Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29274
Title: Análise e desenvolvimento de material didático para auxílio na formação do pensamento computacional em crianças com deficiência visual.
Other Titles: Analysis and development of didactic material to aid in the formation of computational thinking in visually impaired children.
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS, Matheus Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Elaine Cristina de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMPOS, Livia Maria Rodrigues Sampaio.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRASILEIRO, Francisco Vilar.
Keywords: Material didático - deficientes visuais;Pensamento computacional - crianças deficientes visuais;Deficiência visual - crianças;Computação desplugada;Programação em blocos;Inclusão;Jogo;Crianças - deficientes visuais;Didactic material - visually impaired;Computational thinking - visually impaired children;Visual impairment - children;Unplugged computing;Block programming;Inclusion;Game;Children - visually impaired
Issue Date: 2-Apr-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS, Matheus Silva. Análise e desenvolvimento de material didático para auxílio na formação do pensamento computacional em crianças com deficiência visual. 2022. 12f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29274
???metadata.dc.description.resumo???: Sabemos que a infância é o período onde há maior desenvolvimento de habilidades do indivíduo. Nessa fase, a criança está aberta a novos conhecimentos, tendo a criatividade e curiosidade como fortes características. Em tempos atuais, percebemos que grande parte das crianças conseguem ter boa desenvoltura com a tecnologia, meio facilitador do processo de aprendizado e resolução de problemas, por exemplo. Nesse sentido, consolidar um Pensamento Computacional ainda na fase infantil é algo bastante relevante, pois a fará pensar de forma mais eficaz, simples e ágil em momentos que precisar tomar certas decisões ou, ainda, solucionar problemas do seu dia a dia. No contexto das crianças com deficiência visual, esse fator não muda, mesmo com as dificuldades enfrentadas pela falta de inclusão no nosso país, a capacidade de desenvolver esse pensamento computacional é a mesma. Tendo foco, portanto, no trabalho com crianças com deficiência visual, foi desenvolvido um material didático que servirá como auxiliador na consolidação do pensamento computacional em crianças cegas e com baixa visão, uma vez que existe pouco acervo bibliográfico com essa abordagem. O material desenvolvido por meio de técnicas da Computação Desplugada e da Programação em Blocos foi levado ao Instituto dos Cegos da cidade de Campina Grande e aplicado com algumas crianças, obtendo resultados satisfatórios.
Abstract: We know that childhood is the period where there is greater development of individual skills. At this stage, the child is open to new knowledge, with creativity and curiosity as strong characteristics. In current times, we realize that most children are able to have good resourcefulness with technology, a means of facilitating the learning process and problem solving, for example. In this sense, consolidating a Computational Thinking still in the childhood stage is very relevant, as it will make you think more effectively, simply and agilely at times when you need to make certain decisions or even solve problems in your daily life. In the context of visually impaired children, this factor does not change, even with the difficulties faced by the lack of inclusion in our country, the ability to develop this computational thinking is the same. Focusing, therefore, on working with visually impaired children, a didactic material was developed that will serve as an aid in the consolidation of computational thinking in blind and low vision children, since there is little bibliographic collection with this approach. The material developed through Unplugged Computing and Block Programming techniques was taken to the Instituto dos Cegos in the city of Campina Grande and applied to some children, obtaining satisfactory results.
Keywords: Material didático - deficientes visuais
Pensamento computacional - crianças deficientes visuais
Deficiência visual - crianças
Computação desplugada
Programação em blocos
Inclusão
Jogo
Crianças - deficientes visuais
Didactic material - visually impaired
Computational thinking - visually impaired children
Visual impairment - children
Unplugged computing
Block programming
Inclusion
Game
Children - visually impaired
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29274
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MATHEUS SILVA MEDEIROS - TCC ARTIGO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CEEI 2022.pdfMatheus Silva Medeiros - TCC Artigo Ciência da Computação CEEI 2022.5.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.