Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29391
Title: | Educação do Campo: saberes, experiências e práticas pedagógicas no contexto educacional. |
Other Titles: | Rural Education: knowledge, experiences and pedagogical practices in the educational context. |
???metadata.dc.creator???: | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. TORRES, Denise Xavier. MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de. FARIAS, Danilo de Souza. ANDRADE, Laurenice Gomes. FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. NÓBREGA, Patrícia Brito Souza da. GOMES, José Fábio Vieira. COSTA, Luciélio Marinho da. SOUZA, Patrícia Gonçalves. VILELA, Fábio Fernandes. ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. MOTA, Antonio Carlos Soares. NOGUEIRA, Rosicreide Soares. SANTOS, José Diones Nunes. KAWALEK, Veronice Maria. SANTOS, Soraia Stabach Ribas Ferrari dos. MATOS, Eloiza Aparecida Silva Ávila de. RIBEIRO, Marcos Vinicius Pereira. |
Keywords: | Educação do Campo;Educação rural;Escolas do campo;Formação de professores;Pedagogia;Educação - finalidades e objetivos;Assentamento Nova Vida - Sousa - PB;Sousa - PB - Assentamento Nova Vida - Sousa - PB;Camponeses - luta por educação;Multisseriação;Classe multisseriada;Ciclo de formação humana;Educação infantil;Escola José Pereira Durval;Projetos de Educação do Campo;Projeto Cultura Ambiental no Território Caipira;Globalização;Programa Residência Pedagógica - escola do campo - Sumé - PB;Sumé - PB - Programa Residência Pedagógica - escola do campo;Ensino de Geografia Física;Maquetes - ensino de geografia;Bacia hidrográfica - maquete;Fotografia e educação;Ensino de matemática;Field Education;Rural education;Country schools;Teacher training;Pedagogy;Education - purposes and objectives;Nova Vida Settlement - Sousa - PB;Sousa - PB - Nova Vida Settlement - Sousa - PB;Peasants - struggle for education;Multiseries;Multigrade class;Human training cycle;Child education;José Pereira Durval School;Rural Education Projects;Environmental Culture Project in Caipira Territory;Globalization;Pedagogical Residency Program - rural school - Sumé - PB;Sumé - PB - Pedagogical Residency Program - rural school;Physical Geography Teaching;Models - teaching geography;Watershed - mockup;Photography and education;Math teaching;Sumé - PB - Programme de résidence pédagogique - école rurale;Enseignement de la géographie physique;Modèles - enseignement de la géographie;Bassin versant - maquette;Photographie et éducation;Enseignement des mathématiques;Educación de campo;Educación rural;Escuelas del campo;Formación de profesores;Pedagogía;Educación - propósitos y objetivos;Asentamiento Nova Vida - Sousa - PB;Sousa - PB - Asentamiento Nova Vida - Sousa - PB;Campesinos - lucha por la educación;Multiseries;Clase multigrado;Ciclo de formación humana;Educación Infantil;Colegio José Pereira Durval;Proyectos de Educación Rural;Proyecto de Cultura Ambiental en Territorio Caipira;Globalización;Programa de Residencia Pedagógica - escuela rural - Sumé - PB;Sumé - PB - Programa de Residencia Pedagógica - escuela rural;Enseñanza de la Geografía Física;Modelos - enseñanza de la geografía;Cuenca hidrográfica - maqueta;Fotografía y educación;Enseñanza de las matemáticas;Sala de aula multisseriada - Educação do Campo;Educação matemática |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; TORRES, Denise Xavier; MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de (Organizadores). Educação do Campo: saberes, experiências e práticas pedagógicas no contexto educacional. Santa Maria - RS: Arco Editores, 2021. 184p. ISBN: 978-65-89949-35-0. