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Title: Análise do comportamento do indicador de volume de vendas com variação no tempo.
Other Titles: Analysis of the behavior of the sales volume indicator with variation over time.
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS, Caio Henrique Ribeiro Garcia de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SABINO, Melina Mongiovi Cunha Lima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Eanes Torres.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRASILEIRO, Francisco Vilar.
Keywords: Autoregressão;Indicadores para tomada de decisão;Volume de vendas - indicador;Indicadores de vendas;Autoregression;Indicators for decision making;Sales volume - indicator;Sales indicators
Issue Date: 2-Sep-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS, Caio Henrique Ribeiro Garcia de. Análise do comportamento do indicador de volume de vendas com variação no tempo. 2022. 14f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29235
???metadata.dc.description.resumo???: No mundo dos negócios, a análise de indicadores para tomada de decisões é muito importante . Um indicador comumente avaliado é o de Volume de Vendas, o qual pode ser decomposto por mercado, linha de produto, meios de distribuição etc. Com base nesse indicador, pode-se compreender como as vendas da empresa se comportam e, então, decidir que ações deverão ser tomadas para aumentar os lucros ou reduzir prejuízos de uma empresa. Desta forma, este estudo teve como objetivo analisar o comportamento do indicador Volume de Vendas de algumas empresas vendedoras de café, para identificar possíveis correlações e tendências entre mercados e estimar o Volume de Vendas para o ano seguinte. Para isto, foram aplicadas algumas técnicas de extração e análise de dados, de correlação e de auto regressão, para predição deste indicador de vendas. Na realização do trabalho, foi utilizado uma base de dados de quatro empresas vendedoras de café, clientes de uma empresa de consultoria em análise de dados.
Abstract: In the business world, it is very important to analyze indicators for decision making. A commonly analyzed indicator is Sales Volume, which can be broken down by market, product line, means of distribution, etc. Based on this indicator, one can have clarity on how the company's sales behave and, then, decide what actions should be taken to increase a company's profits or reduce losses. In this way, this study aimed to analyze the behavior of the “Sales Volume” indicator of some coffee selling companies, to identify possible correlations and trends between markets and to estimate the sales volume for the following year. Some techniques of data extraction, data analysis, correlation and auto-regression were applied to analyze and predict the sales indicator. Carrying out the work, a database of four coffee sales companies, which were clients of a data analysis consulting company, was used.
Keywords: Autoregressão
Indicadores para tomada de decisão
Volume de vendas - indicador
Indicadores de vendas
Autoregression
Indicators for decision making
Sales volume - indicator
Sales indicators
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29235
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