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Title: Estágio supervisionado de língua portuguesa em contexto de ensino remoto.
Other Titles: Supervised Portuguese language internship in the context of remote teaching.
Pasantía supervisada de lengua portuguesa en el contexto de enseñanza a distancia.
???metadata.dc.creator???: GOMES, Juliany Correia.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Williany Miranda da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Denise Lino de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RAMOS, Fabiana.
???metadata.dc.contributor.referee3???: REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
Keywords: Ensino remoto;Estágio de língua portuguesa;Formação docente;Remote teaching;Portuguese language internship;Teacher training;Enseñanza remota;Prácticas de lengua portuguesa;Formación de profesores
Issue Date: 21-Jun-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES,Juliany Correia. Estágio supervisionado de língua portuguesa em contexto de ensino remoto. 2022. 112 fl. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29344
???metadata.dc.description.resumo???: O Estágio Supervisionado (ES) é o componente curricular das licenciaturas responsável por viabilizar ao professor em formação uma reflexão sobre o trabalho docente, compreendendo o universo da docência por meio das vivências em sala de aula. Em 2020, com a interrupção das aulas presenciais em decorrência da Covid-19, surgem incertezas no que diz respeito à realização do estágio em um contexto não presencial. As relações humanas foram alteradas em pouco tempo, novos desafios surgiram no cotidiano e outras possibilidades de trabalhos pedagógicos, plataformas digitais e inovações metodológicas pouco utilizadas anteriormente vieram à tona. Apesar de todas as propostas viabilizadas pelos estados, municípios e pela federação, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) expõe aspectos que merecem ser considerados. Assim, este estudo tem como pergunta de pesquisa: que experiências e percepções iniciais têm os licenciandos e professores (orientadores e supervisores) a respeito do processo de formação durante o Estágio Supervisionado realizado em situação remota? A partir desse questionamento, elege-se como objetivo geral: Investigar as experiências e percepções iniciais dos professores e licenciandos sobre a realização do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa (LP) no Ensino Remoto. E objetivos específicos: a) Identificar as especificidades do processo de formação no ES de LP no contexto de Ensino Remoto; b) Descrever a ordem das demandas que atravessaram o ES durante a pandemia da Covid-19; c) Analisar as percepções relacionadas ao enfrentamento do cenário emergencial de professores e licenciandos envolvidos na intervenção estagiária. Para tanto, o embasamento teórico aborda a noção de profissionalização e reflexividade docente (ZEICHNER, 1993); o Estágio Supervisionado como campo de investigação da LA (MOITA LOPES, 2013); (MILLER, 2013), bem como sua importância para a formação e concepções referentes a este componente (PIMENTA; LIMA, 2004; SANT’ANA, 2016). Além disso, apoiamo-nos em considerações a respeito da Teoria das Competências e Habilidades (PERRENOUD, 2000; BESSA, 2008), do Ensino Remoto Emergencial (GONÇALVES; AVELINO, 2020; HODGES et al, 2020). Metodologicamente, esta pesquisa alinha-se ao paradigma interpretativista (MOREIRA; CALEFFE, 2006) e configura-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, além de ser exploratória (GIL, 2002). Como instrumento de coleta, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, cujos áudios transcritos compõem o corpus da pesquisa, além de fontes secundárias como relatórios e materiais utilizados nas aulas. A pesquisa foi realizada com sujeitos da Universidade Federal de Campina Grande e da Universidade Estadual da Paraíba – campi Campina Grande, eles são seis no total: duas professoras em formação, dois professores orientadores e duas professoras supervisoras de estágio. Os resultados indicaram que a realização do ES no ERE só foi possível mediante a adaptação e redução de tempo e conteúdo, o que afetou diretamente o processo formativo tanto do professor como do aluno. Também foi possível constatar demandas de diferentes naturezas acentuadas na pandemia, especificadas nas fragilidades de ordem institucional, pedagógica e social. Por fim, os resultados ainda apontaram para o desenvolvimento das competências voltadas para a utilização das novas tecnologias e administração da própria formação, mediante a utilização de estratégias para o enfrentamento das dificuldades que surgiram durante o processo de formação no Estágio Supervisionado.
