Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29317
Title: CCC inteligente: uma ferramenta web que coleciona arquivos de conhecimento do CCC/UFCG através de repositórios virtuais de aprendizagem.
Other Titles: Smart CCC: a web tool that collects CCC/UFCG knowledge archives through virtual learning repositories.
???metadata.dc.creator???: FIALHO JÚNIOR, Adísio Pereira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SABINO, Melina Mongiovi Cunha Lima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RAMALHO, Franklin de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MASSONI, Tiago Lima.
Keywords: Ferramenta web;Repositórios virtuais;Inovação tecnológica;CCC-Inteligence;Sistema CCC-Inteligence UFCG;Movimento de acesso aberto à informação científica;Acesso aberto - informação científica;Ciência aberta;Repositórios digitais;Produto viável mínimo;Repositórios institucionais;Curso de Ciência da Computação - UFCG;Web tool;Virtual repositories;Tecnologic innovation;CCC-Intelligence;CCC-Intelligence UFCG System;Movement for open access to scientific information;Open access - scientific information;Open science;Digital repositories;Minimum viable product;Institutional repositories;Computer Science Course - UFCG
Issue Date: 14-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FIALHO JÚNIOR, Adísio Pereira. CCC inteligente: uma ferramenta web que coleciona arquivos de conhecimento do CCC/UFCG através de repositórios virtuais de aprendizagem. 2023. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29317
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa aborda a filosofia do Movimento Aberto ao Conhecimento Científico e o surgimento dos repositórios virtuais de aprendizagem como recursos capazes de organizar e tornar acessíveis os conteúdos de universidades e instituições produtoras de conhecimento científico. Os repositórios virtuais surgiram como alternativa para aumentar a visibilidade da produção científica. O objetivo geral deste estudo é analisar a tendência de uso do sistema CCC-Inteligente por parte dos docentes e discentes do Curso de Ciência da Computação da UFCG e a disposição para compartilhamento de materiais didáticos. O sistema CCC-Inteligente inclui desde uma tela de avisos, acesso a páginas de perguntas frequentes até o desenvolvimento do aprendizado dos discentes ao consumir tais conteúdos de forma digital, livre e gratuita. Neste estudo, são tratados assuntos como acesso aberto, repositórios virtuais, destaque de repositórios existentes e comparação com o MVP (Produto Viável Mínimo) CCC-Inteligente. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico na área da Ciência da Informação sobre os assuntos em questão, com base na literatura científica nacional e internacional. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário eletrônico aplicado pelo Google Docs. Como principais resultados, tem-se que a grande maioria dos discentes de computação da amostra mostrou aceitação ao novo sistema e que este agregaria valor durante o curso.
Abstract: This research addresses the philosophy of the Open Movement to Scientific Knowledge and the emergence of virtual learning repositories as resources capable of organizing and making accessible the contents of universities and institutions that produce scientific knowledge. Virtual repositories emerged as an alternative to increase the visibility of scientific production. The general objective of this study is to analyze the trend of using the CCC-Intelligent system by teachers and students of the Computer Science Course at UFCG and the willingness to share teaching materials. The CCC-Inteligente system includes everything from a warning screen, access to frequently asked questions pages to the development of student learning when consuming such content digitally, free of charge. In this study, subjects such as open access, virtual repositories, highlighting of existing repositories and comparison with the CCC-Inteligente MVP (Minimum Viable Product) are treated. For that, a bibliographic survey was carried out in the area of Information Science on the subjects in question, based on national and international scientific literature. For data collection, an electronic questionnaire applied by Google Docs was used. As main results, the vast majority of computing students in the sample showed acceptance of the new system and that it would add value during the course.
Keywords: Ferramenta web
Repositórios virtuais
Inovação tecnológica
CCC-Inteligence
Sistema CCC-Inteligence UFCG
Movimento de acesso aberto à informação científica
Acesso aberto - informação científica
Ciência aberta
Repositórios digitais
Produto viável mínimo
Repositórios institucionais
Curso de Ciência da Computação - UFCG
Web tool
Virtual repositories
Tecnologic innovation
CCC-Intelligence
CCC-Intelligence UFCG System
Movement for open access to scientific information
Open access - scientific information
Open science
Digital repositories
Minimum viable product
Institutional repositories
Computer Science Course - UFCG
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29317
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADÍSIO PEREIRA FIALHO JÚNIOR - TCC ARTIGO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CEEI 2023.pdfAdísio Pereira Fialho Júnior - TCC Artigo Ciência da Computação CEEI 2023.1.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.