Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2925
Title: Estimativa da necessidade de irrigação suplementar para algumas culturas no Estado de Alagoas.
Other Titles: Estimation of the need for supplementary irrigation for some crops in the State of Alagoas.
???metadata.dc.creator???: PACE, Frederico Tejo di.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RAO, Tantravahi Venkata Ramana.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: SILVA, Bernardo Barbosa da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FIGUEIREDO, Eduardo Eneas de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTE, Abel Tenorio.
Keywords: Irrigação;Irrigation;Recursos hidrícos;Water resources;Evapotranspiração;Evapotranspiration
Issue Date: 11-Dec-1992
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PACE, Frederico Tejo. Estimativa da necessidade de irrigação suplementar para algumas culturas no Estado de Alagoas. 1992.130f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1992.
???metadata.dc.description.resumo???: A necessidade de irrigação suplementar a nível decendial , é estimada com base em análise probabilística da precipitação pluviométrica aos níveis de; 80%, 75%, 60%, 50% e 25%, pelo método da distribuição gama incompleta, tomando como base, a média espacial da precipitação em cada mesorregiao do estado de Alagoas . Em seguida, determinou - se a precipitação efetiva pelo método da razão entre a evapotranspíração potencial e a precipitação (FAO, DASTANE, 1974 ) . A análise da estação de crescimento foi analisada de acordo com o critério proposto por FRERE & POPOV ( 1979). A evapotranspiração potencial (ETP) foi estimada pelo método descrito por THORNTHWAITE & MATHER (1955), enquanto que as necessidades hídricas das culturas foram obtidas através do coeficiente de cultivo (Kc) sugeridos por DOOREMBOS & KASSAN (1979) e por pesquisadores locais. A evapotranspiração real máxima (ETR) foi calculada pelo produto do coeficiente de cultivada cultura e da evapotranspiração potencial, enquanto que a necessidade de irrigação suplementar decendial (NISD) foi obtida subtraindo - se a precipitação efetiva (PE) da evapotranspiração real máxima decendial (ETRd). Foram elaboradas tabelas para cada decêndio da estacão de cultivo do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Litoral alagoano com a precipitação efetiva decendial, precipitação pluviométrica decendial e lâmina, de irrigação suplementar decendial para as culturas do feijão, milho, tomate, batata e algodão de acordo com suas aptidões e necessidades. Amesorregião mais adequada ao plantio do algodão foi o Sertão com o plantio em maio, necessitando de 214,7 mm de água. E para as culturas do feijão, milho, tomate e batata,a mesorregião mais adequada ao plantio foi o litoral, necessitando as culturas o mínimo de água para suprir suas necessidades hídricas. A considerar — se o nível de 75% de probabilidade, todas as culturas analisadas necessitaram de se efetuar irrigação suplementar.
Keywords: Irrigação
Irrigation
Recursos hidrícos
Water resources
Evapotranspiração
Evapotranspiration
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Agrícola
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2925
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FREDERICO TEJO DI PACE - DISSERTAÇAO PPGECA 1992.pdfFrederico Tejo Di Pace Dissertação - PPGECA 19923.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.