Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29293
Title: COMPUTACAO@UFCG: um CRM para a Coordenação do Curso de Graduação em Ciência da Computação da UFCG.
Other Titles: COMPUTACAO@UFCG: a CRM for the Coordination of the Undergraduate Course in Computer Science at UFCG.
???metadata.dc.creator???: MARQUES, Cilas Medeiros de Farias.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BRASILEIRO, Francisco Vilar.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GOMES, Reinaldo Cézar de Morais.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MASSONI, Tiago Lima.
Keywords: Atividades complementares - Ciência da Computação - UFCG;Complementary activities - Computer Science - UFCG;Sistema de gestão;Management system;CRM - Coordenação de Ciência da Computação - UFCG;CRM - Computer Science Coordination - UFCG;Coordenação do Curso de Ciência da Computação - UFCG;Coordination of the Computer Science Course - UFCG
Issue Date: 14-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARQUES, Cilas Medeiros de Farias. COMPUTACAO@UFCG: um CRM para a Coordenação do Curso de Graduação em Ciência da Computação da UFCG. 2023. 11f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29293
???metadata.dc.description.resumo???: O Customer Relationship Management ´e uma estrat´egia de neg´ocios amplamente adotada, com o objetivo de melhorar a intera¸c˜ao entre uma empresa e seus clientes. Sua implementa¸c˜ao utiliza ferramentas de software para compilar, armazenar e analisar informa¸c˜oes sobre os clientes, permitindo que a empresa compreenda melhor quem s˜ao, como interagem com a marca e quais servi¸cos desejam. Nos ´ultimos anos, algumas Institui¸c˜oes de Ensino Superior tˆem estudado o uso dessa pr´atica, devido ao seu grande potencial de influenciar a gest˜ao acadˆemica e a experiˆencia dos estudantes. Diante disso, o sistema COMPUTACAO@ UFCG foi concebido, a fim de melhorar a comunica¸c˜ao, o envolvimento e as conex˜oes entre os participantes do curso, proporcionando automatiza¸c˜ao de tarefas usuais, otimiza¸c˜ao de tempo, mitiga¸c˜ao de erros e redu¸c˜ao de recursos envolvidos nos processos do curso.
Abstract: Customer Relationship Management is a widely adopted business strategy, with the objective of improving the interaction between a company and its customers. Its implementation uses software tools to compile, store and analyze customer information, enabling the company to better understand who they are, how they interact with the brand and what services they want. In recent years, some Higher Education Institutions have studied the use of this practice, due to its great potential to influence academic management and student experience. Therefore, the COMPUTACAO@UFCG system was designed in order to improve communication, engagement and connections between course participants, providing automation of the most common tasks, time optimization, error mitigation and reduction of resources involved in the course processes.
Keywords: Atividades complementares - Ciência da Computação - UFCG
Complementary activities - Computer Science - UFCG
Sistema de gestão
Management system
CRM - Coordenação de Ciência da Computação - UFCG
CRM - Computer Science Coordination - UFCG
Coordenação do Curso de Ciência da Computação - UFCG
Coordination of the Computer Science Course - UFCG
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29293
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CILAS MEDEIROS DE FARIAS MARQUES - TCC ARTIGO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CEEI 2023.pdfCilas Medeiros de Farias Marques - TCC Artigo Ciência da Comutação CEEI 2023782.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.