Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29275
Title: Análise de acessibilidade visual na usabilidade da plataforma moodle para deficientes visuais e baixa visão.
Other Titles: Analysis of visual accessibility in the usability of the moodle platform for the visually impaired and low vision.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Mateus de Lima.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MASSONI, Tiago Lima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Maxwell Guimarães de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRASILEIRO, Francisco Vilar.
Keywords: Plataforma moodle;Moodle platform;Acessibilidade visual;Visual accessibility;Deficientes visuais;Visually impaired;Portadores de baixa visão;Low vision carriers;Usabilidade - plataforma moodle;Usability - moodle platform
Issue Date: 2-Sep-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Mateus de Lima. Análise de acessibilidade visual na usabilidade da plataforma moodle para deficientes visuais e baixa visão. 2022. 12f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29275
???metadata.dc.description.resumo???: Nos últimos anos, o uso de plataformas de ensino ganhou mais espaço nas instituições de educação, seja de modo complementar ao ensino presencial, ou para cursos totalmente remotos. Dessa forma, é de grande importância o acesso às informações e funcionalidades nesses serviços à usuários com algum tipo de deficiência. No entanto, grande parte dos sistemas ainda não são projetados priorizando requisitos e padrões de usabilidade e acessibilidade para pessoas com deficiência, onde se pode destacar o grupo dos deficientes visuais, que segundo a Organização Mundial da Saúde, no mundo, são 39 milhões de pessoas. Na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), uma das plataformas usadas para o ensino remoto é o Moodle. Neste contexto, este artigo apresenta um estudo para avaliar o nível de acessibilidade visual da plataforma Moodle usando ferramentas automáticas e testes de usabilidade com participantes quem tinham algum grau de deficiência visual, com o intuito de encontrar possíveis problemas de interação. Os resultados mostram que a plataforma não pode ser considerada totalmente acessível a todo e qualquer aluno com deficiência visual para usar plenamente todos os serviços disponibilizados nele, devido às violações das diretrizes utilizadas nas avaliações automáticas e de usabilidade.
Keywords: Plataforma moodle
Moodle platform
Acessibilidade visual
Visual accessibility
Deficientes visuais
Visually impaired
Portadores de baixa visão
Low vision carriers
Usabilidade - plataforma moodle
Usability - moodle platform
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29275
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MATEUS DE LIMA OLIVEIRA - TCC ARTIGO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CEEI 2022.pdfMateus de Lima Oliveira - TCC Artigo Ciências da Computação CEEI 2022.241.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.