Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2926
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | NASCIMENTO, É. M. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4919315498124839 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer. | - |
dc.contributor.advisor1ID | FERREIRA JUNIOR, Nelson. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4132315893586224 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | FEITOSA , Maria Eneida. | - |
dc.contributor.referee2 | JOCA, Alexandre Martins. | - |
dc.description.resumo | Este trabalho faz uma reflexão sobre a presença da literatura africana de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e elabora uma proposta de intervenção voltada aos professores que atuam nesse nível de ensino a partir de um curso de formação. Os objetivos foram discutir aspectos relacionados aos documentos oficiais que fundamentam a Lei 10 639/03, problematizar a inserção dessas literaturas nas salas de aula do nível fundamental, em especial, do nono ano e sugerir estratégias para que o contato entre o aluno e o texto literário seja feito de forma profícua no que concerne à formação do leitor literário. Fundamentamos nosso estudo na Lei 10.639/03, na LDB (1996), nos documentos oficiais do MEC, textos de Gomes (2007, 2011), Santos (2002), Martins (2006), Dalvi (2013), Cosson (2014) entre outros. A proposta de intervenção consistiu na construção de um curso de formação direcionado ao público docente almejando facilitar o acesso e/ouampliar seu contato com a literatura de países africanos lusófonos, e apresentação de estratégias didáticas para trabalhá-la dentro das ambiências escolares, visando contribuir para uma presença mais efetiva da cultura africana nos sistemas de ensino brasileiro. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.program | PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras. | pt_BR |
dc.title | Literatura africana de língua portuguesa: proposta de curso de formação para professores da educação básica. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018-02-28 | - |
dc.description.abstract | This paper reflects on the presence of African Portuguese Language Literature in Elementary School and elaborates a proposal of intervention directed to teachers who work at this level of education from a training course. The objectives were to discuss aspects related to the official documents that underlie Law 10 639/03, to problematize the insertion of these literatures in the classrooms of the fundamental level, especially of the ninth year and to suggest strategies so that the contact between the student and the text literary work is done in a profitable way in what concerns the formation of the literary reader. We base our study in Law 10.639 / 03, LDB (1996), in the official MEC documents, texts by Gomes (2007, 2011), Santos (2002), Martins (2006), Dalvi (2013), Cosson (2014) among others. The intervention proposal consisted in the construction of a training course aimed at the teaching public aiming at facilitating access and / or broadening their contact with the literature of Portuguese-speaking African countries, and the presentation of didactic strategies to work within the school environment, aiming to contribute for a more effective presence of African culture in Brazilian education systems. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2926 | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-25T17:38:52Z | - |
dc.date.available | 2019-02-25 | - |
dc.date.available | 2019-02-25T17:38:52Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Literatura africana | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Literatura - ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | African Literature | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Teaching practice | pt_BR |
dc.subject | Literature - teaching | pt_BR |
dc.subject | basic education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | NASCIMENTO, Élida Maria do. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | African Portuguese-language literature: proposal for a training course for teachers of basic education. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Élida Maria do. Literatura africana de língua portuguesa: proposta de curso de formação par professores da educação básica. 2018. 110f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019. | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras). |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ÉLIDA MARIA DO NASCIMENTO - DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2018.pdf | Élida Maria do Nascimento - Dissertação PROFLETRAS. 2018. | 929.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.