Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29215
Title: Educação Lúdica: Contribuições para o desenvolvimento integral da criança na Creche Ana Ferreira.
Other Titles: Playful Education: Contributions to the integral development of children at Creche Ana Ferreira.
???metadata.dc.creator???: LOPES, Emanuela Vieira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMPOS , Maria de Lourdes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FEITOSA, Belijane Marques.
Keywords: Educação infantil;Educação lúdica;Lúdico;Ludicidade;Desenvolvimento integral;child education;ludic education;Ludic;playfulness;comprehensive development
Issue Date: 4-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LOPES, Emanuela Vieira. Educação lúdica: contribuição para o desenvolvimento integral da criança na Creche Ana Ferreira. 2020. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: O Lúdico é um aliado importante para os professores, podendo ser utilizado em sala de aula como importante ferramenta pedagógica. O presente trabalho disserta sobre como a educação lúdica pode colaborar para o desenvolvimento integral da criança nos anos inicias em vários aspectos. O objetivo geral da pesquisa é investigar as contribuições que a Educação Lúdica oferece para o desenvolvimento integral da criança de quatro a cinco anos na Educação Infantil. Os objetivos específicos são: 1) analisar se a Educação Lúdica oferecida ás crianças contribui para o desenvolvimento integral; 2) compreender como da Educação Lúdica é organizada na escola; 3) refletir sobre como se orientam as práticas pedagógicas da Educação Lúdica planejada pela turma investigada. O referencial teórico, aborda primeiramente a maneira de compreender as contribuições da Educação Lúdica para o desenvolvimento da criança e um breve histórico da Educação Lúdica a partir de um estudo bibliográfico baseado em leis, apresenta também a relação de como o brincar auxilia no desenvolvimento integral da criança. Nesta pesquisa, a coleta de dados foi feita por meio de uma entrevista semiestruturada e da observação da prática de atividades lúdicas das crianças no pátio e em sala de aula. Conforme os dados coletados e analisados comprovou-se que á educação lúdica vem contribuindo de forma positiva para o desenvolvimento integral da criança nas series iniciais, como também é fundamental que o ensino lúdico aconteça efetivamente nas escolas.
Abstract: Playful is an important ally for teachers and can be used in the classroom as an important educational tool. The present work talks about how the playful education that can collaborate for the integral development of the child in the early years in several aspects. The general objective of the research is to investigate the contributions that the Playful Education offers for the integral development of the child of four to five years in the Early Childhood Education. The specific objectives are: 1) Research the history of Playful Education in Early Childhood Education; 2) analyze the laws that guide pedagogical practice in Early Childhood Education related to play activities; 3) analyze whether the Playful Education offered to children contributes to their integral development. In the theoretical framework, it first addresses the way of understanding the contributions of Playful Education to the child's development and a brief history of Playful Education from a bibliographic study based on laws, also presents the relationship of how playing helps in the integral development of child. In this research, data collection was done through a Semistructured interview and observation of the practice of children's play activities in the courtyard and in the classroom. According to the data collected and analyzed, it was proved that playful education has been making a positive contribution to the integral development of children in the initial grades, as well as it is essential that playful teaching takes place effectively in schools.
Keywords: Educação infantil
Educação lúdica
Lúdico
Ludicidade
Desenvolvimento integral
child education
ludic education
Ludic
playfulness
comprehensive development
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29215
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMANUELA VIEIRA LOPES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2020.pdfEmanuela Vieira Lopes. Monografia Pedagogia CFP 2020.504 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.