Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29391
Title: Educação do Campo: saberes, experiências e práticas pedagógicas no contexto educacional.
Other Titles: Rural Education: knowledge, experiences and pedagogical practices in the educational context.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
TORRES, Denise Xavier.
MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
FARIAS, Danilo de Souza.
ANDRADE, Laurenice Gomes.
FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
NÓBREGA, Patrícia Brito Souza da.
GOMES, José Fábio Vieira.
COSTA, Luciélio Marinho da.
SOUZA, Patrícia Gonçalves.
VILELA, Fábio Fernandes.
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
MOTA, Antonio Carlos Soares.
NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
SANTOS, José Diones Nunes.
KAWALEK, Veronice Maria.
SANTOS, Soraia Stabach Ribas Ferrari dos.
MATOS, Eloiza Aparecida Silva Ávila de.
RIBEIRO, Marcos Vinicius Pereira.
Keywords: Educação do Campo;Educação rural;Escolas do campo;Formação de professores;Pedagogia;Educação - finalidades e objetivos;Assentamento Nova Vida - Sousa - PB;Sousa - PB - Assentamento Nova Vida - Sousa - PB;Camponeses - luta por educação;Multisseriação;Classe multisseriada;Ciclo de formação humana;Educação infantil;Escola José Pereira Durval;Projetos de Educação do Campo;Projeto Cultura Ambiental no Território Caipira;Globalização;Programa Residência Pedagógica - escola do campo - Sumé - PB;Sumé - PB - Programa Residência Pedagógica - escola do campo;Ensino de Geografia Física;Maquetes - ensino de geografia;Bacia hidrográfica - maquete;Fotografia e educação;Ensino de matemática;Field Education;Rural education;Country schools;Teacher training;Pedagogy;Education - purposes and objectives;Nova Vida Settlement - Sousa - PB;Sousa - PB - Nova Vida Settlement - Sousa - PB;Peasants - struggle for education;Multiseries;Multigrade class;Human training cycle;Child education;José Pereira Durval School;Rural Education Projects;Environmental Culture Project in Caipira Territory;Globalization;Pedagogical Residency Program - rural school - Sumé - PB;Sumé - PB - Pedagogical Residency Program - rural school;Physical Geography Teaching;Models - teaching geography;Watershed - mockup;Photography and education;Math teaching;Sumé - PB - Programme de résidence pédagogique - école rurale;Enseignement de la géographie physique;Modèles - enseignement de la géographie;Bassin versant - maquette;Photographie et éducation;Enseignement des mathématiques;Educación de campo;Educación rural;Escuelas del campo;Formación de profesores;Pedagogía;Educación - propósitos y objetivos;Asentamiento Nova Vida - Sousa - PB;Sousa - PB - Asentamiento Nova Vida - Sousa - PB;Campesinos - lucha por la educación;Multiseries;Clase multigrado;Ciclo de formación humana;Educación Infantil;Colegio José Pereira Durval;Proyectos de Educación Rural;Proyecto de Cultura Ambiental en Territorio Caipira;Globalización;Programa de Residencia Pedagógica - escuela rural - Sumé - PB;Sumé - PB - Programa de Residencia Pedagógica - escuela rural;Enseñanza de la Geografía Física;Modelos - enseñanza de la geografía;Cuenca hidrográfica - maqueta;Fotografía y educación;Enseñanza de las matemáticas;Sala de aula multisseriada - Educação do Campo;Educação matemática
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; TORRES, Denise Xavier; MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de (Organizadores). Educação do Campo: saberes, experiências e práticas pedagógicas no contexto educacional. Santa Maria - RS: Arco Editores, 2021. 184p. ISBN: 978-65-89949-35-0. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29391