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29391 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este e-book expressa o fruto de um trabalho coletivo de pesquisadores e pesquisadoras que possuem uma trajetória de estudos, pesquisas e produções, mas também de estudantes que estão iniciando na pesquisa, isso é o que torna este trabalho apaixonante! Deste grupo de estudantes e pesquisadores\as quero destacar especialmente os que fazem parte do Nupeforp/CDSA (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo, formação de professores/as e Prática Pedagógica), grupo vinculado ao diretório do CNPQ. Destaco também, com muito carinho, os colegas pesquisadores/as convidados de outras instituições, que aceitaram o convite, de compartilhar suas produções nesta publicação. Este fazer-se pesquisador/a, autor/a, sujeito/a implicado/a em escrever a partir do contexto onde vive, trabalha e pensa, ou seja, “entender como necessitamos nos reeducar para fazer do escrever um ato inaugural, não apenas transcrição do que tínhamos em mente, o que já foi pensado ou dito, mas inauguração do próprio pensar”2. Assim, “desocultar” os saberes e práticas da Educação do Campo no Contexto Educacional, tantas vezes invisibilizados ou estereotipados como algo de inferior, precário, atrasado. O e-book foi estruturado em um conjunto de nove capítulos, que partiu do reconhecimento da diversidade de práticas de Educação do Campo, em diferentes territórios, nesta produção, encontramos: Paraíba, São Paulo, Paraná e Bahia. Em comum os autores e autoras, trazem o reconhecimento da importância do olhar interdisciplinar, e a participação ativa dos sujeitos envolvidos nas práticas. |
Keywords: | Educação do Campo Educação rural Escolas do campo Formação de professores Pedagogia Educação - finalidades e objetivos Assentamento Nova Vida - Sousa - PB Sousa - PB - Assentamento Nova Vida - Sousa - PB Camponeses - luta por educação Multisseriação Classe multisseriada Ciclo de formação humana Educação infantil Escola José Pereira Durval Projetos de Educação do Campo Projeto Cultura Ambiental no Território Caipira Globalização Programa Residência Pedagógica - escola do campo - Sumé - PB Sumé - PB - Programa Residência Pedagógica - escola do campo Ensino de Geografia Física Maquetes - ensino de geografia Bacia hidrográfica - maquete Fotografia e educação Ensino de matemática Field Education Rural education Country schools Teacher training Pedagogy Education - purposes and objectives Nova Vida Settlement - Sousa - PB Sousa - PB - Nova Vida Settlement - Sousa - PB Peasants - struggle for education Multiseries Multigrade class Human training cycle Child education José Pereira Durval School Rural Education Projects Environmental Culture Project in Caipira Territory Globalization Pedagogical Residency Program - rural school - Sumé - PB Sumé - PB - Pedagogical Residency Program - rural school Physical Geography Teaching Models - teaching geography Watershed - mockup Photography and education Math teaching Sumé - PB - Programme de résidence pédagogique - école rurale Enseignement de la géographie physique Modèles - enseignement de la géographie Bassin versant - maquette Photographie et éducation Enseignement des mathématiques Educación de campo Educación rural Escuelas del campo Formación de profesores Pedagogía Educación - propósitos y objetivos Asentamiento Nova Vida - Sousa - PB Sousa - PB - Asentamiento Nova Vida - Sousa - PB Campesinos - lucha por la educación Multiseries Clase multigrado Ciclo de formación humana Educación Infantil Colegio José Pereira Durval Proyectos de Educación Rural Proyecto de Cultura Ambiental en Territorio Caipira Globalización Programa de Residencia Pedagógica - escuela rural - Sumé - PB Sumé - PB - Programa de Residencia Pedagógica - escuela rural Enseñanza de la Geografía Física Modelos - enseñanza de la geografía Cuenca hidrográfica - maqueta Fotografía y educación Enseñanza de las matemáticas Sala de aula multisseriada - Educação do Campo Educação matemática |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29391 |
Appears in Collections: | Livros e E-books Completos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EDUCAÇÃO DO CAMPO - E-BOOK CDSA 2021.pdf | Educação do Campo: saberes, experiências e práticas pedagógicas no contexto educacional. - E-BOOK CDSA 2021 | 5.59 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.