Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29275
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, M. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3269815201085075pt_BR
dc.contributor.advisor1MASSONI, Tiago Lima.-
dc.contributor.advisor1IDMASSONI, T. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3563923906851611pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Maxwell Guimarães de.-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, M. G.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9070169649750195pt_BR
dc.contributor.referee2BRASILEIRO, Francisco Vilar.-
dc.contributor.referee2IDBRASILEIRO, F. V.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5957855817378897pt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos, o uso de plataformas de ensino ganhou mais espaço nas instituições de educação, seja de modo complementar ao ensino presencial, ou para cursos totalmente remotos. Dessa forma, é de grande importância o acesso às informações e funcionalidades nesses serviços à usuários com algum tipo de deficiência. No entanto, grande parte dos sistemas ainda não são projetados priorizando requisitos e padrões de usabilidade e acessibilidade para pessoas com deficiência, onde se pode destacar o grupo dos deficientes visuais, que segundo a Organização Mundial da Saúde, no mundo, são 39 milhões de pessoas. Na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), uma das plataformas usadas para o ensino remoto é o Moodle. Neste contexto, este artigo apresenta um estudo para avaliar o nível de acessibilidade visual da plataforma Moodle usando ferramentas automáticas e testes de usabilidade com participantes quem tinham algum grau de deficiência visual, com o intuito de encontrar possíveis problemas de interação. Os resultados mostram que a plataforma não pode ser considerada totalmente acessível a todo e qualquer aluno com deficiência visual para usar plenamente todos os serviços disponibilizados nele, devido às violações das diretrizes utilizadas nas avaliações automáticas e de usabilidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computação.pt_BR
dc.titleAnálise de acessibilidade visual na usabilidade da plataforma moodle para deficientes visuais e baixa visão.pt_BR
dc.date.issued2022-09-02-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29275-
dc.date.accessioned2023-04-05T17:52:00Z-
dc.date.available2023-04-05-
dc.date.available2023-04-05T17:52:00Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPlataforma moodlept_BR
dc.subjectMoodle platformpt_BR
dc.subjectAcessibilidade visualpt_BR
dc.subjectVisual accessibilitypt_BR
dc.subjectDeficientes visuaispt_BR
dc.subjectVisually impairedpt_BR
dc.subjectPortadores de baixa visãopt_BR
dc.subjectLow vision carrierspt_BR
dc.subjectUsabilidade - plataforma moodlept_BR
dc.subjectUsability - moodle platformpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Mateus de Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of visual accessibility in the usability of the moodle platform for the visually impaired and low vision.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mateus de Lima. Análise de acessibilidade visual na usabilidade da plataforma moodle para deficientes visuais e baixa visão. 2022. 12f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29275pt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MATEUS DE LIMA OLIVEIRA - TCC ARTIGO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CEEI 2022.pdfMateus de Lima Oliveira - TCC Artigo Ciências da Computação CEEI 2022.241.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.