Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29233
Title: O neoconservadorismo no Brasil e as tensões relativas á discussão da categoria‘gênero’ no âmbito escolar.
Other Titles: Neoconservatism in Brazil and tensions related to discussion of the 'gender' category in the school context.
Neoconservadurismo en Brasil y tensiones relacionadas con discusión de la categoría 'género' en el contexto escolar.
???metadata.dc.creator???: MACIEL, Pollyanne Rachel Fernandes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GUERRA SOBRINHO, Lemuel Dourado.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GOMES, Ramonildes Alves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.
???metadata.dc.contributor.referee3???: NASCIMENTO, Elvia Lane Araújo do.
???metadata.dc.contributor.referee4???: LÉON, Adriano Azevedo Gomes de.
Keywords: Gênero;Sexualidade;Espaço escolar;Neoconservadorismo;Política pública de educação;Gender;Sexuality;School space;Neoconservatism;Public education policy;Sexualidad;Política de educación pública
Issue Date: 25-Mar-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MACIEL,Pollyanne Rachel Fernandes. O neoconservadorismo no Brasil e as tensões relativas á discussão da categoria‘gênero’ no âmbito escolar. 2020.221 fl. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29233
???metadata.dc.description.resumo???: A ideia central da presente tese é a de que tem se instaurado um duplo e paradoxal movimento relativo à temática das relações de gênero, no nível da sociedade envolvente e no espaço escolar, correspondendo às injunções do aumento da pressão conservadora para o seu silenciamento e os esforços reivindicativos para a discussão ampla no sentido da produção de assimetria de gênero. Objetivamos focalizar o espaço dilemático engendrado pela liminaridade e tensionamento constituído entre as direções supracitadas. A perspectiva teórica adotada neste trabalho combina o debate sobre políticas públicas educacionais, a partir de uma perspectiva cognitivista, o fenômeno do neoconservadorismo e suas incidências sobre as concepções circulantes no espaço social sobre relações de gênero. A abordagem das clivagens de que são objeto os atores do campo escolar – gestores, professores, estudantes – em relação aos modos pelos quais são chamados para o enfrentamento das relações de gênero enquanto uma temática a ser discutida pela escola – também será feita com base na teoria da interface entre campos sociais que se interestruturam, como formulada por Pierre Bourdieu, fundamentada na reflexão que esse autor faz sobre a relação entre campos tais como os da Política, Religião e da Educação; bem como sobre o funcionamento da escola enquanto espaço de reprodução/questionamento da sociedade. A metodologia da pesquisa para a tese combinou a análise de documentos nos quais se inscrevem as políticas públicas para o ensino nos níveis fundamental e médio no Brasil, em sua proposta de focalização das questões relativas às relações de gênero; a realização grupos focais sobre a temática de gênero, envolvendo participantes de uma comunidade escolar de Campina Grande/PB; a realização de entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora dessa escola sobre suas experiências e concepções a respeito dos modos de lidar com elementos ligados à focalização das relações de gênero no espaço escolar; e a realização de observação direta nesse espaço. Assim, debruçamo-nos sobre as influências exercidas por normas sociais globais sobre os comportamentos sociais e sobre as políticas públicas. Os discursos neoconservadores que proliferam na educação brasileira, no atual contexto, reforçam posições binárias e heteronormativas de gênero, além de impedir a efetivação de políticas públicas de educação voltadas à inserção das temáticas de gênero e sexualidade no contexto escolar. Contudo, as ideias ligadas aos grupos neoconservadores defrontam-se com ideias e discursos que atuam questionando e desafiando as práticas educativas que reproduzem hierarquias e relações de dominação naturalizadas, avolumando-se e assombrando não apenas os grupos conservadores cristãos ou seculares, mas o paraíso dos projetos de uma educação supostamente uniforme e universal.
