual/discursiva, promovendo a reflexão e colaborando significativamente na formação social e crítica do estudante acerca do mundo e possibilitando conexões de aprendizado, despertando, assim, o interesse do estudante por vários tipos de leitura. Com isso, para atingir o objetivo geral, elencamos como um dos objetivos específicos analisar tirinhas do Enem de 2012 e de 2013. Desse modo, analisamos as características linguísticas e discursivas. Para isso, utilizamos uma pesquisa documental, investigando a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018); e o referencial teórico embasado nos estudos de Koch e Elias (2012); Koch (2004); Martins (2006); nos estudos sobre os gêneros textuais de Marcuschi (2002); Antunes (2010); Orlandi (2008); Orlandi (2013); Guimarães (2009); e Prodanov e Freitas (2013). Quanto ao procedimento metodológico, a pesquisa se classifica como descritiva e bibliográfica de abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa apontam para a apropriação da leitura com amparo teórico-metodológico na linguística textual e na análise de discurso de linha francesa, desenvolvendo a leitura das tirinhas, nas categorias de análise textual e análise discursiva em nossa proposta de leitura para alunos do ensino médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleAbordagens sobre o ato de ler à luz da BNCC: uma proposta de mediação em aulas de língua portuguesa no Ensino Médio.pt_BR
dc.date.issued2023-02-07-
dc.description.abstractThe objective of this academic work is to approach the act of reading as proposed by the Brazil’s National Comum Curriculum Base (BNCC) and the notions of textual linguistics and french discourse analysis. The reading has as characteristic the deepening of the dense part in the textual/discursive interpretation, promoting the reflection and significantly collaborating in the student's social and critical formation about the world and enabling learning connections, thus arousing the student's interest for various types of reading. With that, to achieve the general objective, we list as one of the specific objectives to analyze Enem comic strips of 2012 and 2013. In this way, we analyze the linguistic and discursive characteristics. Thereby, we did a documentary research, investigating the Brazil’s National Comum Curriculum Base (BRASIL, 2018); and the theoretical framework based on studies by Koch and Elias (2012); Koch (2004); Martins (2006); in studies on textual genres by Marcuschi (2002); Antunes (2010); Orlandi (2008); Orlandi (2013); Guimarães (2009); and Prodanov and Freitas (2013). As for the methodological procedure, the research can be classified as descriptive and bibliographic with a qualitative approach. The research results highlight to the appropriation of reading with theoretical-methodological support in textual linguistics and in french discourse analysis, developing the reading of Enem comic strips, in the categories of textual analysis and discursive analysis in our reading proposal for high school students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29204-
dc.date.accessioned2023-03-29T13:36:08Z-
dc.date.available2023-03-29-
dc.date.available2023-03-29T13:36:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelações escolarespt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectschool relationspt_BR
dc.subjectaffectivitypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectteacher-student relationshippt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Solange Araújo e.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeApproaches to the act of reading in the light of the BNCC: a proposal for mediation in Portuguese language classes in high school.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Solange Araújo e. Abordagens sobre o ato de ler à luz da BNCC: uma proposta de mediação em aulas de língua portuguesa no Ensino Médio. 2023. 43f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOLANGE ARAÚJO E SILVA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2023.pdfSolange Araújo e Silva. Monografia Letras - Língua Portuguesa. CFP 2023. 489.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.