Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29223
Title: Profissionais técnicos de provedores de internet: da vida à técnica, da técnica à administração, da administração à vida.
Other Titles: Technical professionals from internet providers: from life to technique, from technique to administration, from administration to life.
???metadata.dc.creator???: BAUNILHA, Jorge Romero.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Orlando Gomes da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Alexandre Wallace Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MACRI, Luma Michelly Soares Rodrigues.
Keywords: Tecnologias;Epistemologias do Sul;Bacharelado em Administração;Technologies;Epistemologies of the South;Bachelor's Degree Administration
Issue Date: 24-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BAUNILHA, Jorge Romero. Profissionais técnicos de provedores de internet: da vida à técnica, da técnica à administração, da administração à vida, 2022. 15fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo é advindo de um programa (conjunto de 3 projetos) para tratar sobre as relações entre Big Data e Administração. Como registrado em nossa seção de conceitos etnometodológicos, a abordagem a “Big Data” pode ser dividida em pelo menos 3 caminhos no processo de um TC de Administração nesta instância de Bacharelado. Primeiro, pode ser tratada muito superficialmente, no sentido de possibilitar intuir alguma compreensão das técnicas, principalmente a partir de pesquisa bibliográfica. Segundo, há a possibilidade de um mergulho em programação, linguagem de programação, para isso sendo necessário ao menos lidar com Python ou R e algum aparato crítico para não apenas “programar”. Terceiro, há um amplo aparato de compreensão das ciências sociais e das humanidades, no contexto da tecnopolítica para esse campo. Fomos conduzidos a experimentar um pouco no terceiro campo. Para isso realizamos uma autetnografia de orientação etnometodológica. Nossa narrativa, sobre a qual explicamos ainda na introdução os porquês dos formatos, segue um processo de caminhar até um encontro com a avaliação e a discussão. Falamos da integração da técnica no processo de aprendizagem e colocação profissional e da associação entre essas vivências e o curso de Administração na UFCG, Sousa. Concluímos trazendo afirmações e questionamentos para dar continuidade a esse processo, dentre esses apontamentos talvez a questão fundamental seja, como a universidade, um curso de Administração mais especificamente, pode se associar a essa vivência técnica dos estudantes e potencializar as possibilidades de atuação profissional em suas diversas áreas?
Abstract: This article comes from a program (set of 3 projects) to deal with the relationship between Big Data and Administration. As recorded in our section on ethnomethodological concepts, the approach to “Big Data” can be divided into at least 3 paths in the process of a Business TC in this instance of Bachelor's Degree. First, it can be treated very superficially, in the sense of making it possible to intuit some understanding of the techniques, mainly from bibliographical research. Second, there is the possibility of diving into programming, a programming language, for which it is necessary to at least deal with Python or R and some critical apparatus for not just “programming”. Third, there is a broad apparatus for understanding the social sciences and the humanities, in the context of technopolitics for this field. We were led to try a little on the third course. For this, we performed an ethnomethodological orientation autethnography. Our narrative, which we also explain in the introduction the reasons for the formats, follows a process of moving towards a meeting with evaluation and discussion. We talk about the integration of the technique in the process of learning and professional placement and the association between these experiences and the Business Administration course at UFCG, Sousa. We conclude by bringing affirmations and questions to give continuity to this process, among these notes perhaps the fundamental question is, how the university, a Business Administration course more specifically, can be associated with this technical experience of the students and enhance the possibilities of professional performance in their several areas?
Keywords: Tecnologias
Epistemologias do Sul
Bacharelado em Administração
Technologies
Epistemologies of the South
Bachelor's Degree Administration
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29223
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JORGE ROMERO BAUNILHA - TCC ADM 2023.pdfJorge Romero Baunilha - TCC Administração CCJS 2022245.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.