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Title: Ensino de ciências e matemática para a convivência com o semiárido: reflexões e práticas no território do Cariri Paraibano.
Other Titles: Teaching science and mathematics for living with the semi-arid region: reflections and practices in the territory of Cariri Paraíba.
???metadata.dc.creator???: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.
Keywords: Ensino de ciências;Ensino de Matemática;Convivência com o semiárido;Educação Matemática;Educação contextualizada;Formação de professores;Teatro de fantoches - educação em solos;Educação em solos;Gravidez na adolescência;Estudo de percepção - professores;Ensino de Física;Contextualização no ensino de matemática;Avaliação no processo didático;Modelagem matemática - captação de águas da chuva;Geometria;Tecnologias de convivência com o semiárido;Science teaching;Mathematics Teaching;Living with the semi-arid;Mathematics Education;Contextualized education;Teacher training;Puppet theater - education in soils;Education in soils;Teenage pregnancy;Study of perception - teachers;Physics Teaching;Contextualization in mathematics teaching;Assessment in the didactic process;Mathematical modeling - rainwater harvesting;Geometry;Technologies of coexistence with the semi-arid region;Enseñanza de las ciencias;Enseñanza de las Matemáticas;Vivir con el semiárido;Educación Matemática;Educación contextualizada;Formación de profesores;Teatro de títeres - educación en suelos;Educación en suelos;Embarazo en la adolescencia;Estudio de la percepción - profesores;Enseñanza de la Física;Contextualización en la enseñanza de las matemáticas;Evaluación en el proceso didáctico;Modelado matemático - recolección de agua de lluvia;Geometría;Tecnologías de convivencia con la región semiárida;Enseignement des sciences;Enseignement des mathématiques;Vivre avec le semi-aride;Enseignement des mathématiques;Éducation contextualisée;Formation des enseignants;Théâtre de marionnettes - éducation aux terroirs;L'éducation dans les sols;Grossesse chez les adolescentes;Étude de la perception - enseignants;Enseignement de la physique;Contextualisation dans l'enseignement des mathématiques;Évaluation dans le processus didactique;Modélisation mathématique - récupération des eaux de pluie;Géométrie;Technologies de coexistence avec la région semi-aride
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro (organizadores). Ensino de ciências e matemática para a convivência com o semiárido: reflexões e práticas no território do Cariri Paraibano. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2022. ISBN: 978-65-86302-71-4 Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29385
???metadata.dc.description.resumo???: O semiárido brasileiro se configurou ao longo da história como uma região carente e, muitas vezes, desamparada de políticas públicas que dessem conta de fato das necessidades dos seus territórios e levassem em consideração as suas especificidades–climáticas, sociais, culturais e econômicas. Contudo, nas últimas duas décadas, essa realidade vem sendo reconfigurada, principalmente a partir de organizações sociais que se mobilizaram e lutaram pela implementação de políticas públicas sérias, que resultaram em melhores condições de vida da população residente nessa região. Um exemplo disso foi a implantação de universidades, centros acadêmicos e institutos federais em vários municípios do semiárido, que trouxeram impactos positivos. O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido/ cdsa, Campus Sumé, da Universidade Federal de Campina Grande– ufcg, se constitui, desde 2009, como um espaço de formação inicial e continuada de jovens e adultos do território do Cariri Paraibano e seus circunvizinhos. Entre 2016 e 2018, ocorreu o I Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para Convivência com o Semiárido, destinado a professores/as da rede pública estadual e municipal do território que atuavam nas áreas de Ciências, Biologia, Matemática, Física e Química; e para os egressos da área de Ciências da Natureza e da Matemática da licenciatura em Educação do Campo, tendo como