Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29230
Title: Foucault e o cuidado de si platônico: proposta metodológica para o ensino médio.
Other Titles: Foucault and the platonic care of the self: methodological proposal for the high school.
Foucault y el cuidado platónico de sí: propuesta metodológica para el escuela secundaria.
???metadata.dc.creator???: ROCHA, Robertina Teixeira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Antônio Gomes da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MELO, Elizabete Amorim de Almeida.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LOPES, Ricardo Leon Lopes
???metadata.dc.contributor.referee3???: FERREIRA, Sônia Maria Lira.
Keywords: Filosofia – estudo e ensino;Cuidado de si;Conhece-te a ti mesmo;Ensino de filosofia – Ensino Médio – Brasil;Foucault, Michel, 1926-1984;Platão, 428/427 a.C.-348/347 a.C;Philosophy – study and teaching;Take care of yourself;Know yourself same;Philosophy Teaching – High School – Brazil;Filosofía – estudio y enseñanza;Cuídate;Conocete a ti mismo mismo;Enseñanza de Filosofía – Enseñanza Media – Brasil
Issue Date: 25-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ROCHA, Robertina Teixeira da. Foucault e o cuidado de si platônico: proposta metodológica para o ensino médio. 2022. 128 fl. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia), Programa de Mestrado Profissional em Filosofia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29230
???metadata.dc.description.resumo???: Nossa pesquisa Foucault e o cuidado de si platônicoμ proposta metodológica para o ensino médio; propõe uma metodologia para a prática docente na sala de aula do ensino médio. σosso referencial filosófico é a análise que Foucault faz do diálogo Primeiro Alcibíades em seu curso A Hermenêutica do Sujeito nas aulas de θ e 13 de Janeiro de 1982, cujo tema é a história do cuidado de si socrático-platônico. A partir da teoria de cuidado de si foucaultiana traçamos um paralelo entre a maestria de Sócrates e o papel do professor de filosofia, bem como, entre o jovem Alcibíades e os estudantes do Ensino Médio. Em sua história o cuidado de si foi entendido como uma atitude para consigo mesmo; como um modo diligente de olhar para si mesmo e como um conjunto de práticas, de técnicas de si que permitiam ao sujeito modificar-se e se auto constituir. Com base nesse referencial teórico, nossa metodologia elaborou uma proposta metodológica de ensino de filosofia para o nível médio como prática do cuidado de si. Tal prática é também um ato de resistência face ao modo de subjetividade moderna, na medida em que possibilita ao sujeito escolher de modo consciente os valores que irão governar sua vida, ao invés de assujeitar-se nos padrões estabelecidos pelos poderes. Para tanto, aplicamos uma sequência de quatro aulas sobre o tema da igualdade de gênero em uma turma da primeira série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Ernesto do Rêgo, situada em Queimadas/PB. τ resultado dessa experiência apontou que um ensino de filosofia como prática de resistência ao modo de subjetividade moderna com base no cuidado de si é possível e que essa proposta contribui para que os estudantes relacionem o conteúdo filosófico a seu cotidiano.
Abstract: τur research, Foucault and the platonic care of the self: methodological proposal for high school; proposes a methodology for teaching practice in the high school classroom. τur philosophical referential is Foucault's analysis of the dialogue First Alcibiades in his course The Hermeneutics of the Subject in the classes of January θth and 13th 1982, whose theme is the history of Socratic-Platonic care of the self. Based on the Foucaultian theory of the care of the self, we draw a parallel between Socrates' mastery and the role of the philosophy teacher, as well as between the young Alcibiades and high school students. In its history, care of the self was understood as an attitude towards oneself; as a diligent way of looking at oneself and as a set of practices, of techniques of the self that allowed the subject to change and self-constitute. Based on this theoretical referential, our methodology elaborated a proposal for teaching philosophy to secondary school as a practice of care of the self. Such practice is also an act of resistance in the face of the mode of modern subjectivity, insofar as it allows the subject to consciously choose the values that will govern his life, instead of submitting to the standards established by the powers. Therefore, we applied a sequence of four classes on the theme of gender equality in a class of the first grade of high school at the Francisco Ernesto do Rêgo State Elementary and High School, located in Queimadas/PB. The result of this experience pointed out that teaching philosophy as a practice of resistance to the mode of modern subjectivity based on the care of the self is possible and that this proposal contributed for students to relate the philosophical content to their daily lives.
???metadata.dc.description.resumen???: Nuestra investigación Foucault y el cuidado platónico del yoμ propuesta metodológica para la escuela secundaria; propone una metodología para la práctica docente en el aula aula de secundaria. Nuestra referencia filosófica es el análisis que Foucault Primero hace el diálogo Alcibíades en su curso La Hermenéutica del Sujeto en las clases de θ y 13 de enero de 1982, cuyo tema es la historia del autocuidado socrático-platónico. Partiendo de la teoría del autocuidado de Foucault, se extrae un paralelo entre el dominio de Sócrates y el papel del profesor de filosofía, así como entre el joven Alcibíades y los estudiantes de secundaria. En su historia el autocuidado fue entendido como una actitud hacia uno mismo; como una forma diligente de mirarse a uno mismo y como un conjunto de prácticas, técnicas del yo que permitían al sujeto cambiar y auto constituir. Con base en este marco teórico, nuestra metodología elaboró una propuesta metodológica para la enseñanza de la filosofía en el nivel secundario como práctica del autocuidado. Esta práctica es también un acto de resistencia contra el modo de la subjetividad moderna, en la medida en que permite al sujeto elige conscientemente los valores que regirán tu vida, en lugar de ajustarse a las normas establecidas por los poderes fácticos. Para tanto, aplicó una secuencia de cuatro clases sobre el tema de la igualdad de género en una clase de primer grado de secundaria de la Escola Estadual Escuela Primaria y Secundaria Francisco Ernesto do Rêgo, ubicada en Queimadas/PB. τ resultado de esta experiencia señaló que una enseñanza de la filosofía como práctica de resistencia al modo de la subjetividad moderna con basado en el autocuidado es posible y que esta propuesta contribuye a los estudiantes relacionan el contenido filosófico con su vida diaria.
Keywords: Filosofia – estudo e ensino
Cuidado de si
Conhece-te a ti mesmo
Ensino de filosofia – Ensino Médio – Brasil
Foucault, Michel, 1926-1984
Platão, 428/427 a.C.-348/347 a.C
Philosophy – study and teaching
Take care of yourself
Know yourself same
Philosophy Teaching – High School – Brazil
Filosofía – estudio y enseñanza
Cuídate
Conocete a ti mismo mismo
Enseñanza de Filosofía – Enseñanza Media – Brasil
???metadata.dc.subject.cnpq???: Filosofia da Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29230
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROBERTINA TEIXEIRA DA ROCHA - DISSERTAÇÃO PROF-FILO 2022.pdfRobertina Teixeira da Rocha - Dissertação PROF- FILO 2022962.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.