???metadata.dc.description.resumo???: Este e-book expressa o fruto de um trabalho coletivo de pesquisadores e pesquisadoras que possuem uma trajetória de estudos, pesquisas e produções, mas também de estudantes que estão iniciando na pesquisa, isso é o que torna este trabalho apaixonante! Deste grupo de estudantes e pesquisadores\as quero destacar especialmente os que fazem parte do Nupeforp/CDSA (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo, formação de professores/as e Prática Pedagógica), grupo vinculado ao diretório do CNPQ. Destaco também, com muito carinho, os colegas pesquisadores/as convidados de outras instituições, que aceitaram o convite, de compartilhar suas produções nesta publicação. Este fazer-se pesquisador/a, autor/a, sujeito/a implicado/a em escrever a partir do contexto onde vive, trabalha e pensa, ou seja, “entender como necessitamos nos reeducar para fazer do escrever um ato inaugural, não apenas transcrição do que tínhamos em mente, o que já foi pensado ou dito, mas inauguração do próprio pensar”2. Assim, “desocultar” os saberes e práticas da Educação do Campo no Contexto Educacional, tantas vezes invisibilizados ou estereotipados como algo de inferior, precário, atrasado. O e-book foi estruturado em um conjunto de nove capítulos, que partiu do reconhecimento da diversidade de práticas de Educação do Campo, em diferentes territórios, nesta produção, encontramos: Paraíba, São Paulo, Paraná e Bahia. Em comum os autores e autoras, trazem o reconhecimento da importância do olhar interdisciplinar, e a participação ativa dos sujeitos envolvidos nas práticas.
Keywords: Educação do Campo
Educação rural
Escolas do campo
Formação de professores
Pedagogia
Educação - finalidades e objetivos
Assentamento Nova Vida - Sousa - PB
Sousa - PB - Assentamento Nova Vida - Sousa - PB
Camponeses - luta por educação
Multisseriação
Classe multisseriada
Ciclo de formação humana
Educação infantil
Escola José Pereira Durval
Projetos de Educação do Campo
Projeto Cultura Ambiental no Território Caipira
Globalização
Programa Residência Pedagógica - escola do campo - Sumé - PB
Sumé - PB - Programa Residência Pedagógica - escola do campo
Ensino de Geografia Física
Maquetes - ensino de geografia
Bacia hidrográfica - maquete
Fotografia e educação
Ensino de matemática
Field Education
Rural education
Country schools
Teacher training
Pedagogy
Education - purposes and objectives
Nova Vida Settlement - Sousa - PB
Sousa - PB - Nova Vida Settlement - Sousa - PB
Peasants - struggle for education
Multiseries
Multigrade class
Human training cycle
Child education
José Pereira Durval School
Rural Education Projects
Environmental Culture Project in Caipira Territory
Globalization
Pedagogical Residency Program - rural school - Sumé - PB
Sumé - PB - Pedagogical Residency Program - rural school
Physical Geography Teaching
Models - teaching geography
Watershed - mockup
Photography and education
Math teaching
Sumé - PB - Programme de résidence pédagogique - école rurale
Enseignement de la géographie physique
Modèles - enseignement de la géographie
Bassin versant - maquette
Photographie et éducation
Enseignement des mathématiques
Educación de campo
Educación rural
Escuelas del campo
Formación de profesores
Pedagogía
Educación - propósitos y objetivos
Asentamiento Nova Vida - Sousa - PB
Sousa - PB - Asentamiento Nova Vida - Sousa - PB
Campesinos - lucha por la educación
Multiseries
Clase multigrado
Ciclo de formación humana
Educación Infantil
Colegio José Pereira Durval
Proyectos de Educación Rural
Proyecto de Cultura Ambiental en Territorio Caipira
Globalización
Programa de Residencia Pedagógica - escuela rural - Sumé - PB
Sumé - PB - Programa de Residencia Pedagógica - escuela rural
Enseñanza de la Geografía Física
Modelos - enseñanza de la geografía
Cuenca hidrográfica - maqueta
Fotografía y educación
Enseñanza de las matemáticas
Sala de aula multisseriada - Educação do Campo
Educação matemática
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29391
Appears in Collections:Livros e E-books Completos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO DO CAMPO - E-BOOK CDSA 2021.pdfEducação do Campo: saberes, experiências e práticas pedagógicas no contexto educacional. - E-BOOK CDSA 20215.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.