Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2926
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNASCIMENTO, É. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4919315498124839pt_BR
dc.contributor.advisor1FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.-
dc.contributor.advisor1IDFERREIRA JUNIOR, Nelson.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4132315893586224pt_BR
dc.contributor.referee1FEITOSA , Maria Eneida.-
dc.contributor.referee2JOCA, Alexandre Martins.-
dc.description.resumoEste trabalho faz uma reflexão sobre a presença da literatura africana de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e elabora uma proposta de intervenção voltada aos professores que atuam nesse nível de ensino a partir de um curso de formação. Os objetivos foram discutir aspectos relacionados aos documentos oficiais que fundamentam a Lei 10 639/03, problematizar a inserção dessas literaturas nas salas de aula do nível fundamental, em especial, do nono ano e sugerir estratégias para que o contato entre o aluno e o texto literário seja feito de forma profícua no que concerne à formação do leitor literário. Fundamentamos nosso estudo na Lei 10.639/03, na LDB (1996), nos documentos oficiais do MEC, textos de Gomes (2007, 2011), Santos (2002), Martins (2006), Dalvi (2013), Cosson (2014) entre outros. A proposta de intervenção consistiu na construção de um curso de formação direcionado ao público docente almejando facilitar o acesso e/ouampliar seu contato com a literatura de países africanos lusófonos, e apresentação de estratégias didáticas para trabalhá-la dentro das ambiências escolares, visando contribuir para uma presença mais efetiva da cultura africana nos sistemas de ensino brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleLiteratura africana de língua portuguesa: proposta de curso de formação para professores da educação básica.pt_BR
dc.date.issued2018-02-28-
dc.description.abstractThis paper reflects on the presence of African Portuguese Language Literature in Elementary School and elaborates a proposal of intervention directed to teachers who work at this level of education from a training course. The objectives were to discuss aspects related to the official documents that underlie Law 10 639/03, to problematize the insertion of these literatures in the classrooms of the fundamental level, especially of the ninth year and to suggest strategies so that the contact between the student and the text literary work is done in a profitable way in what concerns the formation of the literary reader. We base our study in Law 10.639 / 03, LDB (1996), in the official MEC documents, texts by Gomes (2007, 2011), Santos (2002), Martins (2006), Dalvi (2013), Cosson (2014) among others. The intervention proposal consisted in the construction of a training course aimed at the teaching public aiming at facilitating access and / or broadening their contact with the literature of Portuguese-speaking African countries, and the presentation of didactic strategies to work within the school environment, aiming to contribute for a more effective presence of African culture in Brazilian education systems.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2926-
dc.date.accessioned2019-02-25T17:38:52Z-
dc.date.available2019-02-25-
dc.date.available2019-02-25T17:38:52Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura africanapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectLiteratura - ensinopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectAfrican Literaturept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectLiterature - teachingpt_BR
dc.subjectbasic educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Élida Maria do.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAfrican Portuguese-language literature: proposal for a training course for teachers of basic education.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Élida Maria do. Literatura africana de língua portuguesa: proposta de curso de formação par professores da educação básica. 2018. 110f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÉLIDA MARIA DO NASCIMENTO - DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2018.pdfÉlida Maria do Nascimento - Dissertação PROFLETRAS. 2018.929.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.