Abstract: The Supervised Internship (SI) is the curricular component of licentiates’ degrees responsible for enabling the teacher in formation a deeper reflection on teaching work, providing the comprehension of the teaching scope through activities in classroom. In 2020, for the suspension of face-to-face classes due to Covid-19, uncertainties arise regarding the accomplishment of the internship in a non-face-to-face context. In a short period, human relationships were changed, new challenges emerged on everyday life and different possibilities for pedagogical work, digital platforms and methodological innovations which were, before, applied in a limited way had to be adopted. Despite all the proposals made available by state and municipal administrations and also by the federation, Emergency Remote Teaching (ERT) exposes aspects that deserve to be considered. Thus, this research presents the following question: which initiatory perceptions the undergraduates’ students and professors (advisors and supervisors) have regarding about the formation process during the Supervised Internship carried out in a remote circumstance? Starting from this question, the general objective is defined: investigate the initial experiences and professors and undergraduates students’ perceptions on the accomplishment of the Supervised Internship in Portuguese Language (PL) during the Remote Teaching. And presenting the following specific objectives: a) to identify the formation process specificities in PL under SI in the context of Remote Teaching; b) to describe the sequence of demands that affected the SI during the pandemic period of Covid-19; c) to analyze the way professors and undergraduates’ students involved in the intern intervention faced this emergency scenario. Therefore, the theoretical basis approaches the notion of teacher professionalization and reflexivity (ZEICHNER, 1993); the Supervised Internship as a field of investigation at Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2013); (MILLER, 2013), as well as its importance for formation and conceptions related to this component (PIMENTA; LIMA, 2004; SANT'ANA, 2016). In addition, we based on considerations regarding the Theory of Competencies and Abilities (PERRENOUD, 2000; BESSA, 2008), Emergency Remote Teaching (GONÇALVES; AVELINO, 2020; HODGES et al, 2020). Methodologically, the present research is aligned with the interpretivist paradigm (MOREIRA; CALEFFE, 2006) and is configured as a research with a qualitative approach, according to Severino’s definitions (2007). It is still an exploratory research, which seeks to provide greater familiarity with the matter and expound it (GIL, 2002). As a gathering instrument, semi- structured interviews were used, whose transcribed audio constitutes the research corpus, in addition to secondary sources such as reports and materials exposed in classes. The research was carried out along with members of the Federal University of Campina Grande and the State University of Paraíba — Campina Grande Campi, the selection criterion of these members was based on the condition that they have experienced the Supervised Internship during the Licentiates’ Degree in Languages - Portuguese Language - in the remote teaching pattern established as a result of the pandemic scenario. These members are six in total: two professors in formation, two advisors’ professors and two internship supervisors’ professors. The results indicated that the realization of SI in the ERT was only possible through the adaptation and reduction of time and content, which directly affected the formative process of both, professor and student. Too, it was possible to verify different types of demands accentuated by the pandemic period, specified in institutional, pedagogical and social debility. Finally, the results also pointed to the development of competences aimed at the use of new technologies and at the administration of the professor’s formation itself, through the use of strategies to face the difficulties that arose during the formation process in the Supervised Internship.
???metadata.dc.description.resumen???: Las Prácticas Supervisadas (ES) es el componente curricular de las titulaciones encargadas de Permitir a los docentes en formación reflexionar sobre el trabajo docente, incluido el universo de la enseñanza a través de las experiencias en el aula. En 2020, con la interrupción de clases presenciales a raíz del Covid-19, surgen incertidumbres en cuanto a la realización de las prácticas en un contexto no presencial. Las relaciones humanas han cambiado en En poco tiempo surgieron nuevos retos en la vida cotidiana y otras posibilidades de trabajo herramientas pedagógicas, plataformas digitales e innovaciones metodológicas poco utilizadas antes salió a la luz. A pesar de todas las propuestas posibilitadas por los estados, municipios y federación, la Enseñanza a Distancia de Emergencia (ERE) expone aspectos que merecen ser considerados. Así, este estudio tiene como pregunta de investigación: ¿Qué experiencias y percepciones iniciales han universitarios y profesores (asesores y supervisores) sobre el proceso de formación durante la Práctica Supervisada realizada en una situación remota? a partir de ese cuestionamiento, el objetivo general es: Indagar las experiencias y percepciones iniciales de profesores y estudiantes de pregrado sobre la realización de las Prácticas Supervisadas de Idiomas Portugués (LP) en Aprendizaje Remoto. Y objetivos específicos: a) Identificar las especificidades del proceso de formación en la ES de LP en el contexto de la Enseñanza a Distancia; b) Describe el orden las demandas que atravesaron ES durante la pandemia del Covid-19; c) Analizar el percepciones relacionadas con el afrontamiento del escenario de emergencia de docentes y estudiantes universitarios involucrados en la intervención interna. Por lo tanto, la base teórica aborda la noción de profesionalización y reflexividad docente (ZEICHNER, 1993); la pasantía Supervisado como campo de investigación de LA (MOITA LOPES, 2013); (MOLINERO, 2013), así como su importancia para la formación y conceptos relacionados con este componente (PIMENTA; LIMA, 2004; SANT'ANA, 2016). Además, nos basamos en consideraciones para sobre la Teoría de las Competencias y Habilidades (PERRENOUD, 2000; BESSA, 2008), de la Enseñanza Remota de Emergencia (GONÇALVES; AVELINO, 2020; HODGES et al, 2020). Metodológicamente, esta investigación está en línea con el paradigma interpretativo (MOREIRA; CALEFFE, 2006) y se configura como una investigación con enfoque cualitativo, además de ser exploratorio (GIL, 2002). Como instrumento de recolección se utilizaron las entrevistas semiestructurados, cuyos audios transcriptos conforman el corpus de investigación, además de las fuentes actividades secundarias como informes y materiales utilizados en clase. La investigación se llevó a cabo con asignaturas de la Universidad Federal de Campina Grande y de la Universidad Estadual de Paraíba – campus Campina Grande, son seis en total: dos docentes en formación, dos docentes asesores y dos supervisores de la pasantía. Los resultados indicaron que la la realización de SE en el ERE sólo fue posible mediante la adaptación y reducción de tiempo y contenidos, lo que afectó directamente el proceso de formación tanto del docente como del alumno. también fue posible ver demandas de diferente naturaleza acentuadas en la pandemia, concretadas en el debilidades institucionales, pedagógicas y sociales. Finalmente, los resultados también apuntaron para el desarrollo de competencias enfocadas al uso de nuevas tecnologías y administración de la propia formación, mediante el uso de estrategias de afrontamiento de las dificultades que surgieron durante el proceso de formación en las Prácticas Supervisadas.
Keywords: Ensino remoto
Estágio de língua portuguesa
Formação docente
Remote teaching
Portuguese language internship
Teacher training
Enseñanza remota
Prácticas de lengua portuguesa
Formación de profesores
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29344
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