Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29358
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, P. M. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1315629178868241pt_BR
dc.contributor.advisor1BARROS, Marcelo Alves de.
dc.contributor.advisor1IDBARROS, M. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1101332313551029pt_BR
dc.contributor.referee1ALMEIDA, Hyggo Oliveira de.
dc.contributor.referee2MASSONI, Tiago Lima.
dc.description.resumoEstimular a inteligência coletiva e criativa das cidades é o grande desafio da Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO. Nesse contexto, Campina Grande, cidade membro da UCCN na categoria Artes Midiáticas, desenvolveu, na Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação da UFCG, uma versão inicial do aplicativo Cidade Singular, com o objetivo de ajudar a população a divulgar e fomentar as atividades, bens e serviços culturais das Cidades Criativas. Para além do desafio de ofertar à população um meio digital de divulgar seus bens culturais, resta o desafio de engajar esta população na participação coletiva e voluntária de uma política pública de Economia Criativa. Este trabalho tem o objetivo de criar uma experiência na qual o usuário se sinta motivado a participar ativamente no aplicativo, compartilhando e alimentando o sistema com sua própria vivência. Para isso foi concebida, desenvolvida e avaliada, uma nova versão do app Cidade Singular usando técnicas de gamificação para aumentar a participação e o engajamento do usuário na missão de valorizar as singularidades de uma Cidade Criativa. Uma análise qualitativa dos resultados, mostrou que, na percepção dos usuários, o impacto da gamificação no aumento do engajamento da nova versão do aplicativo foi positivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computação.pt_BR
dc.titleGamificação em um aplicativo de divulgação de atividades, bens e serviços culturais.pt_BR
dc.date.issued2023-02-14
dc.description.abstractStimulating the collective and creative intelligence of cities is the great challenge of the UNESCO World Network of Creative Cities. In this context, Campina Grande, a member city of the UCCN in the Media Arts category, developed, at the UFCG Academic Unit of Systems and Computing, an initial version of the Cidade Singular application, to help the population publicize and promote activities, goods and cultural services of the Creative Cities. In addition to the challenge of offering the population a digital means of disseminating their cultural assets, there remains the challenge of engaging this population in the collective and voluntary participation of a public policy for the Creative Economy. This work aims to create an experience in which the user feels motivated to actively participate in the application, sharing and feeding the system with their own experience. For this, a new version of the Cidade Singular app was conceived, developed and evaluated, using gamification techniques to increase user participation and engagement in the mission of valuing the singularities of a Creative City. A qualitative analysis of the results showed that, in the users' perception, the impact of gamification in increasing the engagement of the new version of the application was positive.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29358
dc.date.accessioned2023-04-11T17:36:46Z
dc.date.available2023-04-11
dc.date.available2023-04-11T17:36:46Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectCidade criativapt_BR
dc.subjectRede Mundial de Cidades Criativaspt_BR
dc.subjectCampina Grande - PB - cidade criativapt_BR
dc.subjectAplicativo cidade singular - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectServiços culturais - aplicativopt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectCreative citypt_BR
dc.subjectWorldwide Network of Creative Citiespt_BR
dc.subjectCampina Grande - PB - creative citypt_BR
dc.subjectUnique city application - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectCultural services - apppt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Pablwo Mattheus Ribeiro de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGamification in an application for the dissemination of cultural activities, goods and services.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Pablwo Mattheus Ribeiro de. Gamificação em um aplicativo de divulgação de atividades, bens e serviços culturais. 2023. 14f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29358pt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PABLWO MATTHEUS RIBEIRO DE ARAUJO - TCC ARTIGO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CEEI 2023.pdfPablwo Mattheus Ribeiro de Araujo - TCC Artigo Ciência da Computação CEEI 2023.2.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.