Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29367
Title: O Estágio Supervisionado no curso de licenciatura em Geografia do CFP/UFCG: perspectivas e desafios.
Other Titles: The Supervised Internship in the degree course in Geography at CFP/UFCG: perspectives and challenges.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Ana Cristina Pereira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Marcos Assis Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
Keywords: Estágio supervisionado;Geografia;Docente;Formação docente;Supervised internship;Geography;Teacher;Teacher training
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Ana Cristina Silva. O Estágio Supervisionado no curso de licenciatura em Geografia do CFP/UFCG: perspectivas e desafios. 2022. 51f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho busca refletir sobre o processo de Estágio Supervisionado do curso de Geografia do Centro de Formação de Professores-CFP da Universidade Federal de Campina Grande- UFCG. Para alcançarmos o nosso objetivo geral que consiste em analisar as perspectivas e os desafios do estágio supervisionado para alunos do curso de Geografia do CFP/UFCGCajazeiras- PB. Adotamos como objetivos específicos: Apresentar as expectativas do futuro docente sobre o estágio supervisionado; abordar como se dá o primeiro contato com a sala de aula, como essa recepção no campo de estágio é feita de forma positiva ou negativa; expor as dificuldades e os desafios enfrentados durante o estágio supervisionado e compreender como essas dificuldades e desafios interferem de forma positiva ou negativa na formação profissional do estagiário. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado o método dialético, considerando a dinamicidade da vida dos sujeitos participantes da pesquisa, pois segundo Lakatos (2010) “as coisas não são analisadas na qualidade de objetos fixos, mas em movimento: nenhuma coisa está "acabada", encontrando-se sempre em vias de se transformar, desenvolver; o fim de um processo é sempre o começo de outro.” O recorte temporal de estudo se dá no período 2022.1, quando encerramos nossa pesquisa junto aos sujeitos participantes que foram estudantes do oitavo e nono períodos, dos turnos matutino e noturno, que estão cursando a disciplina de Estágio Supervisionado em Geografia IV no referido curso, a pesquisa foi realizada com 7 discentes. Para tanto, o estudo tem caráter qualitativo no qual se desenvolveu a partir da aplicação de questionário e posteriormente tabulação das informações, produção de gráficos, tabela e análise dos dados. Deste modo, através dos dados foi possível constatar os diferentes motivos que levaram os sujeitos a considerarem o estágio como porta de entrada e de aprendizagem na formação, percebeu também que várias são as dificuldades enfrentadas pelos mesmos como o medo pela falta de experiência, a recepção no campo de estágio que muitas vezes não é boa, além das limitações por falta de recursos no ambiente escolar. Diante da pesquisa chegamos à conclusão de que necessita de uma parceria maior entre universidade, estagiário e escola, o estágio não deve ocorrer isoladamente apenas com horas a serem cumpridas na escola e na universidade, além da necessidade de um amparo maior para o estagiário por ser um momento muito importante e decisivo na formação docente.
Abstract: The work seeks to reflect on the Supervised Internship process of the Geography course at the Teacher Training Center-CFP at the Federal University of Campina Grande-UFCG. In order to achieve our general objective, which consists of analyzing the perspectives and challenges of the supervised internship for students of the Geography course at CFP/UFCG-Cajazeiras- PB. We adopted as specific objectives: To present the expectations of the future professor about the supervised internship; address how the first contact with the classroom takes place, how this reception in the internship field is done in a positive or negative way; expose the difficulties and challenges faced during the supervised internship and understand how these difficulties and challenges interfere positively or negatively in the professional training of the intern. For the development of the research, the dialectical method was used, considering the dynamics of the life of the subjects participating in the research, because according to Lakatos (2010) “things are not analyzed as fixed objects, but in motion: nothing is "finished". , always in the process of transforming, developing; the end of one process is always the beginning of another.” The time frame of study takes place in the period 2022.1, when we ended our research with the participating subjects who were students of the eighth and ninth period, of the morning and evening shifts, who are attending the discipline of Supervised Internship in Geography IV in the referred course, the research was carried out with 7 students. Therefore, the study has a qualitative character in which it was developed from the application of a questionnaire and later tabulation of information, production of graphs, table and data analysis. Thus, through the data it was possible to verify the different reasons that led the subjects to consider the internship as a gateway and learning in training, it was also noticed that there are several difficulties faced by them, such as fear due to lack of experience, reception in the internship field, which is often not good, in addition to limitations due to lack of resources in the school environment. In view of the research, we came to the conclusion that a greater partnership between university, intern and school is needed, the internship should not occur in isolation with only hours to be completed at school and university, in addition to the need for greater support for the intern, as he is a very important and decisive moment in teacher education.
Keywords: Estágio supervisionado
Geografia
Docente
Formação docente
Supervised internship
Geography
Teacher
Teacher training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29367
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA CRISTINA PEREIRA DA SILVA. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2022.pdfAna Cristina Pereira da Silva. Monografia Geografia. CFP 2022. 312.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.