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Title: O anúncio publicitário na esfera das hipermidias digitais no contexto hipermoderno.
Other Titles: Advertising in the sphere of digital hypermedia in the hypermodern context.
???metadata.dc.creator???: FREITAS, Francisco Danilo Alves de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BRAZ, Rafael Francisco.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAVALCANTE FILHO , Sérgio Morais.
???metadata.dc.contributor.referee2???: VASCONCELOS , Clara Mayara de Almeida.
Keywords: Generos textuais discursivos;Anuncio publicitário;Gênero discursivo;Multimodalidades;Hiperletramentos;discursive textual genres;Advertisement;discursive genre;Multimodalities;Hyperliteracies;Hipermidias digitais
Issue Date: 14-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FREITAS, Francisco Danilo Alves de. O anúncio publicitário na esfera das hipermidias digitais no contexto hipermoderno. 2023. 62f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Vive-se hoje na era das tecnologias, onde a todo momento somos expostos a incontáveis informações que nos chegam por meio dos dispositivos móveis de comunicação, como os smatphones , e usamos desses aparelhos para praticamente todas as nossas ações, muitas mudanças ocorreram e ocorrem na sociedade atual, as formas de se comunicar e viver foram reatualizadas, os modos e os meios pelos quais os textos se realizam são outros, e a partir disso surgem os questionamentos que nos direcionaram a esta pesquisa, o presente trabalho se dedica a investigar como a materialidade discursiva do gênero anúncio publicitário no contexto da era digital refrata à realidade sócio-histórica dos tempos hipermodernos, o caminho traçado para nos guiar rumo a esse objetivo geral da pesquisa, consiste nos seguintes objetivos específicos: explanar o gênero textual/discursivo e suas hipermodernidades; apresentar o gênero anuncio publicitário, suas caraterísticas e propriedades na esfera dos hiperletramentos; refletir sobre a relevância dos hiperletramentos em seu contexto sócio-histórico-cultural. Teóricos que contribuíram para os resultados desta pesquisa Bakhtin (2016); Bauman (2017); Koch e Elias (2016); Lipovetsky (2004); Marcuschi (2008, 2010); Navarro (2017); Rojo e Barbosa (2015); Rojo e Moura (2019). Este trabalho tem como base a pesquisa de natureza bibliográfica tendo em vista que se utilizou de materiais já publicados; de cunho descritivo-interpretativo, e de abordagem qualitativa. Os nossos resultados alcançados por meio da análise demonstraram que os dois exemplares de anúncios publicitários, ambos da marca O boticário, reverberam a filosofia dos tempos hipermodernos, tanto pela sua configuração no que diz respeito à forma composicional, e estilo, quanto pelo conteúdo temático, pois o amor (tema da campanha publicitária dos anúncios) e as relações afetivas passam por mudanças tão significativas quantos a dos gêneros textuais/discursivos. Os textos analisados são desenvolvidos de forma que é possível destacar as multimodalidades na produção de sentido, música, som, imagem, vídeo, linguagem verbal (escrita e oral), linguagens não verbais (gestos e expressões) etc. A temática dos anúncios corresponde e se relaciona com a filosofia dos tempos modernos, no que se refere as relações afetivas contemporâneas (a representação do amor moderno), e as suas múltiplas formas de se manifestar e serem representadas.
Abstract: We live today in the age of technology, where we are exposed at all times to countless information that reach us through mobile communication devices, such as smartphones, and we use these devices for practically all our actions, many changes have occurred and continue to occur in the current society, the ways of communicating and living have been updated, the ways and means by which the texts are realized are different, and from this arise the questions that directed us to this research, the present work is dedicated to investigating how the discursive materiality of the advertisement genre in the context of the digital age refracts the socio-historical reality of hypermodern times, the path traced to guide us towards this general objective of the research, consists of the following specific objectives: to explain the textual/discursive genre and its hypermodernities ; present the advertisement genre, its characteristics and properties in the sphere of hyperliteracies; reflect on the relevance of hyperliteracies in their socio-historical-cultural context. Theorists who contributed to the results of this research Bakhtin (2016); Bauman (2017); Koch and Elias (2016); Lipovetsky (2004); Marcuschi (2008, 2010); Navarro (2017); Rojo and Barbosa (2015); Rojo and Moura (2019). This work is based on research of a bibliographical nature, bearing in mind that it used already published materials; of a descriptive-interpretative nature, and of a qualitative approach. Our results achieved through the analysis showed that the two examples of advertisements, both from the O Boticário brand, reverberate the philosophy of hypermodern times, both for their configuration with regard to compositional form and style, and for the thematic content, because love (theme of the advertising campaign of the advertisements) and affective relationships undergo changes as significant as those of textual/discursive genres. The analyzed texts are developed in such a way that it is possible to highlight the multimodalities in the production of meaning, music, sound, image, video, verbal language (written and oral), non-verbal languages (gestures and expressions) etc. The theme of the advertisements corresponds and is related to the philosophy of modern times, with regard to contemporary affective relationships (the representation of modern love), and its multiple ways of manifesting and being represented.
Keywords: Generos textuais discursivos
Anuncio publicitário
Gênero discursivo
Multimodalidades
Hiperletramentos
discursive textual genres
Advertisement
discursive genre
Multimodalities
Hyperliteracies
Hipermidias digitais
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29405
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

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