ênfase a interdisciplinaridade, a convivência com o semiárido e a conexão dos saberes das áreas de conhecimento. A partir desse curso de especialização, foram produzidos artigos acadêmicos elaborados a partir de pesquisas e experiências educacionais de docentes e discentes contextualizadas com os aspectos sociais, econômicos e culturais do semiárido brasileiro. Dessa forma, o livro intitulado Ensino de Ciências e Matemática para a convivência com o semiárido: reflexões e práticas no território do Cariri Paraibano reúne uma coletânea de artigos produzidos por discentes e docentes orientadores do referido curso, apresentando reflexões e práticas educativas nas áreas de Ciências da Natureza e da Matemática. Tendo a convivência com o semiárido brasileiro como seu contexto teórico-metodológico, conforme veremos, os trabalhos apontam para o horizonte do diálogo da formação docente, da educação contextualizada e da pesquisa na área de Ciências da Natureza e da Matemática. Assim sendo, o primeiro capítulo, intitulado “Educação contextualizada para convivência com o semiárido: o algodão agroecológico contextualizado nas práticas da Escola do Campo do Assentamento Zé Marcolino”, das autoras Edigleuma Coelho da Siqueira e Denise Xavier Torres, explicita a articulação da Escola do Campo Escola Estadual Plinio Lemos para a construção de conceitos matemáticos a partir de uma prática de cultivo de algodão agroecológico pela comunidade assentada, o que possibilitou uma articulação entre escola-comunidade-produção agroecológica. O segundo capítulo, “O ensino de Matemática para a educação do campo: reflexão sobre a problemática da caprinocultura”, de Diogo Cabral de Sousa e José Luiz Cavalcante, baseado na Teoria Antropológica do Didático, traz a cadeia produtiva da caprinocultura como conteúdo para o ensino da Matemática a partir da vivência produtiva dos camponeses da região. A terceira pesquisa, intitulada “Teatro de fantoches como prática dialógica para estudos sobre o solo”, de Maria Vânia de Freitas e Adriana de Fátima Meira Vital, mostra uma metodologia dialógica de estudos sobre o solo com os estudantes do 3° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Gonçala Rodrigues de Freitas, no município de Sumé. Na quarta pesquisa, denominada “Percepções dos professores sobre gravidez na adolescência e evasão escolar no município de Sumé”, Maria Janoelma França Silva e Carolina Silva de Medeiros ressaltam as causas da gravidez na adolescência, a importância da equipe de saúde da família na escola e da relação entre a escola e a família para lidar com as situações de evasão geradas pela gravidez precoce. Já a quinta pesquisa, “Metodologia alternativa para o ensino de Física: a construção e demonstração de experimentos com materiais de baixo custo”, de Fleberson Saraiva Aires e Patrício José Felix da Silva, evidencia a importância do uso de materiais encontrados em casas, sucatas, oficinas, etc., para o estudo de fenômenos físicos, a partir de uma pesquisa ação realizada com estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bartolomeu Maracajá, localizada no município de São José dos Cordeiros-PB. Na sexta pesquisa, denominada “Refletindo a contextualização no ensino da Matemática a partir de conhecimentos do cotidiano profissional de técnicos da CAGEPA-PB”, de autoria de José da Paz Marcolino de Araújo e Nahum Isaque Santos Cavalcante, há o resgate de conhecimentos do cotidiano dos profissionais técnicos que atuam com fornecimento de água e saneamento básico para subsidiar práticas de ensino contextualizado da Matemática. Na sétima pesquisa, “A mobilização de conhecimentos matemáticos no cotidiano de um trabalhador camponês”, os autores Isaías Pereira de Araújo e Nahum Isaque dos S. Cavalcante registram os conhecimentos matemáticos utilizados para resolver situações cotidianas pelos camponeses da Comunidade Rural Sacada, do município de Sumé-PB, que foram passados de geração em geração e que se encontram ausentes dos currículos e livros didáticos. Na oitava pesquisa, intitulada “O Ensino de Matemática na Educação Básica com Grupos Interativos”, de Maria Aparecida