Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29297
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, D. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9555051619335470pt_BR
dc.contributor.advisor1BARROS, Marcelo Alves de.-
dc.contributor.advisor1IDBARROS, M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1101332313551029pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Maxwell Guimarães de.-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, M. G.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9070169649750195pt_BR
dc.contributor.referee2MASSONI, Tiago Lima.-
dc.contributor.referee2IDMASSONI, T. L.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3563923906851611pt_BR
dc.description.resumoA evasão nas Instituições de Ensino Superior no Brasil é um problema que gera impactos de cunhos financeiro e social, para toda a população. No Curso de Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) a evasão é motivo de preocupação de professores e gestores, sobretudo em relação aos alunos ingressantes do curso. O Programa de Educação Tutorial (PET) em Computação da UFCG desenvolveu uma abordagem complementar e colaborativa de formação de alunos veteranos e ingressantes, denominada Gesto, com o intuito de diminuir os índices de evasão dos estudantes ingressantes nesta fase desafiadora de início da experiência universitária. A abordagem é baseada na prática do voluntariado e na construção social de sentidos do estudo de computação, através de atividades de desenvolvimento de habilidades técnicas (hardskills) e não-técnicas (softskills) escolhidas pelos alunos em um portfólio que lhes é oferecido semestralmente. Este trabalho apresenta uma análise dos impactos desta abordagem a partir do estudo de três atividades escolhidas pelos ingressantes dentre aquelas disponíveis no portfólio oferecido no semestre letivo de 2022.1. Resultados das avaliações feitas pelos alunos participantes, ingressantes e veteranos, indicam que tal abordagem pode, juntamente com outras ações, diminuir a evasão no Curso de Ciência da Computação na UFCG.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computação.pt_BR
dc.titleGESTO: uma abordagem de formação complementar e colaborativa de alunos veteranos e ingressantes para redução da evasão dos estudantes ingressantes no Curso de Computação da UFCG.pt_BR
dc.date.issued2023-02-14-
dc.description.abstractDropout in Higher Education Institutions in Brazil is a problem that generates financial and social impacts for the entire population. In the Computer Science course at the Federal University of Campina Grande (UFCG), the dropout rate concerns professors and managers, especially in relation to students entering the course. The UFCG's Tutorial Education Program (PET) in Computer Science has developed a complementary and collaborative approach to training senior and newcomer students, called Gesto, to reduce the dropout rates of newcomer students in this challenging phase at the beginning of the university experience. The approach is based on the practice of volunteer work and on the social construction of meanings of the study of computing through activities to develop technical skills (hard skills) and non-technical skills (soft skills) chosen by the students in a portfolio offered to them semiannually. This study presents an analysis of the impacts of this approach based on the study of three activities chosen by the newcomer students among those available in the portfolio offered during the 2022.1 semester. The results of the evaluations answered by the participants, newcomers, and seniors students indicate that this approach can, along with other actions, decrease the dropout rate in the Computer Science course at UFCG.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29297-
dc.date.accessioned2023-04-10T13:13:29Z-
dc.date.available2023-04-10-
dc.date.available2023-04-10T13:13:29Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação complementar colaborativapt_BR
dc.subjectCollaborative complementary trainingpt_BR
dc.subjectCurso de Ciência da Computação - UFCGpt_BR
dc.subjectComputer Science Course - UFCGpt_BR
dc.subjectEvasão - Curso de Ciência da Computação - UFCGpt_BR
dc.subjectEvasion - Computer Science Course - UFCGpt_BR
dc.subjectEducação tutorial - Ciência da Computação - UFCGpt_BR
dc.subjectTutorial education - Computer Science - UFCGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Dayvid Daniel da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGESTO: a complementary and collaborative training approach for veteran and freshmen students to reduce the evasion of freshmen students in the UFCG Computing Course.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Dayvid Daniel da. GESTO: uma abordagem de formação complementar e colaborativa de alunos veteranos e ingressantes para redução da evasão dos estudantes ingressantes no Curso de Computação da UFCG. 2023. 11f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29297pt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAYVID DANIEL DA SILVA - TCC ARTIGO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CEEI 2023.pdfDayvid Daniel da Silva - TCC Artigo da Computação CEEI 2023403.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.