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Title: Aprimoramento de um método híbrido de localização de faltas em linhas de transmissão com dados de um terminal.
Other Titles: Improvement of a hybrid fault location method in transmission lines with data from a terminal.
Mejora de un método híbrido de localización de fallas en líneas de transmisión con datos de un terminal.
???metadata.dc.creator???: SILVEIRA, Mirella Ilka Pereira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NEVES, Washington Luiz Araujo.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: REIS, Raphael Leite de Andrade.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Flavio Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERNANDES JÚNIOR, Damásio.
Keywords: Ondas viajantes;Linhas de transmissão;Componentes fundamentais;Localização de faltas;Traveling waves;Transmission lines;Fundamental components;Fault location;Ondas viajeras;Lineas de transmisión;Componentes fundamentales;Localización de fallos
Issue Date: 11-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVEIRA, Mirella Ilka Pereira da. Aprimoramento de um método híbrido de localização de faltas em linhas de transmissão com dados de um terminal. 2022. 133 fl. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica), Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e informática, Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29304
???metadata.dc.description.resumo???: Métodos híbridos de localização de faltas de um terminal normalmente utilizam funções ba- seadas em componentes fundamentais para criar uma janela de busca que contém o ponto de defeito, e funções baseadas na teoria de ondas viajantes para detectar a onda refletida à partir do curto-circuito. Um dos desafios que envolvem essas técnicas está no modo em que a janela de busca é definida, uma vez que em sua maioria é determinada empiricamente e a onda refletida do ponto de falta pode se encontrar além dos limites da janela, proporcio- nando erros de estimação. Dessa forma, propõe-se neste trabalho o aprimoramento de um método híbrido clássico reportado na literatura, em que uma nova formulação para calcular a janela de busca é apresentada. A janela de busca proposta é baseada no erro combinado da resistência de falta e da corrente de carga. Para tanto, avaliações do método proposto e do método clássico foram realizadas por meio de simulações de curtos-circuitos no Alterna- tive Transients Program (ATP). O método proposto apresentou um melhor desempenho para os cenários avaliados. Além disso, uma avaliação do impacto dos modelos de Bergeron e JMarti em técnicas de localização de faltas foi realizada. Para tanto, vários algoritmos de localização de faltas de um e dois terminais, baseados em componentes fundamentais e na teoria de ondas viajantes, foram considerados.
Abstract: Hybrid terminal fault location methods typically use functions based on fundamental compo- nents to create a search window that contains the fault point, and functions based on traveling wave theory to detect the reflected wave from the short circuit. One of the challenges involv- ing these techniques is the way in which the search window is defined, since most of it is empirically determined and the wave reflected from the fault point can be found beyond the limits of the window, causing estimation errors. Thus, this work proposes the improvement of a classic hybrid method reported in the literature, in which a new formulation to calculate the search window is presented. The proposed search window is based on the combined error of fault resistance and load current. Therefore, evaluations of the proposed method and the classical method were carried out through short-circuit simulations in the Alterna- tive Transients Program (ATP). The proposed method presented a better performance for the evaluated scenarios. In addition, an evaluation of the impact of the Bergeron and JMarti models on fault location techniques was carried out. For that, several one- and two-terminal fault location algorithms, based on fundamental components and traveling wave theory, were considered.
???metadata.dc.description.resumen???: Los métodos híbridos de localización de fallas de un terminal suelen utilizar funciones básicas. cosido en componentes fundamentales para crear una ventana de búsqueda que contiene el punto defecto y funciones basadas en la teoría de ondas viajeras para detectar la onda reflejada en del cortocircuito. Uno de los retos que implican estas técnicas es la forma en que la ventana de búsqueda está definida, ya que en su mayoría se determina empíricamente y la onda reflejada desde el punto de falla puede estar más allá de los límites de la ventana, siempre que nombrando errores de mascotas. Por lo tanto, este trabajo propone la mejora de un método híbrido clásico reportado en la literatura, en el cual se presenta una nueva formulación para calcular se muestra la ventana de búsqueda. La ventana de búsqueda propuesta se basa en el error combinado Resistencia de falla y corriente de carga. Por lo tanto, las evaluaciones del método propuesto y del método clásico se llevaron a cabo a través de simulaciones de cortocircuitos en Alterna- Tenía Programa de Transitorios (ATP). El método propuesto funcionó mejor para los escenarios evaluados. Además, una evaluación del impacto de los modelos de Bergeron y Se realizó JMarti en técnicas de localización de fallas. Para ello, varios algoritmos Localización de fallas de uno y dos terminales basada en componentes fundamentales y la Se consideró la teoría de las ondas viajeras.
Keywords: Ondas viajantes
Linhas de transmissão
Componentes fundamentais
Localização de faltas
Traveling waves
Transmission lines
Fundamental components
Fault location
Ondas viajeras
Lineas de transmisión
Componentes fundamentales
Localización de fallos
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29304
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