Almeida Arruda e Marcus Bessa de Menezes, evidencia-se como os Grupos Interativos de Matemática desempenham um papel significativo na aprendizagem significativa dos conteúdos matemáticos, ressaltando a necessidade de políticas voltadas para a capacitação dos docentes. Na nona pesquisa, “A avaliação no processo didático e suas influências”, de Alíson Márcio Rafael Nascimento e Marcus Bessa de Menezes, foi realizada com uma turma de 6° ano do Ensino Fundamental a veriicação da influência da avaliação na transposição didática e no contrato didático na sala de aula de Matemática. A décima pesquisa, que trata sobre “O potencial de captação de água de chuvas: uma proposta para o uso de modelagem matemática”, de Rubenildo Campos da Silva e Aldinete Bezerra Barreto, foi realizada nas edificações do CDSA/UFCG para verificar a acumulação do volume da água captada e a acumulação da demanda, a partir do uso da modelagem matemática como estratégia de ensino-aprendizagem, associada à problematização e à investigação da realidade. Na décima primeira pesquisa, “A contribuição da geometria ao desenvolvimento socioeconômico do semiárido”, Maria José Batista da Silva e José Ozildo dos Santos realizam um levantamento do uso da geometria nas atividades produtivas, na melhoria da qualidade de vida da população e na convivência com o semiárido, evidenciando a importância dos conhecimentos matemáticos no cotidiano. A décima segunda pesquisa, intitulada “As tecnologias de convivência com o semiárido: o feito e o aprendido pelos agricultores no município de Livramento-Paraíba”, de Gessika Campos da Silva e Maria do Socorro Silva, teve como objetivo analisar e observar quais as tecnologias utilizadas pelos/as agricultores/ as, como aprenderam a usar e como fazem para conviver com os longos períodos de estiagem enfrentados nesta região a partir da diversiicação da prática com as tecnologias sociais de convivência com o semiárido. Desejamos que estas diversas pesquisas despertem seu interesse para a leitura!
Keywords: Ensino de ciências
Ensino de Matemática
Convivência com o semiárido
Educação Matemática
Educação contextualizada
Formação de professores
Teatro de fantoches - educação em solos
Educação em solos
Gravidez na adolescência
Estudo de percepção - professores
Ensino de Física
Contextualização no ensino de matemática
Avaliação no processo didático
Modelagem matemática - captação de águas da chuva
Geometria
Tecnologias de convivência com o semiárido
Science teaching
Mathematics Teaching
Living with the semi-arid
Mathematics Education
Contextualized education
Teacher training
Puppet theater - education in soils
Education in soils
Teenage pregnancy
Study of perception - teachers
Physics Teaching
Contextualization in mathematics teaching
Assessment in the didactic process
Mathematical modeling - rainwater harvesting
Geometry
Technologies of coexistence with the semi-arid region
Enseñanza de las ciencias
Enseñanza de las Matemáticas
Vivir con el semiárido
Educación Matemática
Educación contextualizada
Formación de profesores
Teatro de títeres - educación en suelos
Educación en suelos
Embarazo en la adolescencia
Estudio de la percepción - profesores
Enseñanza de la Física
Contextualización en la enseñanza de las matemáticas
Evaluación en el proceso didáctico
Modelado matemático - recolección de agua de lluvia
Geometría
Tecnologías de convivencia con la región semiárida
Enseignement des sciences
Enseignement des mathématiques
Vivre avec le semi-aride
Enseignement des mathématiques
Éducation contextualisée
Formation des enseignants
Théâtre de marionnettes - éducation aux terroirs
L'éducation dans les sols
Grossesse chez les adolescentes
Étude de la perception - enseignants
Enseignement de la physique
Contextualisation dans l'enseignement des mathématiques
Évaluation dans le processus didactique
Modélisation mathématique - récupération des eaux de pluie
Géométrie
Technologies de coexistence avec la région semi-aride
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências
Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29385
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