Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29366
Title: A geografia no ensino remoto e os reflexos de uma pandemia: vivências de uma turma de 8° ano do ensino fundamental da E.M.E.F. Azarias Fernandes no município de Piquet Carneiro - Ceará.
Other Titles: The geography in remote teaching and the consequences of a pandemic: experiences of an 8th grade elementary school class at E.M.E.F. Azarias Fernandes in the municipality of Piquet Carneiro - Ceará.
???metadata.dc.creator???: PINHEIRO, Ana Cibele Isidoro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA , Mara Edilara Batista de.
Keywords: Ensino remoto;Pandemia;Geografia;Ensino-aprendizagem;remote teaching;Pandemic;Geography;teaching-learning
Issue Date: 14-Dec-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PINHEIRO, Ana Cibele Isidoro. A geografia no ensino remoto e os reflexos de uma pandemia: vivências de uma turma de 8° ano do ensino fundamental da E.M.E.F. Azarias Fernandes no município de Piquet Carneiro - Ceará. 2022. 62f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa é fruto de um estudo de caso, que parte da necessidade de entendermos quais os impactos causados pela pandemia da covid-19 para o ensino de Geografia, a partir da realidade de uma turma de 8° ano do ensino fundamental, anos finais. Os participantes desta pesquisa são alunos e professor da disciplina de Geografia da E.M.E.F Azarias Fernandes, localizada no Município de Piquet Carneiro-CE. O referencial teórico da pesquisa envolve uma abordagem acerca do ensino remoto durante o período de pandemia, com ênfase no ensino da disciplina de Geografia, a diferenciação entre ensino remoto e educação à distância e o uso das TDICs (Tecnologias digitais de informação e comunicação). Do ponto de vista dos objetivos, visamos como objetivo geral analisar os impactos causados pelo ensino remoto frente a pandemia da covid-19 no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Geografia nos anos de 2020 e 2021. E os objetivos específicos: Averiguar como se deu o processo de ensino-aprendizagem da Geografia no ensino remoto; listar as dificuldades encontradas pelo professor nesse espaço/tempo e relatar a realidade dos discentes e docentes frente à pandemia e o ensino-aprendizagem da Geografia. A metodologia de abordagem da presente pesquisa, possui teor qualitativo e exploratório, estando dividida em duas etapas para a coleta de dados, sendo estas, a aplicação de questionários e uma entrevista, ambas mediadas por uma conversa oral. Diante da análise dos dados, foi possível identificar que os resultados do ensino remoto para a Geografia na referida instituição de ensino tiveram um resultado insatisfatório, pois apontam para dificuldades quanto ao uso e manuseio das novas tecnologias, como também o acesso restrito aos meios de tecnologias digitais, apresentando assim altos índices de desinteresse, em relação a aprendizagem, ficando inviável um ensino eficaz. Sobre as perspectivas do professor, este apresenta que o novo formato de ensino teve um baixo rendimento, mesmo alegando possuir um domínio sobre as tecnologias que mediaram todo o processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The present research is the result of a case study, which starts from the need to understand the impacts caused by the covid-19 pandemic for the teaching of Geography, based on the reality of an 8th grade class of elementary school II. The participants of this research are students and professor of the Geography discipline at E.M.E.F Azarias Fernandes, located in the Municipality of Piquet Carneiro-CE. The theoretical framework of the research involves an approach to remote teaching during the pandemic period, with an emphasis on teaching the subject of Geography, the differentiation between remote teaching and distance education and the use of TDICs (Digital Information and Communication Technologies). From the point of view of the objectives, our general objective is to analyze the impacts caused by remote teaching in the face of the covid-19 pandemic in the teaching-learning process of the discipline of Geography in the years 2020 and 2021. And the specific objectives: Find out how the teaching-learning process of Geography in remote teaching; list the difficulties encountered by the teacher in this space/time and report the reality of students and teachers in the face of the pandemic and the teaching-learning of Geography. The approach methodology of this research has qualitative and exploratory content, being divided into two stages for data collection, which are the application of questionnaires and an interview, both mediated by an oral conversation. In view of the data analysis, it was possible to identify that the results of remote teaching for Geography in that educational institution had an unsatisfactory result, as they point to difficulties regarding the use and handling of new technologies, as well as restricted access to the means of technologies digital, thus presenting high rates of disinterest in relation to learning, making effective teaching unfeasible. From the teacher's perspectives, he shows that the new teaching format had a low performance, even claiming to have a mastery over the technologies that mediated the entire teaching-learning process.
Keywords: Ensino remoto
Pandemia
Geografia
Ensino-aprendizagem
remote teaching
Pandemic
Geography
teaching-learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29366
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA CIBELE ISIDORO PINHEIRO. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2022.pdfAna Cibele Isidoro Pinheiro. Monografia Geografia. CFP 2022. 1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.