Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29348
Title: Determinantes comportamentais para a prática do consumo colaborativo: proposição de um framework.
Other Titles: Behavioral determinants for the practice of collaborative consumption: proposition of a framework.
Determinantes conductuales para la práctica del consumo colaborativo: proposición de un marco.
???metadata.dc.creator???: GARRIDO, Jéssika Narjara Silva Dantas.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Verônica Macário de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: TEODÓSIO, Armindo dos Santos de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FREITAS, Lúcia Santana de.
Keywords: Economia compartilhada;Consumo colaborativo;Custos de transação;Determinantes comportamentais;Comportamento do consumidor;Shared economy;Collaborative consumption;Transaction costs;Behavioral determinants;Consumer behavior;Economía compartida;Costos de transacción;Determinantes del comportamiento;Comportamiento del consumidor
Issue Date: 8-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: Garrido, Jéssika Narjara Silva Dantas. Determinantes comportamentais para a prática do consumo colaborativo: proposição de um framework. 2022. 139 fl. Dissertação (Mestrado em Administração), Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29348
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo desta pesquisa é propor um framework com os determinantes comportamentais para a prática do Consumo Colaborativo. Diversas metodologias foram adotadas nesta pesquisa exploratória de corte quali-quantitativo. Inicialmente, através de uma pesquisa bibliométrica, foi feita uma análise da estrutura conceitual do consumo colaborativo. Posteriormente, foi realizado ensaio teórico para analisar o mercado do consumo colaborativo à luz da Teoria dos Custos de Transação, abordando os atributos das transações e os aspectos comportamentais e suas relações com os princípios essenciais do consumo colaborativo. Em seguida, foi realizado um estudo bibliométrico sobre as escalas de mensuração para a prática do consumo colaborativo, a fim de mapear e clusterizar o tema, identificando os determinantes comportamentais do consumo colaborativo. Por fim, para o cumprimento do objetivo desta dissertação, foi proposto um framework com os determinantes comportamentais para a prática do consumo colaborativo que foi avaliado por especialistas, através da técnica Survey, e os resultados foram, qualitativamente, categorizados e analisados segundo a técnica de validade de translação (validade de face e conteúdo) e, quantitativamente, foram feitas análises com base na média ponderada, desvio padrão e no Índice de Validade de Conteúdo. Este estudo apresenta contribuições teóricas e práticas para o fortalecimento das discussões sobre consumo colaborativo, assim como para o avanço de novas investigações, de forma a ampliar o impacto de novos estudos sobre a temática e sobre novas possibilidades de abordagens e análises nas discussões sobre as práticas de consumo colaborativo.
Abstract: The objective of this research is to propose a framework with behavioral determinants for the practice of Collaborative Consumption. Several methodologies were adopted in this exploratory research with a qualitative-quantitative cut. Initially, through a bibliometric research, an analysis of the conceptual structure of collaborative consumption was made. Subsequently, a theoretical essay was carried out to analyze the collaborative consumption market in the light of the Transaction Cost Theory, addressing the attributes of transactions and behavioral aspects and their relationship with the essential principles of collaborative consumption. Then, a bibliometric study was carried out on the measurement scales for the practice of collaborative consumption, in order to map and cluster the theme, identifying the behavioral determinants of collaborative consumption. Finally, in order to fulfill the objective of this dissertation, a framework was proposed with behavioral determinants for the practice of collaborative consumption, which was evaluated by experts, through the Survey technique, and the results were qualitatively categorized and analyzed according to the technique of translation validity (face and content validity) and, quantitatively, analyzes were performed based on weighted mean, standard deviation and Content Validity Index. This study presents theoretical and practical contributions to the strengthening of discussions on collaborative consumption, as well as to the advancement of new investigations, in order to expand the impact of new studies on the subject and on new possibilities for approaches and analyzes in discussions about practices of collaborative consumption.
???metadata.dc.description.resumen???: El objetivo de esta investigación es proponer un marco con los determinantes del comportamiento para la práctica del Consumo Colaborativo. Se adoptaron varias metodologías en este investigación exploratoria cualitativa y cuantitativa. Inicialmente, a través de una búsqueda bibliométrico, se realizó un análisis de la estructura conceptual del consumo colaborativo. Posteriormente, se realizó un ensayo teórico para analizar el mercado de consumo colaborativo a la luz de la Teoría de los Costos de Transacción, abordando los atributos de las transacciones y los aspectos comportamientos y sus relaciones con los principios esenciales del consumo colaborativo. En luego, se realizó un estudio bibliométrico sobre las escalas de medición para la práctica de consumo colaborativo, con el fin de mapear y agrupar el tema, identificando los determinantes conductuales del consumo colaborativo. Finalmente, para cumplir con la objetivo de esta disertación, se propuso un marco con los determinantes comportamientos para la práctica del consumo colaborativo que fue evaluado por especialistas, mediante la técnica de la Encuesta, y los resultados fueron categorizados y analizados cualitativamente según la técnica de validez de traducción (validez aparente y de contenido) y, cuantitativamente, se realizaron análisis en base a la media ponderada, la desviación estándar y la Índice de validez de contenido. Este estudio presenta aportes teóricos y prácticos a la fortalecimiento de las discusiones sobre el consumo colaborativo, así como para el avance de nuevas investigaciones, con el fin de ampliar el impacto de nuevos estudios sobre el tema y sobre nuevas posibilidades de abordaje y análisis en las discusiones sobre prácticas de consumo colaborativo.
Keywords: Economia compartilhada
Consumo colaborativo
Custos de transação
Determinantes comportamentais
Comportamento do consumidor
Shared economy
Collaborative consumption
Transaction costs
Behavioral determinants
Consumer behavior
Economía compartida
Costos de transacción
Determinantes del comportamiento
Comportamiento del consumidor
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29348
Appears in Collections:Mestrado em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JÉSSIKA NARJARA SILVA DANTAS GARRIDO – DISSERTAÇÃO PPGA 2022.pdfJéssika Narjara Silva Dantas Garrido - Dissertação PPGA 20221.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.