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dc.creator.IDSOUZA, V. A. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Eliane Cristina de.-
dc.contributor.advisor1IDARAÚJO, E. C.pt_BR
dc.contributor.referee1MASSONI, Tiago Lima.-
dc.contributor.referee1IDMASSONI, T. L.pt_BR
dc.description.resumoEnsinar o paradigma de programação orientada a objetos costuma ser um desafio para os professores. A principal dificuldade é muitas vezes atribuída à mentalidade que o paradigma exige. Essa mentalidade envolve raciocinar sobre elementos da realidade em termos de classes, objetos, atributos, polimorfismo etc. Em suma, é uma mentalidade que requer boas habilidades de abstração. Várias metodologias, abordagens e ferramentas já foram propostas para ajudar os alunos a alcançar a mentalidade necessária para aplicar esse paradigma, mas o aprendizado continua difícil. Diante disso, uma ferramenta que até então nunca havia sido considerada para o ensino de programação é o Trivium medieval. O Trivium consiste nas três artes liberais de Gramática, Lógica e Retórica. O syllabus e a estrutura das aulas do Trivium podem ser um modelo interessante para ser aplicado em cursos de programação orientada a objetos, pois abordam de forma bastante didática conceitos fundamentais idênticos ao do paradigma orientado a objetos. A demonstração da correlação entre os dois assuntos é um dos objetivos deste trabalho. Além disso, conjecturamos que ensinar os conceitos fundamentais da Gramática antes ou paralelamente ao ensino do paradigma orientado a objetos parece ser mais eficiente do que começar logo pela prática de programação, como costuma ser feito em cursos de programação. Este artigo propõe duas abordagens para o ensino do paradigma orientado a objetos. Eles consistem na estruturação do curso de Programação Orientada a Objetos com base na filosofia e metodologia educacional clássica, a fim de facilitar a compreensão do paradigma.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computação.pt_BR
dc.titleThe correspondence between the medieval trivium and object-oriented programming.pt_BR
dc.date.issued2023-02-14-
dc.description.abstractTeaching the object-oriented programming paradigm is often a challenge for teachers. The main difficulty is often attributed to the mindset that the paradigm requires. This mindset involves reasoning about elements of reality in terms of classes, objects, attributes, polymorphism, etc. In short, it is a mindset that requires good abstraction skills. Several methodologies, approaches, and tools have already been proposed to help students achieve the mindset necessary to apply this paradigm, but it remains difficult. In view of this, a tool that until then had never been considered for the teaching of programming is the medieval Trivium. The Trivium consists of the three liberal arts of Grammar, Logic, and Rhetoric. The syllabus and lesson structure of the Trivium can be an interesting model to be applied in object-oriented programming courses because it addresses in a very didactic way fundamental concepts that are identical to that of the object-oriented paradigm. A demonstration of the correlation between the two subjects is one of the goals of this paper. Moreover, we conjecture that teaching the fundamental concepts of Grammar before or alongside the teaching of the object-oriented paradigm seems to be more efficient than starting right away with programming practice, as it is usually done in programming courses. This article proposes two approaches to teaching the object-oriented paradigm. They consist of structuring the Object-Oriented programming course based on classical educational philosophy and methodology in order to facilitate the understanding of the paradigm.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29346-
dc.date.accessioned2023-04-11T14:18:17Z-
dc.date.available2023-04-11-
dc.date.available2023-04-11T14:18:17Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectObject-oriented programmingpt_BR
dc.subjectObject-oriented programmingpt_BR
dc.subjectProgramação orientada a objetospt_BR
dc.subjectObject oriented programmingpt_BR
dc.subjectParadigmas de programaçãopt_BR
dc.subjectProgramming paradigmspt_BR
dc.subjectEnsino de programaçãopt_BR
dc.subjectProgramming teachingpt_BR
dc.subjectMedieval triviumpt_BR
dc.subjectMedieval Triviumpt_BR
dc.subjectTrivium medieval - programaçãopt_BR
dc.subjectMedieval Trivium - programmingpt_BR
dc.subjectParadigma orientado a objetospt_BR
dc.subjectObject-oriented paradigmpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Vinícius Abner Pereira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageengpt_BR
dc.title.alternativeThe correspondence between the medieval trivium and object-oriented programming.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Vinícius Abner Pereira de. The correspondence between the medieval trivium and object-oriented programming. 2023. 20f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29346pt_BR
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