Abstract: The central idea of the present thesis is that a double and paradoxical movement has been established regarding the theme of gender relations, at the level of the surrounding society and in the school space, corresponding to the injunctions of increasing conservative pressure for its silencing and claiming efforts for the broad discussion towards the production of gender asymmetry. We aim to focus on the dilemmatic space engendered by the liminality and tension created between the aforementioned directions. The theoretical perspective adopted in this work combines the debate on educational public policies, from a cognitivist perspective, the phenomenon of neoconservadorism and its effects on the circulating conceptions in the social space about gender relations. The approach to the cleavages that are involved in school actors - managers, teachers, students - in relation to the ways in which they are called upon to confront gender relations as a theme to be discussed by the school - will also be made based on theory of the interface between intersecting social fields, as formulated by Pierre Bourdieu, based on the reflection that this author makes on the relationship between fields such as those of Politics, Religion and Education; as well as on the functioning of the school as a space for the reproduction / questioning of society. The research methodology for the thesis combined the analysis of documents in which public policies for teaching at fundamental and secondary levels in Brazil are inscribed, in its proposal to focus on issues related to gender relations; the holding of focus groups on the theme of gender, involving participants from a school community in Campina Grande / PB; conducting semi-structured interviews with the management team of this school about their experiences and concepts regarding the ways of dealing with elements related to the focus of gender relations in the school space; and direct observation in that space. Thus, we focus on the influences exerted by global social norms on social behaviors and public policies. The neoconservative discourses that proliferate in Brazilian education, in the current context, reinforce binary and heteronormative positions of gender, in addition to preventing the implementation of public education policies aimed at the insertion of the themes of gender and sexuality in the school context. However, the ideas linked to the neoconservative groups are confronted with ideas and discourses that act questioning and challenging educational practices that reproduce naturalized hierarchies and relations of domination, swelling and haunting not only conservative Christian or secular groups, but the paradise of projects of a supposedly uniform and universal education.
???metadata.dc.description.resumen???: La idea central de esta tesis es que se ha instaurado un doble y paradójico movimiento relacionados con el tema de las relaciones de género, a nivel de la sociedad circundante y en el espacio escuela, correspondiente a los mandatos de la creciente presión conservadora para su silenciando y reivindicando esfuerzos para la discusión amplia hacia la producción de asimetría de género. Nuestro objetivo es centrarnos en el espacio dilemático generado por liminalidad y tensión constituidas entre las direcciones antes mencionadas. La perspectiva La teoría adoptada en este trabajo conjuga el debate sobre las políticas públicas educativas, desde Desde una perspectiva cognitiva, el fenómeno del neoconservadurismo y su impacto en los conceptos que circulan en el espacio social sobre las relaciones de género. el enfoque de clivajes que son objeto de los actores del campo escolar -administradores, docentes, estudiantes- en relación a las formas en que son llamados a enfrentar las relaciones de género como un tema a ser discutido por la escuela – también se basará en la teoría de interfaz entre campos sociales que se interestructuran, tal como lo formuló Pierre Bourdieu, a partir de la reflexión que hace este autor sobre la relación entre campos como el de Política, Religión y Educación; así como sobre el funcionamiento de la escuela mientras espacio de reproducción/cuestionamiento de la sociedad. La metodologia de investigacion de la tesis combinó el análisis de documentos en los que se inscriben las políticas públicas para la enseñanza en los niveles primario y secundario en Brasil, en su propuesta de focalizar en temas relativas a las relaciones de género; realización de grupos focales sobre cuestiones de género, involucrando participantes de una comunidad escolar en Campina Grande/PB; la realización de entrevistas semiestructuradas con el equipo directivo de esta escuela sobre sus experiencias y concepciones sobre las formas de tratar los elementos vinculados al enfoque de las relaciones de género en el espacio escolar; y realizando observación directa en ese espacio. Así, nos enfocamos en las influencias que ejercen las normas sociales globales sobre el comportamientos sociales y en las políticas públicas. Los discursos neoconservadores que proliferan en la educación brasileña, en el contexto actual, refuerzan posiciones binarias y normas heteronormativas de género, además de impedir la implementación de políticas públicas de educación con el objetivo de insertar las cuestiones de género y sexualidad en el contexto escolar. sin embargo, el ideas vinculadas a grupos neoconservadores se confrontan con ideas y discursos que actúan cuestionar y desafiar prácticas educativas que reproducen jerarquías y relaciones de dominación naturalizada, creciendo y obsesionando no solo a los grupos conservadores cristiano o laico, sino el paraíso de los proyectos de carácter supuestamente uniforme y universal.
Keywords: Gênero
Sexualidade
Espaço escolar
Neoconservadorismo
Política pública de educação
Gender
Sexuality
School space
Neoconservatism
Public education policy
Sexualidad
Política de educación pública
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais Aplicadas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29233
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLLYANNE RACHEL FERNANDES MACIEL – TESE PPGCS 2020.pdfPollyanne Rachel Fernandes Maciel - Tese PPGCS 20202.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.