Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29224
Title: Formação profissional em serviço social: o processo de estágio curricular supervisionado e a Política Nacional de Assistência Social.
Other Titles: Professional training in social work: the supervised curricular internship process and the National Social Assistance Policy (Brazil).
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Raênia Thaís Virgínio de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FREITAS, Anderson Nayan Soares de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FELIX, Maria da Conceição Silva.
Keywords: Serviço Social;Formação Profissional em Serviço Social;Estágio Curricular Supervisionado;Política Nacional de Assistência Social;Social service;Professional Training in Social Work;Supervised internship;National Policy for Social assistance
Issue Date: Mar-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Raênia Thaís Virgínio de. Formação profissional em serviço social: o processo de estágio curricular supervisionado e a Política Nacional de Assistência Social, 2023. 41fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Serviço Social e Gestão de Políticas Públicas). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho consiste em compreender o estágio curricular supervisionado na Política de Assistência Social, tendo em vista que é uma política fragilizada, precarizada, devido à ofensiva neoliberal, rebatendo na formação profissional em Serviço Social para a consolidação do Projeto Profissional resguardado pelas Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS. A partir da temática escolhida, “Formação Profissional em Serviço Social: O Processo de Estágio Curricular Supervisionado e a Política Nacional de Assistência Social”. A investigação é baseada no método crítico-dialético, utilizando-se da pesquisa bibliográfica de caráter exploratório. A escolha do tema deu-se devido à importância representada pelo Estágio Supervisionado em Serviço Social em seus três níveis. Buscando demonstrar tal importância, inicialmente faz-se um resgate histórico de leis e regulamentações de estágio, desde a década de cinquenta com a Lei N. 3.252 de 1957, até a Lei N.o 11.788/08 vigente, e a partir disso, a importância do estágio curricular para a formação profissional no Curso de Serviço Social. Após tais discussões, a Política de Assistência Social é abordada através do Sistema Único de Assistência Social- SUAS como espaço de atuação profissional e campo de inserção de estagiários. Materializando os assuntos abordados, verifica-se que essa problemática na dinâmica da sociedade atual, impõe uma série de desafios à formação profissional do/a estagiário/a inserido na política de assistência social, tendo em vista o grande desmonte de políticas públicas, oportunizando uma reflexão quanto aos desafios e perspectivas da profissão nesses espaços.
Abstract: The present work consists of understanding the supervised curricular internship in the Social Assistance Policy, considering that it is a weakened, precarious policy, due to the neoliberal offensive, impacting on professional training in Social Work for the consolidation of the Professional Project protected by the Curricular Guidelines of the Brazilian Association for Teaching and Research in Social Work – ABEPSS. Based on the chosen theme, “Professional Training in Social Work: The Supervised Curriculum Internship Process and the National Social Assistance Policy”. The investigation is based on the critical-dialectical method, using exploratory bibliographical research. The theme was chosen due to the importance represented by the Supervised Internship in Social Work in its three levels. Seeking to demonstrate such importance, initially, a historical rescue of internship laws and regulations is made, from the fifties with Law N. 3,252 of 1957, to Law N. curricular internship for professional training in the Social Work Course. After such discussions, the Social Assistance Policy is addressed through the Unified Social Assistance System - SUAS as a space for professional action and a field for insertion of interns. Materializing the subjects addressed, it appears that this problem in the dynamics of today's society, imposes a series of challenges to the professional training of the intern inserted in the social assistance policy, in view of the great dismantling of public policies, providing opportunities for a reflection on the challenges and perspectives of the profession in these spaces.
Keywords: Serviço Social
Formação Profissional em Serviço Social
Estágio Curricular Supervisionado
Política Nacional de Assistência Social
Social service
Professional Training in Social Work
Supervised internship
National Policy for Social assistance
???metadata.dc.subject.cnpq???: Especialização em Serviço Social e Gestão de Políticas Públicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29224
Appears in Collections:Especialização em Serviço Social, Políticas Públicas e Trabalho Profissional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAÊNIA THAÍS VIRGÍNIO DE SOUSA - TCC ESP. SERVIÇO SOCIAL E GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS CCJS 2023.pdfRaênia Thaís Virgínio de Sousa - TCC ESP. Serviço Social e Gestão de Políticas Públicas CCJS 2023259.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.