Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29375
Title: Controle, gerenciamento e recuperação de energia em veículos a combustão interna.
Other Titles: Control, management and recovery of energy in vehicles internal combustion.
Control, gestión y recuperación de energía en vehículos Combustión interna.
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, Gabriel Sales Lins.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Alexandre Cunha.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: LIMA, Antonio Marcus Nogueira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CORRÊA, Maurício Beltrão de Rossiter.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRAGA FILHO, Edgar Roosevelt.
Keywords: Processamento de energia;Alternador de Lundell;Rastreamento de ponto de máxima potência;Otimização em tempo real;Extremum Seeking control;Recuperação de energia;Frenagem regenerativa;Energy processing;Lundell's Alternator;Maximum power point tracking;Optimization in time real;Extreme Seeking control;Energy recovery;Regenerative braking;Procesamiento de energía;Maximo poder punto;Optimización en el tiempo real;Control de búsqueda extrema;Recuperación de energía;Frenado regenerativo
Issue Date: 15-Aug-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RODRIGUES, Gabriel Sales Lins. Controle, gerenciamento e recuperação de energia em veículos a combustão interna. 2019. 136 fl. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica), Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e informática, Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29375
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho, o objetivo é propor um sistema de frenagem regenerativa para um veículo a combustão interna, avaliando a viabilidade energética da implementação da função start- stop utilizando apenas a energia recuperada durante o processo de frenagem. Para tal, é desenvolvido um modelo detalhado de simulação do alternador de Lundell para que se validem estratégias que maximizam a geração de energia a partir do mesmo. É proposta uma nova estratégia de rastreamento do ponto de máxima transferência de potência que é, ao mesmo tempo, precisa e apresenta baixo tempo de convergência. Essa estratégia é aplicada durante um cenário de frenagem de um veículo e o montante energético recuperado é contabilizado. Os resultados apontam tanto para o eficiente rastreamento do ponto de máxima potência durante a frenagem quanto para a viabilidade energética da implementação de um esquema start-stop utilizando, em sua maioria, dispositivos presentes no sistema e sem propor mudanças drásticas.
Abstract: In this work, the goal is to propose a regenerative braking system for an internal combustion engine vehicle, evaluating the energy viability to implement the start-stop function using only the energy recovered during the braking process. In order to do so, it is developed a detailed simulation model of the Lundell alternator aiming to validate the strategies that maximize its power generation capabilities. It is proposed a new maximum power point tracking technique that is both accurate and fast. This strategy is then applied to a vehicle braking scenario and the recovered energy amount is accounted for. The results point to both efficient maximum power point tracking during the braking process and energy viability to implement a start-stop scheme by using mostly devices that are already present in the system and avoiding drastic changes.
???metadata.dc.description.resumen???: En este trabajo, el objetivo es proponer un sistema de frenado regenerativo para un vehículo combustión interna, evaluando la viabilidad energética de implementar el arranque- deja de usar solo la energía recuperada durante el proceso de frenado. Para tal, Se desarrolla un modelo de simulación detallado del alternador Lundell para validar estrategias que maximicen la generación de energía a partir de ella. se propone una nueva estrategia para rastrear el punto de máxima transferencia de potencia que es, al mismo tiempo, preciso y tiene un tiempo de convergencia bajo. Esta estrategia es aplicado durante un escenario de frenado del vehículo y la cantidad de energía recuperada se contabiliza. Los resultados apuntan tanto al seguimiento eficiente del punto de potencia máxima durante el frenado en cuanto a la viabilidad energética de la aplicación de un esquema start-stop utilizando, en su mayor parte, dispositivos presentes en el sistema y sin proponer cambios drásticos.
Keywords: Processamento de energia
Alternador de Lundell
Rastreamento de ponto de máxima potência
Otimização em tempo real
Extremum Seeking control
Recuperação de energia
Frenagem regenerativa
Energy processing
Lundell's Alternator
Maximum power point tracking
Optimization in time real
Extreme Seeking control
Energy recovery
Regenerative braking
Procesamiento de energía
Maximo poder punto
Optimización en el tiempo real
Control de búsqueda extrema
Recuperación de energía
Frenado regenerativo
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29375
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GABRIEL SALES LINS RODRIGUES - DISSERTAÇÃO PPGEE 2019.pdfGabriel Sales Lins Rodrigues - Dissertação PPGEE 20195.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.