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dc.creator.IDRODRIGUES, G. S. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0818643656796395pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Alexandre Cunha.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, A. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6699829609793478pt_BR
dc.contributor.advisor2LIMA, Antonio Marcus Nogueira.-
dc.contributor.advisor2IDLIMA, A. M. N.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2237395961717699pt_BR
dc.contributor.referee1CORRÊA, Maurício Beltrão de Rossiter.-
dc.contributor.referee1IDCORRÊA, M. B. R.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0041843905239864pt_BR
dc.contributor.referee2BRAGA FILHO, Edgar Roosevelt.-
dc.contributor.referee2IDBRAGA FILHO, E. R.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5260464346220327pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, o objetivo é propor um sistema de frenagem regenerativa para um veículo a combustão interna, avaliando a viabilidade energética da implementação da função start- stop utilizando apenas a energia recuperada durante o processo de frenagem. Para tal, é desenvolvido um modelo detalhado de simulação do alternador de Lundell para que se validem estratégias que maximizam a geração de energia a partir do mesmo. É proposta uma nova estratégia de rastreamento do ponto de máxima transferência de potência que é, ao mesmo tempo, precisa e apresenta baixo tempo de convergência. Essa estratégia é aplicada durante um cenário de frenagem de um veículo e o montante energético recuperado é contabilizado. Os resultados apontam tanto para o eficiente rastreamento do ponto de máxima potência durante a frenagem quanto para a viabilidade energética da implementação de um esquema start-stop utilizando, em sua maioria, dispositivos presentes no sistema e sem propor mudanças drásticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Elétricapt_BR
dc.titleControle, gerenciamento e recuperação de energia em veículos a combustão interna.pt_BR
dc.date.issued2019-08-15-
dc.description.abstractIn this work, the goal is to propose a regenerative braking system for an internal combustion engine vehicle, evaluating the energy viability to implement the start-stop function using only the energy recovered during the braking process. In order to do so, it is developed a detailed simulation model of the Lundell alternator aiming to validate the strategies that maximize its power generation capabilities. It is proposed a new maximum power point tracking technique that is both accurate and fast. This strategy is then applied to a vehicle braking scenario and the recovered energy amount is accounted for. The results point to both efficient maximum power point tracking during the braking process and energy viability to implement a start-stop scheme by using mostly devices that are already present in the system and avoiding drastic changes.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29375-
dc.date.accessioned2023-04-13T14:28:29Z-
dc.date.available2023-04-13-
dc.date.available2023-04-13T14:28:29Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectProcessamento de energiapt_BR
dc.subjectAlternador de Lundellpt_BR
dc.subjectRastreamento de ponto de máxima potênciapt_BR
dc.subjectOtimização em tempo realpt_BR
dc.subjectExtremum Seeking controlpt_BR
dc.subjectRecuperação de energiapt_BR
dc.subjectFrenagem regenerativapt_BR
dc.subjectEnergy processingpt_BR
dc.subjectLundell's Alternatorpt_BR
dc.subjectMaximum power point trackingpt_BR
dc.subjectOptimization in time realpt_BR
dc.subjectExtreme Seeking controlpt_BR
dc.subjectEnergy recoverypt_BR
dc.subjectRegenerative brakingpt_BR
dc.subjectProcesamiento de energíapt_BR
dc.subjectMaximo poder puntopt_BR
dc.subjectOptimización en el tiempo realpt_BR
dc.subjectControl de búsqueda extremapt_BR
dc.subjectRecuperación de energíapt_BR
dc.subjectFrenado regenerativopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Gabriel Sales Lins.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeControl, management and recovery of energy in vehicles internal combustion.pt_BR
dc.title.alternativeControl, gestión y recuperación de energía en vehículos Combustión interna.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Gabriel Sales Lins. Controle, gerenciamento e recuperação de energia em veículos a combustão interna. 2019. 136 fl. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica), Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e informática, Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29375pt_BR
dc.description.resumenEn este trabajo, el objetivo es proponer un sistema de frenado regenerativo para un vehículo combustión interna, evaluando la viabilidad energética de implementar el arranque- deja de usar solo la energía recuperada durante el proceso de frenado. Para tal, Se desarrolla un modelo de simulación detallado del alternador Lundell para validar estrategias que maximicen la generación de energía a partir de ella. se propone una nueva estrategia para rastrear el punto de máxima transferencia de potencia que es, al mismo tiempo, preciso y tiene un tiempo de convergencia bajo. Esta estrategia es aplicado durante un escenario de frenado del vehículo y la cantidad de energía recuperada se contabiliza. Los resultados apuntan tanto al seguimiento eficiente del punto de potencia máxima durante el frenado en cuanto a la viabilidad energética de la aplicación de un esquema start-stop utilizando, en su mayor parte, dispositivos presentes en el sistema y sin proponer cambios drásticos.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica.

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GABRIEL SALES LINS RODRIGUES - DISSERTAÇÃO PPGEE 2019.pdfGabriel Sales Lins Rodrigues - Dissertação PPGEE 20195.01 MBAdobe PDFView/Open


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