Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29274
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMEDEIROS, M. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0281979789628282pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Elaine Cristina de.
dc.contributor.advisor1IDARAÚJO, E. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8032715047993974pt_BR
dc.contributor.referee1CAMPOS, Livia Maria Rodrigues Sampaio.
dc.contributor.referee2BRASILEIRO, Francisco Vilar.
dc.description.resumoSabemos que a infância é o período onde há maior desenvolvimento de habilidades do indivíduo. Nessa fase, a criança está aberta a novos conhecimentos, tendo a criatividade e curiosidade como fortes características. Em tempos atuais, percebemos que grande parte das crianças conseguem ter boa desenvoltura com a tecnologia, meio facilitador do processo de aprendizado e resolução de problemas, por exemplo. Nesse sentido, consolidar um Pensamento Computacional ainda na fase infantil é algo bastante relevante, pois a fará pensar de forma mais eficaz, simples e ágil em momentos que precisar tomar certas decisões ou, ainda, solucionar problemas do seu dia a dia. No contexto das crianças com deficiência visual, esse fator não muda, mesmo com as dificuldades enfrentadas pela falta de inclusão no nosso país, a capacidade de desenvolver esse pensamento computacional é a mesma. Tendo foco, portanto, no trabalho com crianças com deficiência visual, foi desenvolvido um material didático que servirá como auxiliador na consolidação do pensamento computacional em crianças cegas e com baixa visão, uma vez que existe pouco acervo bibliográfico com essa abordagem. O material desenvolvido por meio de técnicas da Computação Desplugada e da Programação em Blocos foi levado ao Instituto dos Cegos da cidade de Campina Grande e aplicado com algumas crianças, obtendo resultados satisfatórios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computação.pt_BR
dc.titleAnálise e desenvolvimento de material didático para auxílio na formação do pensamento computacional em crianças com deficiência visual.pt_BR
dc.date.issued2022-04-02
dc.description.abstractWe know that childhood is the period where there is greater development of individual skills. At this stage, the child is open to new knowledge, with creativity and curiosity as strong characteristics. In current times, we realize that most children are able to have good resourcefulness with technology, a means of facilitating the learning process and problem solving, for example. In this sense, consolidating a Computational Thinking still in the childhood stage is very relevant, as it will make you think more effectively, simply and agilely at times when you need to make certain decisions or even solve problems in your daily life. In the context of visually impaired children, this factor does not change, even with the difficulties faced by the lack of inclusion in our country, the ability to develop this computational thinking is the same. Focusing, therefore, on working with visually impaired children, a didactic material was developed that will serve as an aid in the consolidation of computational thinking in blind and low vision children, since there is little bibliographic collection with this approach. The material developed through Unplugged Computing and Block Programming techniques was taken to the Instituto dos Cegos in the city of Campina Grande and applied to some children, obtaining satisfactory results.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29274
dc.date.accessioned2023-04-05T17:49:50Z
dc.date.available2023-04-05
dc.date.available2023-04-05T17:49:50Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMaterial didático - deficientes visuaispt_BR
dc.subjectPensamento computacional - crianças deficientes visuaispt_BR
dc.subjectDeficiência visual - criançaspt_BR
dc.subjectComputação desplugadapt_BR
dc.subjectProgramação em blocospt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectCrianças - deficientes visuaispt_BR
dc.subjectDidactic material - visually impairedpt_BR
dc.subjectComputational thinking - visually impaired childrenpt_BR
dc.subjectVisual impairment - childrenpt_BR
dc.subjectUnplugged computingpt_BR
dc.subjectBlock programmingpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectGamept_BR
dc.subjectChildren - visually impairedpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMEDEIROS, Matheus Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis and development of didactic material to aid in the formation of computational thinking in visually impaired children.pt_BR
dc.identifier.citationMEDEIROS, Matheus Silva. Análise e desenvolvimento de material didático para auxílio na formação do pensamento computacional em crianças com deficiência visual. 2022. 12f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29274pt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MATHEUS SILVA MEDEIROS - TCC ARTIGO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CEEI 2022.pdfMatheus Silva Medeiros - TCC Artigo Ciência da Computação CEEI 2022.5.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.